Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
36
1ª República (2ª fase) (1914 - 1926).
01
Caixa nº 1
(...)
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
31
Caixa nº 31
32
Caixa nº 32
01
Processo respeitante à vigilância e defesa do porto de Lisboa.
02
Circular da Comissão de Assistência aos Soldados em Campanha da Cruzada das Mulheres Portuguesas dirigido ao comandante e oficiais do Regimento de Infantaria 23, em Coimbra, pedindo donativos.
03
"Resumo das Leis dos anos 1914, 1915 e 1916 regulando o comércio com o inimigo" (cópia).
04
Ofício (cópia) do Governo do Campo Entrincheirado de Lisboa para o chefe do Estado Maior do Exército dizendo que devolve exemplares das "Bases para uma defesa imediata do país na perspectiva de ataque por parte dos adversários prováveis que possam surgir do actual conflito europeu".
05
Informação (cópia) para o Serviço de Informações do Ministério da Guerra discriminando os certificados de identificação da tripulação do navio norueguês "Fluvio".
06
Circular (cópia) da Repartição do Gabinete da Secretaria da Guerra, assinada pelo coronel Amilcar de Castro de Abreu Mota, com a nomeação do tenente-coronel António Maria de Freitas Soares como coordenador do Serviço de Censura Militar.
07
Carta de um elemento do "War Office" britânico endereçada ao tenente-coronel J. Ortigão Peres, do Ministério da Guerra em Lisboa, resumindo as razões que, no seu entender, podem transformar a guerra económica em problema militar.
08
Memorando (cópia) sobre "The Military Value of the Economic War".
09
Carta pessoal (cópia), com assinatura ilegível e destinatário não identificado, sobre um submarino alemão visto perto de Sagres.
10
Ofício do chefe do Serviço de Informações da Secretaria da Guerra para o adido militar junto da Legação Portuguesa em Paris acerca da nomeação do capitão de fragata João Carlos Costa em substituição do capitão Roque Teixeira no Comité Inter-Aliados.
11
Ofício (cópia) do Corpo Expedicionário Português para o adido militar junto da Legação Portuguesa em Paris remetendo cópias de um documento aprendido pela censura e da nota de remessa, que faz referência a 15 ou 20 portugueses que pretendiam embarcar clandestinamente para se esquivarem ao serviço militar.
12
Ofícios (cópias) da Repartição de Informações do Ministério da Guerra para os chefes dos gabinetes dos ministérios do Interior, do Trabalho e Previdência Social, de Instrução e Governo Civil de Lisboa acerca de súbditos alemães.
13
Pareceres (cópias) do "Comité Permanente Internacional de Acção Económica" referentes à censura postal, com ofício de remessa do Ministério das Finanças para o sub-secretário de Estado do Ministério da Guerra.
14
Carta, com a assinatura ilegível, para um general felicitanto-o pelo sucesso das tropas do corpo comandado por si.
15
"O Plano Revolucionário", publicado no jornal "O Dia".
16
Carta de um capitão do Consulado Britânico em Lisboa para o tenente-coronel João de Sousa Eiró, do Estado-Maior do Exército, sobre a fiscalização de fronteiras e a falta de informações.
17
Processo sobre a dívida, de 450 marcos, dos oficiais Francisco Aragão, António Rodrigues Marques e Paulo José de Andrade a Elisabeth Mick, por terem ficado alojados no seu hotel em Okahandja, Angola, quando estiveram prisioneiros dos alemães.
18
Ofício (cópia) da Direcção Geral dos Negócios Políticos e Diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros para Afonso Costa, presidente da Delegação Portuguesa na Conferência da Paz, remetendo as observações sobre a memória de Santos Viegas.
19
"Convenção Internacional sobre a Navegação Aérea".
20
Correspondência (cópias) entre a Comissão Executiva da Conferência da Paz, a Direcção Geral dos Negócios Comerciais e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Legação de Portugal em Londres e a Missão da República de Cuba em Portugal sobre indemnizações compensatórias de navios alemães.
21
Correspondência (cópias) da Delegação Portuguesa à Conferência da Paz para o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre assuntos relacionados com cláusulas no Tratado de Paz, indemnizações no sul de Angola e o discurso de Afonso Costa na Sessão Plenária da Conferência em 6 de Maio de 1919.
22
Minutas e pareceres (cópias) da Delegação Portuguesa da Conferência da Paz sobre reclamações dos prejuízos causados pelos alemães nas colónias portuguesas de África.
23
Correspondência (cópias) da Legação de Portugal em Londres para o presidente da Delegação Portuguesa à Conferência da Paz e ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o processo de venda de títulos portugueses em poder do governo alemão.
24
Correspondência (cópias) e apontamentos sobre a discussão do Tratado da Paz da 1ª Guerra.
25
Correspondência (cópias), relatórios (cópias) e apontamentos sobre as sessões da Conferência da Paz destinadas à elaboração de cláusulas referentes a navios mercantes perdidos por Portugal e pelos aliados e Comissão de Reparações.
26
Ofício (cópia) da Comissão Executiva da Conferência da Paz para Vitorino Guimarães, delegado de Portugal na Comissão de Reparações, remetendo cópia do ofício do Ministério das Colónias, com informações relativas aos bens dos inimigos nas diferentes colónias portuguesas.
27
Carta do marechal J. Joffre ao ministro da Guerra saudando todos os combatentes portugueses da Grande Guerra e a resposta desse agradecendo o cumprimento.
28
Correspondência (cópias) entre o adido militar da Legação Portuguesa em Paris,o chefe da Repartição do Gabinete da Secretaria da Guerra, os Transportes Marítimos do Estado, a Companhia Nacional de Navegação e a Comissão de Transportes de Tropas do Corpo Expedicionário Português relativa ao transporte de diverso material de França para Portugal.
29
Correspondência e minutas da Comissão Executiva da Conferência da Paz acerca de pedidos de indemnizações por prejuízos causados pela guerra.
30
Ofícios (cópias) entre a Junta Patriótica do Norte e a Repartição do Gabinete da Secretaria da Guerra sobre os orfãos de soldados falecidos em consequência da guerra, internados na Casa dos Filhos dos Soldados.
31
Correspondência (cópias) entre o Comando Militar dos Açores, a Repartição do Gabinete do Ministério da Guerra e o adido militar junto da Legação Portuguesa em Paris sobre o envio para Portugal dos despojos de soldados naturalizados americanos, falecidos e enterrados em França, para serem entregues a familiares.
32
Ofícios (cópias) entre o Ministério da Guerra e a Comissão Central dos Padrões da Grande Guerra sobre a iniciativa de se colocar na Flandres francesa um padrão feito em Portugal e destinado a consagrar o esforço dos portugueses na Grande Guerra.
33
Relações de militares desaparecidos em campanha, no Corpo Expedicionário Português e nas colónias.
34
Ofícios (cópias) entre o Corpo Expedicionário Português, a Direcção dos Serviços Gráficos, a Repartição do Gabinete do Ministério da Guerra e o adido militar junto da Legação Portuguesa em França relacionados com o livro, em preparação e a publicar pelo Sr. Albert Chatelle, sobre as tropas portuguesas que durante a guerra passaram ou estacionaram na zona de Bolonha.
35
Circular da Comissão Central de Padrões da Grande Guerra solicitando uma propaganda activa para aumentar o produto da subscrição nacional a fim de erguer padrões monumentos em homenagem aos combatentes da Grande Guerra, assinada pelo general Bernardo de Faria.
36
"Respostas às alegações do delegado do Governo Alemão nas sessões de 20 e 24 de Setembro de 1926, em Lausana", pelo major de Infantaria António Fernandes Varão, sobre os incidentes ocorridos no Sul de Angola entre uma força portuguesa e outra alemã durante a guerra.
33
Caixa nº 33
Caixa nº 32
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 32
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/36/32
Título
Caixa nº 32