Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
16
Comando do marechal Beresford (1814 - 1820).
001
Caixa nº 1
(...)
052
Caixa nº 52
053
Caixa nº 53
054
Caixa nº 54
055
Caixa nº 55
056
Caixa nº 56
057
Caixa nº 57
01
Ofício de D. Josefa Angélica de Magalhães Mexia, regente do Real Colégio da Santa Casa da Misericórdia, para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, dando conta das dificuldades em eleger um provedor para a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.
02
Carta de Luisa Cameron Calort Estevart para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a solicitar resposta a um requerimento por ela anteriormente enviado, no qual aludia à pobreza em que se encontra.
03
Carta de D. Margarida da Cunha Lorena a interceder por um homem que necessita de auxílio.
04
Petição e correspondência relativas ao pedido de D. Luísa Joana de Carvalho e Camões dirigido a D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, para que as suas casas sejam desocupadas pelo corpo da guarda do Regimento de Infantaria 3.
05
Carta de Cecile Dupuis para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, queixando-se de ter-lhe sido retirada uma pensão que auferia do Montepio, em virtude de ter saído de Portugal para acompanhar seu marido, um oficial francês e ofício de Joaquim Costa e Silva, inspector das Tesourarias Gerais das Tropas do Reino, a suspender a referida pensão, considerando que a mesma só lhe era devida enquanto solteira.
06
Correspondência de D.Violante Narcisa de Abreu e Azevedo para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, solicitando ajuda para educar um seu filho num colégio.
07
Carta de D.Teresa Freire para seu primo, D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, solicitando-lhe que proceda com segurança à remessa duma encomenda de frei António do Salvador para a Sua Majestade.
08
Carta de D. Mariana Isabel dos Santos, viúva de um sargento-mor da companhia fixa da província de Viana do Minho, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, solicitando ajuda, visto não receber pensão há três meses e ter de alimentar os filhos.
09
Carta de D. Maria Sérgia Achioli de Sousa Tavares para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, pedindo que seja concedida baixa a um seu filho para construir a sua casa e assim poder casar.
10
Carta de Maria Quitéria de Cegueiros para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, pedindo que atenda favoravelmente o requerimento de seu marido.
11
Carta de M. L. Salema de Sousa, sem destinatário, enviando um requerimento a interceder por alguém que não identifica.
12
Carta de D. Maria Helena Rafael de Saldanha para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, queixando-se das ameaças que têm sido dirigidas a seu marido, Jorge Máximo, e a seus filhos.
13
Carta de D. Maria do Carmo de Mendonça, remetendo um requerimento através do seu procurador A. Ramos, para que seu filho possa entrar no Colégio Militar da Luz.
14
Carta de Maria do Carmo Cordeiro e Silva para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, pedindo-lhe que interceda junto de Sua Alteza Real para ser deferido um requerimento.
15
Carta de Maria Antónia Pereira de Lacerda para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, entregando o requerimento de seu marido, no qual pede ao governo da praça de Chaves a remuneração pelos serviços prestados.
16
Carta de Genoveva do Espírito Santo, prioresa, solicitando despacho favorável a um seu afilhado.
17
Carta do Bispo Inquisidor Geral para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre uma carta de Luís Alvares da Cunha, agradecendo, também, o apoio aos seus negócios.
18
Carta da Madre Soror D. Brites para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, pedindo que seja dada licença ao soldado do Regimento de Cascais, José Joaquim, para que este possa tratar das suas fazendas.
19
Carta do cardeal da Cunha para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a informar que foi enviada pelo navio holandês "Neerlands Welvaren" uma encomenda de 8 arcos, solicitando que os mesmos sejam desembarcados com urgência e sem mais custos.
20
Carta do cardeal da Cunha, agradecendo os arcos.
21
Carta de frei Carlos da Natividade, do Real Seminário de Vinhais, pedindo que seja despachado favoravelmente um requerimento, no qual se solicita que seja concedida baixa ao sargento agregado à 7ª Companhia de Milícias de Bragança para entrar no seminário.
22
Carta do Principal Decano [para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra], pedindo a protecção para um seu vizinho.
23
Carta do arcebispo bispo do Algarve para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, dando conta das despesas que tem com os enfermos internados no hospital das Caldas de Monchique e relação nominal geral dos enfermos militares que existiam em Agosto de 1815 no dito hospital.
24
Carta de frei Francisco de Carvalho Pinto para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, manifestando a sua gratidão pela conservação da sua Sagrada Ordem.
25
Correspondência do padre João José Freire Falcão de Mendonça para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, dando conhecimento das visitas feitas por si e seu irmão às cortes de Madrid, Paris e Londres.
26
Carta de Joaquim da Costa, padre da Arrábida, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a comunicar que não tem bestas nas suas cavalariças para satisfazer o convento da Arrábida, solicitando que lhe sejam concedidas algumas existentes no parque de artilharia.
27
Carta do padre Joaquim de Santa Clara a agradecer a carta que lhe foi enviada.
28
Correspondência do bispo da Guarda para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre o preenchimento dos lugares de capelão dos diversos Corpos do Exército e sobre instruções aos seus párocos para que não casem os soldados seus paroquianos enquanto estes não apresentarem a respectiva licença emitida pelos seus chefes.
29
Correspondência do bispo de Elvas para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a remeter mapas das pessoas existentes em todas as freguesias do seu bispado em 1814 e 1815.
30
Correspondência de José Bento de Barahona Fragoso Deão, vigário capitular de Faro, para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a comunicar o falecimento do prelado do Algarve, arcebispo bispo D. Francisco Gomes de Avelar, informando que, tendo sido designado seu sucessor, aguarda instruções.
31
Carta de frei Agostinho de Azevedo para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a remeter um mapa que lhe enviado pelo seu antecessor.
32
Carta de frei José do Coração de Jesus para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, solicitando que sejam efectuados os devidos pagamentos ao coronel Lázaro Moreira Cardoso, do Real Regimento de Demolições de Lagos.
33
Carta de frei José de S. Narciso Oliveira, provincial dos menores observantes da província dos Algarves, solicitando que sejam entregues a António Freire de Macedo, negociante da cidade de Coimbra, as chaves do Colégio de Boaventura da Sofia, desta cidade, a fim de nele serem feitas várias reparações.
34
Carta de frei Luís Jacinto do Rosário Almeida, religioso presbítero da Ordem de S. José de Deus, da cidade de Elvas, a interceder por Maximiano de Brito Mouzinho, o qual tem necessidade de voltar à Pátria para dar apoio a seu pai que se encontra doente.
35
Carta do padre Manuel Pratas, do Real Hospício, para Bernardo João da Mata Gourlade, lamentando não poder satisfazer o pedido feito por D.Miguel Pereira Forjaz, mas prometendo tentar resolver o problema.
36
Carta de Francisca Josefa do Menino Jesus, abadessa do Real Mosteiro das Religiosas Flamengas, a interceder por um homem necessitado e sua família.
37
Carta do Principal Silva a remeter um requerimento que deve ser levado à presença de Sua Alteza Real, em consulta da Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército.
38
Carta do bispo deão de Vila Viçosa para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, comunicando que não se realizou nenhum casamento de soldados sem a devida autorização dos seus comandantes.
39
Correspondência do arcebispo primaz de Braga para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a agradecer o seu empenho e favorecimento a todos os pedidos que tem feito.
40
Correspondência de Tomás de Melo Breyner, do Hospital Real de S. José, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a informar que, por doença, se encontra a banhos nas Caldas da Rainha e a solicitar duas barracas para o Campo de Santana, devido à feira que ali se realiza.
41
Correspondência de Joaquim José da Luz, cirurgião das cadeias, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sugerindo que os capotes sem serventia existentes no Arsenal Real do Exército sejam usados pelos presos, evitando gastos à Misericórdia e referência a uma relação dos presos militares que cumpriram os preceitos da Igreja.
42
Correspondência de D. José Francisco de Lencastre, administrador dos enfermeiros das cadeias, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre as condições miseráveis em que se encontram os presos nas cadeias do Limoeiro e no Hospital Militar do Beato António e relação de roupas inutilizadas neste hospital.
43
Ofício de Jacinto António Nobre Ferreira, administrador da Alfândega das Sete Casas, para o marquês de Borba, sobre o preço da lenha transportada pelos barcos para consumo na capital.
44
Ofício de Alexandre José Teles Corte Real, da Alfândega do Tabaco, sobre a queima de tabaco inútil que se efectuará na praia do Alfeite, sendo necessárias barracas do Arsenal Real para alojar os oficiais que assistirão à queima.
45
Ofício de João Manuel Guerreiro de Amorim, administrador interino da Alfândega Grande, sobre as relações nº 1 e 2 pertencentes a Lesseps, cônsul geral para o reino de Portugal.
46
Correspondência de José Joaquim de Almeida e Araújo Correia Lacerda, superintendente do Tabaco e Alfândega do Porto, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre a sentença aplicada ao soldado Manuel Gonçalves, do Regimento de Cavalaria 6, e acordãos sobre o mesmo assunto.
47
Correspondência de Manuel António da Fonseca e Gouveia, administrador interino da Alfândega Grande do Açúcar, para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre os direitos de porto a que estão sujeitos os navios estrangeiros.
48
Correspondência de António Joaquim Guedes de Oliveira e Silva, ministro de Portugal na Rússia (?), para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre a reclamação de pagamento apresentada pelos alfaiates Willie e Nicholl.
49
Correspondência de António Saldanha da Gama, ministro de Portugal na Rússia, sobre os volumes expedidos de São Petersburgo e transportados no navio "Thetis" e relação dos mesmos.
50
Correspondência de José Cardoso Ferreira Castelo, procurador do ministro de Roma, a informar que o amigo e constituinte José Manuel Pinto de Sousa, ministro plenipotenciário de Sua Majestade junto de Sua Santidade, tem a receber o valor de 24$000, despesa que suportou com a expedição do ''Breve'' para que Sua Majestade pudesse receber os caídos das comendas.
51
Ofício de João Firmino Von Zettert, cônsul geral de Portugal em Barcelona, para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a solicitar dois selos das Reais Armas, para selagem das nomeações e certificação de todos os contratos e transacções mercantes.
52
Carta de Augusto C. Dévillère para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, solicitando ajuda para ultrapassar as privações a que está sujeito.
53
Ofício de Jorge Canning para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre livros para os monges de Alcobaça e ofício (cópia) dos Guardas de Cavalaria sobre militares ingleses ao serviço de Portugal.
54
Correspondência de João Croft para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a fornecer elementos sobre o terreno onde deseja colocar uma barraca e a remeter a Gazeta Extraordinária, por ordem do senhor Canning.
55
Ofício de John Cullurne sobre a dificuldade em recrutar bons funcionários de escritório e pessoal de apoio.
56
Ofício de Domingos Castellanos informando que o ministro Labrador recusou assinar o tratado dos soberanos aliados em Paris e dando nota de vinte espanhóis presos em Perpinan.
57
Carta de Manuel Vasquez Delgado, preso na cidade de Sevilha, para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, pedindo ajuda na sua libertação.
58
Carta de J. Pifon (?) para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, a submeter notas de crédito de Caetano Esteves, António José e João Gregório, comissários portugueses.
59
Correspondência de António Xavier de Resende, administrador do Correio Geral, para Gregório Gomes da Silva, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre lançamentos de abonos na Caixa Geral.
60
Correspondência para Gregório Gomes da Silva, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o serviço de malas do correio, com informação das partidas de navios para Inglaterra.
61
Ofício de Lourenço António de Araújo, subinspector do Correio Geral do Reino, sobre o requerimento de Caetano Alberto Pimentel Bettencourt, a ser levado à presença de D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra.
62
Ofício de Joaquim José Pedro da Silva, correio assistente de Serpa, para D.Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, remetendo um requerimento relativo a injúrias por parte do major comandante interino das milícias da cidade de Beja.
63
Ofício de João Batista, correio de gabinete, a comunicar que se encontra doente e a remeter o respectivo atestado, emitido pelo médico Luís José Ferreira Souto e Soure.
64
Correspondência de Lourenço António de Azevedo, subinspector dos correios, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, sobre assuntos relacionados com os correios de Fornos de Algodres, nomeadamente seguros de serviço e cautelas.
65
Correspondência de João Brás de Oliveira, empregado do Correio Geral, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro da Guerra, e para Gregório Gomes da Silva, oficial maior da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, sobre assuntos de expediente geral.
058
Caixa nº 58
059
Caixa nº 59
060
Caixa nº 60
061
Caixa nº 61
062
Caixa nº 62
(...)
123
Caixa nº 123
Caixa nº 57
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 57
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/16/057
Título
Caixa nº 57
Título paralelo
131488
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.