Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
36
1ª República (2ª fase) (1914 - 1926).
01
Caixa nº 1
(...)
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
01
Auto do corpo de delito indirecto do "Complot de Santa Marta" instaurado no 1º Grupo de Companhias de Administração Militar, por conspiração contra o Governo (período Sidonista).
02
Relatórios de comandos de forças militares chamadas a intervir nos acontecimentos revolucionários de Outubro de 1918 (período Sidonista), apresentados ao Gabinete da Secretaria da Guerra.
03
Correspondência da Secretaria de Estado da Guerra para o comandante da 2ª Divisão do Exército com instruções sobre a utilização de cifra pelas unidades militares na correspondência por telegrama com essa secretaria.
04
Relações de presos políticos, civis e militares, no forte da Graça em Elvas, em São Julião da Barra e na Cadeia Civil de Monsanto, por ocasião dos acontecimentos revolucionários de Outubro de 1918 (período Sidonista).
05
Termos de responsabilidade de presos políticos, assinados no âmbito das investigações criminais sobre os acontecimentos revolucionários de Outubro de 1918 (período sidonista).
06
"Relação dos presos postos em liberdade pela polícia preventiva e respectivos fiadores".
07
Correspondência e expediente da Polícia Cívica de Lisboa, 2ª e 3ª Divisão do Exército sobre a detenção de suspeitos relacionados com o movimento revolucionário de Outubro de 1918 (período sidonista).
08
Correspondência da Repartição do Gabinete da Secretaria da Guerra, do Regimento de Infantaria 12 e do Regimento de Artilharia 7 para a 2ª Divisão do Exército, incluindo documentos em cifra, sobre despesas e falta de víveres, transportes e combustíveis, entre outros assuntos.
09
Correspondência confidencial da Repartição do Gabinete da Secretaria da Guerra, comando da 2ª Divisão do Exército, regimentos de Infantaria 12 e 14, Regimento de Artilharia 7 e Casa de Reclusão de Viseu sobre marchas, apresentações e captura de oficiais.
10
Correspondência confidencial da Secretaria da Guerra, dos distritos de Recrutamento 34, 14, 9 e 12, dos regimentos de Infantaria 34, 14, 9 e 12, do Regimento de Artilharia 7, do Regimento de Cavalaria 7, dos regimentos de Infantaria de Reserva 34, 12 e 9, do 2º Grupo de Baterias de Reserva e do 2º Grupo de Metralhadoras para a 2ª Divisão do Exército sobre apresentações e transferências de sargentos e praças, licenças, atavio e disciplina.
11
Correspondência do Regimento de Infantaria 12, do 2º Grupo de Metralhadoras e da Guarda Nacional Republicana para o chefe do Estado Maior da 2ª Divisão do Exército sobre o resgate de uma cédula àquele regimento, da responsabilidade do capitão Jaime Augusto Alpedrinha.
12
Correspondência do Comando Militar de Lamego e do 2º Esquadrão de Reserva para o chefe do Estado-Maior da 2ª Divisão do Exército sobre censura à imprensa.
13
Correspondência do Regimento de Infantaria de Reserva 9 e do Governo Civil de Viseu para a 2ª Divisão do Exército sobre movimentos de tropas para a manutenção da ordem pública.
14
Correspondência do Governo do Campo Entrincheirado, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia Cívica e da Polícia Preventiva de Lisboa, do Tribunal Militar Territorial de Viseu, da Administração do Concelho de Setúbal e da Direcção das Cadeias Civis Centrais de Lisboa dirigida à Direcção de Investigações Criminais sobre os últimos acontecimentos políticos.
15
Relação dos oficiais e sargentos que prestaram serviço na Direcção das Investigações Criminais sobre os últimos acontecimentos políticos.
16
Guias de marcha de oficiais e praças, durante os acontecimentos políticos de Outubro de 1918.
17
Correspondência da Polícia de Segurança do Estado, da Polícia Cívica de Lisboa, de Setúbal e de Santarém, da Administração do Concelho de Setúbal e da Repartição do Gabinete do Ministério da Guerra para o chefe do Estado Maior da 1ª Divisão do Exército sobre presos políticos.
18
Relação de medidas de segurança, determinadas pelo chefe do Estado-Maior interino para Lisboa e arredores, na previsão de um próximo movimento grevista ou de qualquer outra manifestação de alteração da ordem pública.
19
Correspondência dos regimentos de Infantaria 12 e 14, do Comando Militar da Guarda e da Repartição do Gabinete da Secretaria da Guerra com informações sobre acontecimentos e medidas de segurança a adoptar e sobre averiguações a condutas de militares na estação de comboios dessa cidade.
20
Telegramas em código decifrado sobre medidas de segurança.
21
Correspondência confidencial entre o Regimento de Infantaria de Reserva 34, o Regimento de Infantaria 14 e os chefes do Estado Maior das 2ª e 6ª Divisões do Exército sobre o estabelecimento de postos de correspondência oficial.
22
Telegramas e nota do chefe do Estado-Maior da 2ª Divisão do Exército para os comandantes militares de Lamego, Nelas, Mangualde, Guarda e Pinhel com ordens para a eventualidade de greves.
23
Telegramas, em código decifrado, trocados entre os comandantes da 2ª e 6ª Divisão do Exército, do Regimento de Cavalaria 7 em Nelas, do Regimento de Infantaria 9 em Lamego, do Regimento de Infantaria 12 e 2º Grupo de Metralhadoras na Guarda e do Regimento de Infantaria 34 em Pinhel sobre a prisão de oficiais e sargentos.
24
Correspondência entre os regimentos de Infantaria 12, 14 e 34, o Regimento de Cavalaria 7, o Regimento de Artilharia 7, o 2º Grupo de Metralhadoras, a Secretaria da Guerra e o comando da 2ª Divisão do Exército sobre mobilização de oficiais e sargentos para o Regimento de Infantaria 34, em Almeida, para a guarda de presos políticos em consequência do movimento revolucionário.
25
Correspondência entre os comandos militares de Lamego, Nelas, Mangualde, Guarda, Pinhel, Aveiro, Viseu, Almeida, Mangualde, Trancoso e 2ª Divisão do Exército sobre medidas de segurança.
26
Telegramas e correspondência entre a Secretaria de Estado do Interior, os comandos militares de Lamego, Nelas, Mangualde, Guarda, Viseu, Almeida, Vila Real, Trancoso, Mangualde, Pinhel e 2ª Divisão do Exército sobre instruções a pôr em prática durante a greve ferroviária.
27
Telegramas, em código decifrado, dirigidos aos comandos militares de Lamego, Guarda, Pinhel, Almeida, Mangualde e Nelas para manutenção da ordem, por ocasião do atentado a Sidónio Pais, Presidente da República.
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 16
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 16
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/36/16
Título
Caixa nº 16