Fundo Particular Soares Zilhão

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fundo Particular Soares Zilhão

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHM/FP/14

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Particular Soares Zilhão

Datas descritivas

1914 - 1972

Dimensão e suporte

96 documentos (cx. 285-287 e 373-374).

História administrativa/biográfica/familiar

João José Soares Zilhão nasceu a 28 de setembro de 1887. Alferes para a arma de Artilharia em 1910. Em 1913, já tenente, passou ao serviço do Ministério das Colónias, como ajudante de campo do Governador Geral Interino de Moçambique e esteve depois ao serviço da Direção de Agrimensura onde executou serviços de triangulação e cadastro na região de Goba. Em 1914 colaborou com o diretor de Agrimensura na memória sobre o cadastro predial em Moçambique. Nomeado, em 1915, chefe da Brigada de Cadastro Geométrico dos terrenos da cidade de Lourenço Marques, foi também comandante da Bateria Mista de Artilharia de Montanha e Guarnição de Moçambique. Em maio de 1916 partiu para o norte da província fazendo parte das forças da província que operaram, com a expedição a Moçambique, em Cabo Delgado e antiga África Oriental Alemã. No ano seguinte foi nomeado comandante da Bateria Europeia de Artilharia de Montanha e Guarnição de Macau. Em 1918 foi chefe da Brigada de Triangulação e Topografia para a visão dos azimutes da base da cidade de Macau e determinação dos pontos trignométricos das ilhas da Taipa e Coloane; estudou ainda o projeto de Artilharia e defesa do porto de Macau. Em 1925 foi comandante do 1.º Grupo do 1.º Batalhão de Artilharia. Em 1927 foi nomeado comandante da Escola de Defesa Contra Aeronaves. Em 1928 assumiu a chefia da Missão de Retificação de Fronteiras da colónia da Guiné com o Senegal. Em 1931 foi nomeado governador interino da colónia da Guiné e em 1932, diretor dos Serviços de Agrimensura da colónia de Moçambique. Em 1936 foi encarregado do governo geral da colónia de Moçambique e também do governo interino da província do Sul do Save (1936). Em 1937 foi nomeado comandante do Regimento de Artilharia Ligeira n.º 3 e em 1942 assumiu o comando da Escola Prática de Artilharia. Foi ainda inspetor interino da 2.ª Inspeção de Artilharia e diretor dos cursos para a promoção a major e coronel das diversas armas e serviços. Em 1946 foi nomeado comandante militar de Moçambique, passando à reserva em 1949. Nos anos 50 foi diretor da Companhia do Açúcar de Angola. Faleceu a 25 de fevereiro de 1979.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Oferta da filha do brigadeiro Soares Zilhão.

Âmbito e conteúdo

Documentos relativos ao governo da Guiné; à missão de retificação das suas fronteiras; cursos e publicações do brigadeiro; e publicações dos governos de Moçambique e da Companhia de Açúcar de Angola. Contém fotografias da Guiné.

Termos de indexação / palavras-chave

1914; 1972; Zilhão, João José Soares

Sistema de organização

Organizado em 6 séries, ordenadas cronologicamente:1- Estudos, publicações e estágios2- Serviço de Agrimensura de Moçambique3 - Governo Geral de Moçambique4 - Guiné5- Comando Militar de Moçambique6- Companhia de Açúcar de Angola.