Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
13
Comando do conde de Goltz (1801 - 1807).
01
Caixa n.º 1
1801/1803
(...)
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
01
Cartas do coronel conde de Novion, comandante da Guarda Real da Polícia, para o Rei acusando João António Rodrigues Ferreira, juiz do crime do bairro do Castelo, de causar distúrbios e para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre questões surgidas no desempenho do seu cargo.
02
Correspondência do tenente-general Estribeiro-mor, comandante do Regimento de Mecklemburg, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando caçadores e balas para as reais caçadas de Vila Viçosa.
03
Ofício do brigadeiro Nicolau Joaquim de Caria, comandante do Regimento de Infantaria de Viana, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, apresentando votos de boas-festas e de saúde.
04
Ofício do coronel Pedro Cauquigny, comandante do Regimento de Infantaria de Tavira, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma mapa mensal referente ao seu regimento.
05
Carta do cabo Manuel José Ruela, do Regimento de Linha 18, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, apelando para que lhe seja permitido continuar a estudar.
06
Ofício de D. José, bispo e inquisidor geral, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um requerimento do cabo José Rebelo do Amaral, da Companhia de Caçadores do Regimento de Milícias da cidade de Viseu.
07
Correspondência do conde de Vila Verde, da Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo, por ordem do Príncipe Regente, requerimentos, informações e petições.
08
Correspondência do desembargador Alexandre José Ferreira Castelo, juiz relator do Conselho de Justiça, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo processos, requerimentos e despachos.
09
Ofício de D. José, bispo de Elvas, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, inquirindo sobre como receber uma determinada verba para a Igreja.
10
Auto de devassa levantado ao padre frei António de Elvas, religioso de São João de Deus, e assinado por António Pedro de Magalhães.
11
Ofício de José Paulo de Carvalho, encarregado de diligência da Polícia da Província do Alentejo, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma ordem relativa à aplicação de uma verba.
12
Ofício de António Joaquim de Morais, oficial maior da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, defendendo a isenção de qualquer pagamento a réus comprovadamente pobres e outros ofícios sobre réus e o Hospital dos Inválidos.
13
Correspondência de Bernardino António Gomes, 1º médico do Hospital Militar da Corte, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o médico Luís José da Lança, que abandonou o serviço e consulta da Junta da Fazenda dos Arsenais Reais.
14
Ofício do brigadeiro José António da Rosa, vogal da Inspecção Geral de Artilharia, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a praça de Monsanto.
15
"Relação dos indivíduos do Regimento de Infantaria nº 12, da Divisão do Norte, 3ª Companhia, e das seguintes, que depois da inspecção e redução do dito regimento se acham incapazes de continuarem ao real serviço", assinada pelo coronel Agostinho Luís da Fonseca.
16
Ofício do coronel D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho, inspector de Milícias, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre elementos das Milícias de Santarém.
17
Ofício de Carlos António Napion, inspector dos Arsenais Reais do Exército e director da Real Mitreira, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acerca do parecer sobre uma carta de mr. Cossigni.
18
"Relação dos presos que vieram sentenciados em Conselho de Guerra dos regimentos para este Arsenal Real do Exército, que se oferecem para irem servir nos Estados da Índia" e ofício de José Botelho Moniz da Silva, Joaquim Zeferino Teixeira e Luís Dias Pereira, da Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, anunciando que a praia de Caxias está pronta a ser usada para banhos pela princesa.
19
Correspondência de Pedro José Manzoni para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo material para escrever.
20
Ofício do tenente-general Martinho de Sousa de Albuquerque e Alte, governador de São Julião da Barra, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma relação que lhe dirigiu o coronel comandante da torre.
21
Relação "de pagamento anual em que foram avaliadas as casas e armazéns que se ocuparam com as munições de guerra e quartel da tropa, pertencentes ao Parque do Exército, na margem do Tejo da vila de Santarém, tendo o seu princípio no 1º de Março de 1801, até ao fim de Dezembro de 1802", assinada pelo coronel António Teixeira Rebelo.
22
Ofício de José Egídio Álvares de Almeida, administrador das munições de boca para as tropas do Exército da Beira meridional e feitor do corpo da Legião de Tropas Ligeiras, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo requerimentos vários.
23
Correspondência de Alexandre António das Neves, secretário da Junta da Direcção-Geral dos Provimentos de Boca, para António Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o provimento de géneros alimentícios à tropa.
24
Correspondência de Lucas Seabra e Silva, intendente geral da Polícia, para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre questões relacionadas com presos.
25
Directiva assinada pelo marquês de Marialva respeitante à distribuição de cavalos aos oficiais-generais.
26
Ofício de José Branco para António Joaquim de Morais sobre Manuel António Paiva, negociante português estabelecido em Londres, que pretende regressar a Lisboa com um seu sobrinho.
27
Ofício de Joaquim Guilherme da Costa Posser para Pedro Francisco Xavier de Brito, enviando-lhe o pedido de um soldado.
28
Ofício de Silvério José Lopes para António Joaquim de Morais sobre o correio diplomático com a Espanha.
29
Ofício de J. Barreto Gomes para António Joaquim de Morais sobre a partida de um navio inglês de Lisboa.
30
Ofício de Manuel Nicolau Esteves Negrão com os nomes dos ministros que o Príncipe Regente nomeou.
31
Ofício de José Duarte Madeira sobre uma avaria, que motivou um ferido, na Real Fábrica da Pólvora de Barcarena.
32
Ofício de Pedro de Alcântara Pereira Rolim para Eugénio Gomes da Silva sobre a nomeação do segundo.
33
Ofício de António Feliciano de Sousa para o barão Joaquim Pedro Quintela pretendendo saber se as terras de Vila Franca são pertença da Coroa ou do Infantado, com despacho favorável à Coroa.
34
Ofício de João Silva e Oliveira para Feliciano Jorge da Silva sobre passaportes para diversas pessoas.
35
Correspondência de Joaquim Costa e Silva [inspector das Tesourarias Gerais das Tropas do Reino] para Gregório Gomes da Silva, referindo dois avisos relativos à manutenção em funções de dois funcionários da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.
36
Provisão régia no sentido de serem libertados um cabo e um soldado, que estavam presos por não aceitarem os cadernos da décima, com ofício do coronel Francisco Homem Sotomaior para D. Miguel Pereira Forjaz.
37
Ofício de José de Vasconcelos e Sá, do quartel de Lagos, para o conde Monteiro-Mor do Reino, remetendo três requerimentos dos comandantes de diversas companhias.
38
Correspondência de João Brás de Oliveira para António Joaquim de Morais informando ter dado cédulas a correios que o embaixador espanhol despachou para Badajoz.
39
Carta (cópia) com textos escritos pela empresa francesa Jacob Dohrman e Cia., por Luís de Vasconcelos e Sousa e Jacinto Fernandes da Costa Bandeira sobre uma dívida do último à primeira.
40
Correspondência entre Francisco R. da Silveira Silva, corregedor de Faro, e o conde de Vila Verde, sobre o naufrágio do navio inglês "Peixe Voador" nas praias do Ancão.
41
Ofício de Francisco A. da Silva, conselheiro administrador geral da Alfândega do Açúcar, para António Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma relação do conteúdo de uma caixa vinda de França com aviso de Diogo Inácio de Pina Manique sobre o pagamento de direitos.
42
Representação de José António Henriques de Moura, vigário geral de Chaves, pedindo que o beneficiado Fernando António de Almeida, preso na guarda principal militar da referida praça, juntamente com alguns oficiais militares, seja remetido ao seu respectivo auditório eclesiástico e requerimentos.
43
Ofício do comandante do destacamento do Regimento de Artilharia 1, estacionado em Santarém, sobre vários atentados cometidos pelo Regimento de Alfange contra os soldados do seu destacamento.
44
Ofício do marquês Estribeiro-Mor, pedindo para que a mulher de um seu criado, e o seu acompanhante, possam desembarcar sem problemas do navio francês que os trará a Lisboa.
45
Ofício de Manuel José Sarmento para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um bilhete e cartas.
46
Ofício de José de Oliveira Pinto Botelho e Moiguera para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um negócio da praça de Lisboa com ingleses.
47
Carta régia (cópia) para Pedro de Melo Breyner, governador da Justiça da Relação e Casa do Porto e ofícios sobre uma desordem sucedida em Oimbra, reino da Galiza, entre portugueses e galegos.
48
Ofício de Francisco António Ciera declarando Domingos Esteves e João Francisco Saloio inábeis para trabalharem com o telégrafo.
49
Ofício de Francisco José da Fonseca sobre a pena de 10 anos de degredo para Angola a que foi condenado por defloração o soldado António Joaquim.
50
"Parecer que dou sobre os requerimentos dos oficiais do Ultramar abaixo declarados", assinado pelo visconde de Anadia.
51
"Relação dos presos calcetas que vieram sentenciados pelo Conselho de Guerra dos regimentos para este Arsenal Real do Exército e que se oferecem para irem servir no Estado da Índia, a qual relação evidencia os anos de trabalho a que foram condenados, e tempo que têm servido neste Arsenal e as culpas por que foram sentenciados", assinada por Francisco José Rodrigues.
52
Relatórios dos cálculos de despesas referentes a Agosto a Dezembro de 1806, durante a gerência de António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
53
"Relação das munições de guerra que indispensavelmente são precisas para as tropas de linha do reino de Angola e suas conquistas" (cópia), assinada por João Filipe da Fonseca.
54
Mapas dos réus que foram presos em vários meses do ano de 1806 e em Janeiro de 1807 em Évora e das apreensões feitas aos mesmos.
55
"Mapa dos géneros inventariados na cidade de Portalegre", assinado pelo 1º tenente Joaquim Eliseu.
56
"Relação dos géneros que se precisam para expedientes da secretaria da Inspecção Geral de Infantaria", enviada por João Forbes de Skellater para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
57
"Mapa dos doentes militares que ficaram no Hospital da Misericórdia de Viana no último de Março de 1806, entraram, saíram, morreram em todo o mês de Abril e ficam para o de Maio, com distinção dos Corpos a que pertencem, dias do mês e de vencimento", assinado pelo médico José Gomes Braque Lamy e "Relação dos doentes que existem no Real Hospital Militar de Xabregas"; "Demonstração dos cirurgiões mores que se acham servindo nos Regimentos que guarnecem algumas cidades, praças e vilas das províncias do Norte e juntamente dos que se acham servindo nos hospitais militares".
58
Ofício do marechal-de-campo barão de Carové para António de Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estabelecimento de um regimento de Cavalaria na província do Minho.
59
Ofício do coronel Francisco Guedes de Carvalho e Meneses da Costa para o barão de Carové pedindo que lhe seja dado o comando do Regimento de Cavalaria de Bragança.
60
Ofício do visconde de Anadia para António de Araújo de Azevedo, remetendo uma relação de fardamento, armamento e artilharia que se precisa para a capitania de Paraíba do Norte.
61
Decreto nomeando Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio juiz assessor e relator das causas da competência da Real Junta do Proto-Medicato.
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
(...)
64
Caixa nº 64
Caixa nº 23
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 23
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/13/23
Título
Caixa nº 23
Título paralelo
104052