Campanhas da Guerra da Restauração (1640 - 1668).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Campanhas da Guerra da Restauração (1640 - 1668).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/02

Título

Campanhas da Guerra da Restauração (1640 - 1668).

Datas descritivas

1641 - 1921

Dimensão e suporte

4 caixas, 190 documentos manuscritos e dactilografados.

História administrativa/biográfica/familiar

Com a Restauração da monarquia portuguesa - conspiração dos fidalgos portugueses contra o domínio filipino em Portugal em 1 de Dezembro de 1640 - D. João IV foi aclamado rei de Portugal. Iniciou-se então um período de campanhas militares conhecidas pela “Guerra da Restauração” que se prolongaram por 28 anos. Devido à situação política tornou-se urgente organizar a defesa de Portugal face às hostilidades de Castela. Entre várias medidas, tomadas na época para a reorganização militar do país por D. João IV, destacam-se a criação da Tenência da Artilharia, em 28 de Dezembro de 1640, com jurisdição sobre a fortificação e defesa das praças e sobre o material de guerra; a instituição, através do regimento de 22 de Dezembro de 1641, de um Conselho de Guerra permanente para centralizar os assuntos militares e que deu posteriormente origem à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra; e da Junta das Fronteiras, vocacionada para a reparação das fortificações fronteiriças.

Âmbito e conteúdo

Secção constituída sobretudo por legislação publicada na época, com destaque para as operações desenvolvidas no âmbito da guerra da Restauração, incluindo licenças, privilégios e vencimentos concedidos a militares, recrutamento militar e a reorganização do Exército do Alentejo nomeadamente com a publicação do "Regimento de Fronteiras" que reorganizou a Vedoria Geral da Artilharia do Alentejo. Incluí ainda cartas e alvarás de D. João IV sobre recrutamento, defesa de praças, lançamento de impostos para fazer face às despesas da guerra, prisioneiros espanhóis, abastecimentos ao Exército, despesas das vedorias gerais e contadorias e provimento de postos. Cartas de D. Luísa de Gusmão e do Príncipe D. Teódosio sobre movimento de tropas e formação de companhias de soldados. Cartas de D. Afonso VI sobre despesas de guerra e cartas do conde Schomberg sobre a organização do Exército. Transcrições de documentos do século XVII relativos ao período da Restauração.

Termos de indexação / palavras-chave

1640; Afonso VI, D.; João IV, D.; Alentejo; 1668; Restauração; Munições; Organização; Cartas Régias; Alvarás; 1689; Recrutamento Militar; Gusmão, Luísa de; 1659; 1660; 1623; Lacerda, Diogo de Brito de; Schomberg, conde; Teodósio, príncipe D.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados", pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Idioma e escrita

Contém documentos em espanhol, francês e latim.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Existência e localização de originais

Contém cópias e transcrições de documentos da Biblioteca Nacional de Lisboa, Torre do Tombo, Arquivo Histórico Ultramariano e Biblioteca de Évora.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver a 1ª Secção da 1ª Divisão "Documentos Antigos. Anterior a 1640".

Notas de publicação

Referência bibliográficaAHM - Documentos relativos à Guerra da Restauração existentes na Câmara Municipal de Braga: In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 10 (1940) e vol. 11 (1941).AHM - Documentos relativos à Restauração de Portugal existentes no AHM. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol 10 (1940).Lima, Henrique de Campos Ferreira - Iconografia da Guerra da Restauração no AHM. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 10 (1940).Matos, Gastão de Melo de - Um corpo militar académico da Guerra da Restauração. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 7 (1937).Morais, Alberto Faria de - O manuscrito de Matheus Roiz. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 22 (1952).