Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
(...)
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
1
Ofício de José António Marcelino de Amorim Queiroga, sobre a numeração dos prédios nos sítios da Boa Hora e Rio Seco de Baixo, na freguesia da Ajuda.
2
Notificação determinando a necessidade de mais trabalhadores para a obra do Real Palácio da Ajuda, através da requisição de soldados dos regimentos mais próximos da referida obra, e solicitando-se os serviços de apontador geral Filipe Nery Ruiz Souto na preparação da relação desses mesmos soldados.
3
Ofício de Joaquim José da Luz, cirurgião da cadeia do Limoeiro, para Miguel Pereira Forjaz, sobre o estabelecimento de caldeiras de Prumfort na referida cadeia.
4
Relação das despesas feitas na prisão de S. Julião da Barra pelos presos de Estado José Borges de Barros e Domingos dos Santos Morais Sarmento, assinado por Filipe d'Azambuja Proença.
5
Pedido de parecer, dirigido a João de Matos e Vasconcelos Barbosa de Magalhães, sobre o requerimento dos moradores do Bairro de Alcolena no sentido de se providenciarem formas de evitar a destruição do local por parte dos rapazes que brincam a atirar pedras uns aos outros.
6
Ofício (cópia) de Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, dirigido ao marquês de Campo Maior, sobre a instalação do batalhão de artífices engenheiros na parte quie foi ocupada pelo regimento de infantaria nº 10.
7
Ofício de Manuel de S. Vicente Ferreira, abade de S. Bento da Saúde, para o brigadeiro Duarte José Fava, com um pedido de suspensão da obra de rompimento das frestas do celeiro devido ao mau estado das fundações do mosteiro, susceptível de sofrer as consequências dessas obras.
8
Ofício de D. António de Nª Srª, prior, dirigido ao brigadeiro Duarte José Fava, conselheiro inspector-geral dos quartéis, sobre móveis que se encontram expostos ao público.
9
Alvará de procuração, assinado por D. João da Encarnação, mestre de noviços e presidente do Real Mosteiro de S. Vicente de Fora, constituindo um bastante procurador do real mosteiro designado para receber as rendas das casas ocupadas pelos soldados de cavalaria nº 10 enquanto estiveram na recruta na vila de Castanheira.
10
Ofício de remessa de José Joaquim Rodrigues de Matos, da intendência geral da polícia da corte e reino, para José Bento de Sousa Fava, sobre a entrega da chave do quarto que foi ocupado, no Palácio do Rossio, pela ordenança de cavalaria às ordens da referida intendência.
11
Ofício do frei D. Manuel António sobre a forma como foram construídas as janelas do quartel existente no solo do mosteiro de S. Bento da Saúde.
12
Ofício do principal decano do convento de S. Domingos, para Francisco António Raposo, pedindo para isentar da habitação da tropa a casa do capítulo do referido convento.
13
Ofício de Carlos Honório de Gouveia Durão para o brigadeiro Francisco António Raposo, sobre a rendas das casas em Pedrouços, onde mora o comandante do registo do Porto.
14
Ofício de Alexandre António Vandelli, da Academia Real das Ciências, para o brigadeiro Francisco António Raposo, sobre os quartos habitados pelo comandante da guarda real da polícia, no colégio da Estrela.
15
Ofício dirigido ao barão de Albufeira no sentido de se obter mais água para o hospital instalado no Castelo de S. Jorge.
16
Ofício (minuta) do conde do Rio Pardo para a Real Junta da Fazenda do Arsenal do Exército sobre o transporte de uma coluna de pedra para o cais do Terreiro do Paço.
17
Ofício de Matthew da Assunção Brandão para o brigadeiro fiscal das obras militares sobre a entrega das chaves dos armazéns do colégio de Nª Srª da Estrela.
18
Ofício do marquês estribeiro-mor para Francisco António Raposo sobre a nova nora da Calçada da Ajuda pertencente às reais cavalariças.
19
Requerimento de Gervásio José, soldado da 6ª companhia do regimento de artilharia nº 1, para ser isento do serviço militar e obter pagamento pelos seus serviços na oficina das obras do Real Palácio de Nossa Senhora da Ajuda.
20
Requerimento dos remeiros da Real Falua de serviço da Torre de São Lourenço, pedindo o direito a ração diária igual à que vencem as praças fixas e destacadas na mesma torre.
21
Ofício proveniente do Arsenal Real das Obras Militares, dirigido ao conde de São Lourenço, sobre a instalação interina do Parque de Artilharia nas cocheiras e cavalariças do Palácio Ludovice, em frente ao cimo da Calçada da Glória.
22
Ofício de frei João de Nossa Senhora das Dores, comissário geral da Ordem de Nª Srª das Dores, dirigido ao intendente fiscal das obras militares, pedindo o pagamento pela ocupação de dois armazéns pelo 2º batalhão de realistas.
23
Ofício de Pedro Vaz da Silva para o marechal Francisco António Raposo sobre a falta de objectos declarados numa relação.
24
Ofício do marquês Monteiro-mor, prior da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, dirigido ao marechal de campo Francisco António Raposo, pedindo para serem realizados consertos no telhado do edifício onde se encontra o quartel da 7ª companhia de infantaria da guarda real de polícia, edifício esse que pertence à referida ordem.
25
Ofício de José António Maria de Sousa Azevedo para o tenente-geral Carlos Frederico de Caula, inspector fiscal das obras militares, sobre a mobilização de quartos no Convento das Necessidades.
26
Ofício de Firmo Augusto Marecos para o Ministério da Guerra sobre o registo de navios brasileiros na Torre de Belém.
27
Ofício de Agostinho José Freire para o marechal de campo Carlos Frederico de Caula, inspector das obras militares, sobre a entrega das chaves do Convento do Carmo ao padre José dos Reis para ali estabelecer o Instituto Ameliano.
28
Ofício de José Maria de Barcelos, da 1ª repartição da 2ª direcção do Ministério da Guerra, para Francisco de Assis de Groot da Silva Pombo, comunicando a nomeação de Francisco José Gonzaga como intérprete de línguas da Torre de São Vicente de Belém.
29
Ofício do conselheiro Marcos Pinto Soares Vaz Preto para o marechal de campo Carlos Frederico de Caula, inspector das obras militares, sobre o depósito dois objectos que pertenciam aos conventos suprimidos, estabelecido no Mosteiro de São Bento da Saúde e que constam de uma relação.
30
Ofício de António Gamboa e Liz, prefeito interino da Estremadura, para José Dionísio da Serra, inspector dos quartéis e obras militares, sobre a ruína do carro das latrinas do Castelo de S. Jorge.
31
Aviso assinado pelo duque da Terceira, do Ministério da Guerra, comunicando que o inspector-geral dos quartéis e obras militares deverá colocar à disposição do conselheiro fiscal das obras públicas o terreno inferior ao Passeio de S. Pedro de Alcântara a fim de ali se plantarem árvores.
32
Ofício de António Nunes de Carvalho, do depósito geral de S. Francisco de Lisboa, para José Dionísio da Serra, inspector-geral dos quartéis, comunicando não lhe ser de imediato possível entregar no Arsenal das Obras Militares as chaves dos cárceres e enfermarias do extinto convento de S. Francisco de Lisboa para ali se aquartelar o 1º Batalhão Provisório de Lisboa.
33
Ofício de José Maria de Barcelos, do Ministério da Guerra, para José Dionísio da Serra, inspector-geral dos quartéis e obras militares, informando sobre o conteúdo de uma cópia de ofício inclusa.
34
Ofício de António Girão, prefeito da Estremadura, para José Dionísio da Serra, inspector-geral dos quartéis e obras militares, interrogando-se sobre as causas do desmantelamento do órgão da igreja do extinto convento de Nª Srª da Penha de França.
35
Ofício de Joaquim Larcher, governador civil do distrito de Lisboa, para José Dionísio da Serra, inspector-geral dos quartéis e das obras militares, sobre a reunião dos batalhões 4º, 6º e 12º da Guarda Nacional no edifício do Desterro.
36
Ofício de José de Sá Ferreira Santos do Vale, director do museu e Jardim Botânico da Ajuda, para Lourenço Justiniano Lima, sobre a requisição de uma guarita da guarda do referido museu e jardim, uma vez que a existente se encontra inteiramente arruinada.
37
Ofício de remessa de António Coelho, da secretaria de Estado dos Negócios do Reino, para o ministro e secretáriode Estado dos Negócios da Guerra, comunicando a inclusão de cópia de ofício do conselheiro guarda-mor do arquivo da Torre do Tombo pedindo que todas as secretarias de Estado remetam para aquele arquivo os originais de leis, alvarás, decretos e outros diplomas que contenham medidas legislativas.
38
Ofício proveniente da 1ª divisão militar do Ministério da Guerra para o conde do Bonfim sobre o reforço da guarda militar para segurança do estabelecimento onde se encontra o Jardim Botânico.
39
Ofício do almoxarife José Pedro do Cabo, dirigido ao coronel major da Praça de S. Julião Manuel de Castelo Branco, sobre a requisição para cortar cabos na Real Tapada da Ajuda.
40
Ofício do visconde do Pinheiro, sub-chefe do Estado Maior do Exército, para o chefe da repartição militar do Ministério da Guerra, sobre a inconveniência em ser posta à disposição do Ministério das Obras Públicas a cavalariça existente debaixo da arcada do Terreiro do Paço, junto à guarda principal.
41
Ofício do coronel Luís Travassos Valdez, chefe do Estado Maior, para o governador da Praça de S. Julião da Barra, sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas na fortaleza de São Julião da Barra.
42
Ofício do coronel Luís Travassos Valdez, chefe do Estado Maior, para o governador da Praça de S. Julião da Barra, sobre a concessão da carreira para a Torre de S. Julião da Barra.
43
Ofício do 1º oficial com a graduação de tenente-coronel Manuel Joaquim Gomes de Mendonça, chefe da repartição de contabilidade do Ministério da Guerra, sobre a arrematação, pelo marquês de Viana, do palácio em que residiam os governadores da Torre de Belém.
44
Ofício do coronel José de Oliveira Garção de Carvalho Campello de Andrade, chefe da 3ª repartição do comando geral de engenharia, para o governador da Praça de S. Julião da Barra, sobre o terreno arrendado à Companhia Lisbonense de Pescaria, junto da Praça de S. Julião da Barra.
45
Ofício do coronel José de Oliveira Garção de Carvalho Campello de Andrade, chefe da 3ª repartição do comando geral de engenharia, para o governador da Praça de S. Julião da Barra, sobre o pagamento, pela Companhia Lisbonense de Pescarias, de um terreno arrendado junto ao cemitério de S. Julião da Barra.
46
Ofício do coronel José de Oliveira Garção de Carvalho Campello de Andrade, chefe da 3ª repartição do comando geral de engenharia, para o governador da Praça de S. Julião da Barra, sobre o arrendamento de um terreno sito junto ao cemitério de S. Julião da Barra, pela Companhia Lisbonense de Pescarias.
47
Ofício dos comandantes da esquadra e tropa britânica, cuja tradução está reconhecida pelo cônsul José Pringle, pelo viscônsul Roberto Cook e pelo mercador Thomas Murdoch, sobre a entrada de tropas auxiliares inglesas nas ilhas da Madeira e Porto Santo.
48
Requerimento de António Guerra, incumbido de executar novos sinos para a Sé do Funchal, pedindo os sinos velhos para fundição.
49
Ofício de Rodrigo da Fonseca Magalhães, da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, para o marquês de Saldanha, ministro dos Negócios da Guerra, sobre o melhoramento das ribeiras da ilha da Madeira.
50
Ofício do visconde da Luz, chefe do Estado Maior do Exército, para o chefe da repartição militar do Ministério da Guerra, sobre a guarnição e divisão em 5 distritos da ilha da Madeira.
51
Correspondência entre a repartição militar do Ministério da Guierra e o comando em chefe do exército, sobre o naufrágio do brique inglês "Reliance" na ilha da Madeira.
52
Ofício de remessa do chefe da 1ª direcção do Ministério da Guerra, D. António José de Melo, para Fernando Augusto de Andrade Pimentel e Mello, da secretaria da Câmara dos Deputados, sobre os tumultos ocorridos na ilha da Madeira.
53
Ofício do general de brigada António Pedro de Azevedo, da 4ª repartição da direcção-geral do Ministério da Guerra, para D. António José de Melo, director-geral do Ministério da Guerra, mostrando-se disponível para apresentar os seus desenhos com a planta geo-hidrográfica da ilha da Madeira.
54
Ofício do general de divisão José Manços de Faria, director-geral de engenharia, para D. António José de Melo, director-geral da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, relatando os trabalhos geo-hidrográficos que teve a seu cargo no arquipélago da Madeira o general de brigada António Pedro de Azevedo.
55
Exposição de Joaquim António Dias, chefe interino da 4ª repartição da direcção-geral da Secretaria da Guerra, enunciando os trâmites para a publicação dos mapas geo-hidrográficos da ilha da Madeira feitos pelo general de brigada António Pedro de Azevedo.
56
Ofício de remessa do general de divisão António Pedro de Azevedo, do regimento de engenharia, para o director-geral da Secretaria da Guerra, contendo a 1ª folha da carta geo-hidrográfica da ilha da Madeira.
57
Ofício do general de divisão José Manços de Faria, director-geral de engenharia, para o director-geral da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os trabalhos das cartas geo-hidrográficas do arquipélago da Madeira.
58
Ofício de D. Manuel, bispo do Funchal, para o director-geral da Secretaria dos Negócios da Guerra, agradecendo a oferta das cartas geo-hidrográficas das ilhas da Madeira e Desertas.
59
Ofício do mestre Máximo da Silva para o desembargador suplente de Mafra, João Anastácio Ferreira Raposo, sobre a necessidade de cordas para o carrilhão de Mafra e algumas obras de reparação.
60
Ofício do juíz de fora de Mafra, Manuel Venâncio Deslandes, para o brigadeiro Duarte José Fava, sobre a necessidade de palha para encher os colchões das camas para os soldados.
61
Certificado assinado por Manuel Gonçalves Meninca, informador e procurador-geral da Praça de Mazagão, atestando que António de Azevedo está vivo.
62
Ofício do juíz de fora José António Guerreiro para o brigadeiro Duarte José Fava sobre os fornecimentos ao destacamento de Mértola.
63
Ofício de Sá da Bandeira, da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, para o conde do Bonfim, sobre a passagem de barcos no rio Minho.
64
Aviso sobre a necessidade de proceder a um pagamento a João José Ferreira pela utilização do seu barco no rio Minho para a extracção do material de guerra no mesmo rio.
65
Ofício do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª divisão do Ministério da Guerra, para o chefe da repartição provisional de liquidações, sobre a reivindicação de certos terrenos em Montalegre.
66
Extracto de relatório, assinado pelo major de engenharia Henrique dos Santos Rosa, sobre a questão das águas de Moura.
67
Ofício de António Gomes Bastos para que seja levantada uma quantia da caixa de órfãos de óbidos, a ser entregue a António Jorge Monteiro.
68
Ofício de António Gomes Bastos para que Joaquim José Costa, tesoureiro do cofre das sizas em óbidos, entre 9.600 reis a Rosa Maria, viúva de Manuel Henriques Valente.
69
Ofício de Francisco de Salles da Silveira, administrador do concelho de Oeiras, para o governador da Praça de S. Julião da Barra, sobre a admissão de uma viúva no asilo de mendicidade de Oeiras.
70
Ofício do marechal de campo Filipe de Sousa Canavarro, do quartel general do Porto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido de baixa do serviço militar para o pessoal da campanha de pesca da vila de Ovar, denominada de "guerra".
71
Ofício de João Soares Gameiro, juiz de fora em Cascais para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral dos quartéis, sobre o acantonamento de tropas em Paço de Arcos.
72
Ofício de D. João Pedro da Câmara para o governador da Praça de S. Julião da Barra sobre a manutenção da ordem pública no lugar de Paço de Arcos.
73
Ofício de D. João Pedro da Câmara para o governador de S. Julião da Barra sobre o alojamento de praças no Forte de São Pedro, destacados para ajudar os cabos de polícia a manter a ordem pública durante a estada dos pescadores de Ílhavo no concelho de Oeiras.
74
Ordem do tenente-coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, sub-chefe do Estado Maior, para que o governador da Praça de S. Julião da Barra forneça tropa para assegurar a ordem pública sempre que necessário.
75
Requerimento assinado por Rufino da Costa Martins, procurador do juiz e mais oficiais da corporação marítima da vila de Peniche, dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando a dispensa dos pescadores dos exercícios de artilharia e/ou dos exercícios diários a que estão obrigados relativamente ao serviço militar.
76
Aviso (minuta) da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para o governador da Praça de Peniche, acusando recepção do ofício enviado.
77
Ofício de António José da Costa Neves remetendo a participação do auxílio prestado pelo governador da Praça de Peniche aos náufragos de um brique francês.
78
Ofício de Abel Maria Jordão Paiva Manso sobre o pedido de pagamento de uma casa pertencente às obras da ponte em Peniche.
79
Requerimento de José Jacinto de Sousa, inspector das Reais Minas do Carvão de Pedra do Porto, solicitando que as contas das referidas minas fiquem a cargo de um magistrado ou tribunal.
80
Ofício de Vicent Ferreira Novais para José Pedro Cardoso Silva sobre a iluminação pública da cidade do Porto.
81
Ofício do tenente-coronel Pereira de Sousa, chefe da 2ª divisão do Ministério da Guerra, para o comando da 3ª divisão militar, sobre a necessidade de lançar tiros de aviso, a partir do castelo de S. João da Foz, às embarcações que pretendam entrar ou sair daquela barra.
82
Exposição de João da Silva Pimenta, presidente da secretaria do centro comercial do Porto, sobre a situação económico-financeira do país.
83
Requerimento assinado por Bernardo António, procurador do juiz e oficiais da corporação dos pescadores denominada de Nª Srª de Assumpção da vila da Póvoa de Varzim, solicitando a aplicação de privilégios a dois mancebos, dando-lhes baixa no serviço militar para poderem retomar a actividade piscatória.
84
Requerimento de Joaquim Duarte, oficial de carpintaria nas reais obras de Queluz, solicitando o lugar de correio de água numa das secretarias de Estado.
85
Aviso do conde Porteiro-mor, dirigido a Francisco António Raposo, sobre fornecimentos às guardas de cavalaria e infantaria do Real Paço de Queluz.
86
Ofício de João Crisóstomo para o marechal Francisco António Raposo requerendo duas guaritas para recolha das sentinelas existentes nas reais quintas de Queluz.
87
Ofício do coronel Adriano Maurício Guilherme Ferrery, chefe da 1ª divisão do Ministério da Guerra, para o comandante da 3ª divisão militar sobre o pagamento anual ao carcereiro da cadeia do extinto concelho da Redinha.
88
Ofício de João António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o corte de pinheiros para a construção da ponte de Salvaterra.
89
Ofício do Frei João de Santana Guimarães para o real convento de S. Francisco de Santarém sobre a ocupação militar de parte do convento.
90
Ofício proveniente da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Reino, dirigido a Francisco António Raposo, sobre o estabelecimento de um novo hospital nas instalações do convento de S. Domingos de Santarém.
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 24
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 24
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/24
Título
Caixa nº 24