Correspondência, de várias entidades civis e militares, recebida pela Censura Postal durante a 1ª Guerra Mundial.
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/36/18/01
Título
Correspondência, de várias entidades civis e militares, recebida pela Censura Postal durante a 1ª Guerra Mundial.
Datas descritivas
1916, Agosto, 5 - Lisboa - Dezembro, 31 - Porto
Dimensão e suporte
55 fls. manuscritas, 12 fls. impressas e manuscritas, 72 fls. impressas e dactilografadas, 3 fls. dactilografadas e manuscritas, 5 fls. dactilografadas e 11 fls. impressas, dactilografadas e manuscritas.
Âmbito e conteúdo
Com destaque para: Administração Geral dos Correios e Telégrafos, director da Censura Postal, Estação Central do Correio de Lisboa, Estação Central dos Correios do Porto, Liceu Central de Alves Martins, A Napolitana, Livraria Chardron de Lélo & Irmão, Livraria Clássica Editora, Comission Internationale de Ravitaillement, Lisbona Esperantista Societo, Secretaria da Guerra, Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha, Serviço das Ambulâncias Postais, Companhia Portuguesa dos Fósforos, Consulado Geral do Brasil, Intendência dos Bens Inimigos, Arsenal do Exército, Tribunal do Comércio de Lisboa, Tribunal do Comércio do Porto e ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Guerra, de Instrução Pública, das Finanças, do Trabalho e Previdência Social, do Fomento e das Colónias.Contém: relatórios com relações de remetentes de cartas já enviadas à censura; relações de censores em serviço no Porto e em Lisboa.
Termos de indexação / palavras-chave
Porto; Lisboa; Primeira Guerra Mundial; 1916; Ministério da Guerra; Correspondência; Relatórios; Ministério das Finanças; Ministério dos Negócios Estrangeiros; Arsenal do Exército; Diplomacia; Correios; Ministério da Marinha; Ministério das Colónias; Censura; Administração Geral dos Correios e Telégrafos; Ministério do Fomento; Ministério do Trabalho e Previdência Social; Companhia Portuguesa dos Fósforos; Consulado Geral do Brasil; Intendência dos Bens Inimigos; Ministério de Instrução Pública; Tribunal do Comércio de Lisboa; Tribunal do Comércio do Porto
Idioma e escrita
Contém alguns documentos em francês.