Quartel-General do Governo Militar de Lisboa.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Quartel-General do Governo Militar de Lisboa.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHM/FO/GML_QG

Título

Quartel-General do Governo Militar de Lisboa.

Datas descritivas

1942 - 1987

Dimensão e suporte

157 pastas, 86 atados, 93 maços.

História custodial e arquivística

Fundo entregue ao Arquivo Geral do Exército em 1995 e 1997 através das Guias de Entrega 1/95 e 1/97.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Fundo constituído por correspondência expedida, licenças para o estrangeiro, circulares, ausências no estrangeiro, colocação, transferência e nomeações de pessoal, guardas de honra, juntas hospitalares de inspecção, relatórios médicos, processos de desastres em serviço, alistamentos na PSP e GNR, juntas de recrutamento e instrução, orçamentos, processos de cifra, contabilidade (receitas e despesas), registo geral e vencimentos. Da Repartição de Operações, Informações e Segurança (ROIS) destacam-se informações e intrep´s, sitrep´s e intsum, processos do ataque ao RALIS e MFA, estrutura democrática das Forças Armadas, processos de ausência para o estrangeiro, relatórios periódicos de acção psicológica, acções subversivas condenáveis no meio militar, processo da explosão do edifício no 26 da Av. Berna, actos subversivos, serviços de apoio ao Conselho da Revolução, material de guerra desaparecido, registo de gravações de emissoras de rádio, actividades violentas inconvenientes e suspeitas, acção cívica, segurança e documentação da 5ª Repartição.

Termos de indexação / palavras-chave

Instrução; Lisboa; Operações; Saúde; 1942; Material; Inspecções; Circulares; Justiça; Correspondência; Relatórios; Informações; Arquivo do Conselho da Revolução; Governo Militar de Lisboa; Movimento das Forças Armadas; 1976; Polícia de Segurança Pública; Guarda Nacional Republicana; Contabilidade; Licenças; Orçamentos; Recrutamento Militar; Sitreps; Segurança; Intreps; Relatórios Médicos; Actividades Subversivas

Sistema de organização

Contém documentação da Repartição de Pessoal do Quartel-General; da Repartição de Operações, Informações e Segurança (ROIS).

Condições de acesso

Reservado.

Unidades de descrição relacionadas

Ver F11 - Governo Militar de Lisboa (AHM/FO/11), cuja documentação se encontra tratada e com inventário publicado no Boletim do AHM, vol.61 (1995), pgs. 309 - 314.