Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
FP
Fundos Particulares
18
Fundo Particular Serpa Pinto
1
Diversos
297
Caixa n.º 297
01
"Homenagem ao grande explorador Serpa Pinto".
02
Carta de José Duarte Bandeira informando Serpa Pinto das suas diligências para arranjar carregadores.
03
Carta do marquês de Sabugosa informando Serpa Pinto que a proposta que lhe diz respeito foi apresentada às Cortes.
04
Carta de Anselmo José Brancamp, ministro dos Negócios Estrangeiros, agradecendo a Serpa Pinto as informações que lhe deu a respeito da repugnância da Corte do Vaticano a todo e qualquer aumento do nosso domínio em África e na Ásia.
05
Oficio do governador geral de Moçambique pedindo ao comandante da divisão naval para se dirigir, sem perda de tempo com a canhoneira "Vouga" ao porto do Ibo e conferenciar com o governador de Cabo Delgado acerca da maneira como prosseguiam as operações de ocupação que ele conduzia.
06
Carta do marquês de Sabugosa informando Serpa Pinto da chegada a Luanda de Capelo e Ivens e do envio de um extracto de oficio em que eles comunicam os trabalhos feitos.
07
Carta de Eduardo António Costa, proprietário da Fábrica da Pampulha de Bolachas e Biscoitos, informando Serpa Pinto que iam distribuir cromos com o seu retrato, gratuitamente, como homenagem.
08
Homenagem e louvor do povo de Luanda a Serpa Pinto, Álvaro Castelões e Victor Cordon.
09
Projecto de protocolo sobre a interpretação das claúsulas do Tratado de Amizade de Comércio e Navegação concluído em 25 de Outubro de 1879 entre o rei de Portugal e o sultão de Zanzibar.
10
Carta do governador do Congo sobre os ataques dos portugueses.
11
Documentos sobre a proposta de tratado relativo ao limite Norte de Moçambique.
12
Ofícios sobre o estabelecimento de um porto ao norte da baía de Tungue pelo sultão de Zanzibar.
13
Ofício do ministro da Marinha, José de Melo Gouveia, dando conhecimento ao governador da província de Moçambique dos projectos de estradas interiores africanas para as praias dos estados de Zanzibar.
14
Ementa de um jantar de despedida oferecido a Serpa Pinto no Grande Hotel Central em Lisboa.
15
Cartas de Manuel Lutécio de Aguiar informando Serpa Pinto das suas diligências para arranjar carregadores.
16
Carta de Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens informando Serpa Pinto que tomaram toda a responsabilidade sobre a posse dos instrumentos de magnetismo.
17
Diploma de Leopoldo II, Rei dos Belgas, nomeando Serpa Pinto comendador da Ordem Leopoldo.
18
Cartas de Barros Gomes comunicando a Serpa Pinto notícias relativas à nomeação para ajudante de campo do rei, à confirmação do posto de major e à concessão da medalha de ouro.
19
Carta de Tomaz Ribeiro informando aceitar ser advogado na causa de Serpa Pinto relativa à proposta do governo às Cortes para lhe conferir o posto de major.
20
Carta de Francisco António Cordeiro Torres acusando a recepção da carta de Serpa Pinto e da letra aceite em 16 de Fevereiro por 235$136.
21
Telegrama de Andrade Corvo informando Serpa Pinto que os deputados rejeitariam a emenda ao seu projecto.
22
Diploma do imperador D. Pedro II do Brasil, nomeando Serpa Pinto comendador da Ordem da Rosa.
23
Extractos do compêndio de geografia impresso em Zanzibar, na Missão das Misericórdias.
24
Relatório de Gregório José Ribeiro expondo ao ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros as circunstâncias em que encontrou a corte de Zanzibar.
25
Ofício do capitão-de-fragata Gregório José Ribeiro informando o secretário-geral do Ministério da Marinha e director-geral do Ultramar acerca de um tratado para a rectificação dos limites com o sultanato de Zanzibar.
26
Ofício da Secretaria-Geral do Governo de Moçambique sobre os requerimentos do 2º tenente Aprá e do guarda-marinha Cardoso.
27
Telegrama cifrado.
28
Carta do ministro dos Negócios Estrangeiros, José Vicente Barbosa du Bocage, agradecendo a Serpa Pinto e a Augusto Cardoso o valor atribuido aos seus trabalhos cientificos.
29
Copiador de correspondência de Serpa Pinto como cônsul em Zanzibar.
30
Carta de Serpa Pinto para Augusto de Castilho, Governador de Moçambique, informando que a Comissão Internacional já se encontrava em Zanzibar para delimitar a corte do sultanato, tendo pedido um navio de guerra para ir buscar Palma Velho, governador de Cabo Delgado, com ordem de colocar a bandeira portuguesa em Maniguene.
31
Ofício do secretário do Governo-Geral de Moçambique para o capitão-mor de Mutamba sobre os direitos de Portugal sobre a região de Muheri até Mutamba e contestados pelo governador de Tungue.
32
Ofício do governador de Cabo Delgado, coronel José Raimundo da Palma Velho, informando o governador da província acerca da forma como cumprira o determinado para a colocação da bandeira portuguesa em Maniguene a fim de garantir a ocupação da baía de Tungue.
33
Ofício de Serpa Pinto comunicando ao governador-geral de Moçambique ter sido emitida ordem para a entrega de Mocoloe.
34
Ofício do secretário-geral do Governo-Geral de Moçambique informando o governador de Cabo Delgado da forma elogiosa como o governador-geral classificou a comissão desempenhada na baía de Tungue pela canhoeira "Quanza".
35
Ofício do governador da província de Moçambique dando instruções a Serpa Pinto acerca da forma como deve agir em relação ao sultão de Zanzibar e elogiando os procedimentos até aí tomados.
36
Telegramas pedindo informações, ao cônsul de Zanzibar, acerca do conflito com o sultanato.
37
Carta do governador de Moçambique, Augusto de Castilho, informando Serpa Pinto que recebera um telegrama do ministro da Marinha a perguntar o que havia em Tungue e recomendando moderação porque o governo estava a negociar com Zanzibar por intermédio da Inglaterra.
38
Ofício do secretário dos Negócios Estrangeiros, Manuel Pinheiro Chagas, informando que vai mandar para Moçambique a canhoneira "Benga" em satisfação dos pedidos do major Serpa Pinto.
39
Carta de Augusto de Melo Pinto Cardoso enviando a cópia do auto de vassalagem do Sova Cuirragia Chécapoto, realizado a 20 de Janeiro.
40
Ofício de José Barbosa du Bocage, ministro dos Negócios Estrangeiros, informando Serpa Pinto que deu conhecimento ao ministério da Marinha do conteúdo dos ofícios de 8, 9 e 23 de Novembro sobre a fronteira de Cabo Delgado com o sultanato de Zanzibar.
41
Telegrama concedendo a Serpa Pinto a licença e a substituição pedida.
42
Ofício do cônsul inglês no Niassa informando o tenente Cardoso que considerava conveniente pagar as cortesias a "Rapari", chefe do districto, por este ter permitido o corte de árvores.
43
Ofício do governador de Tete, major Luís Joaquim Vieira Braga, informando Serpa Pinto que continuadamente recebia correspondência para ele, assim como ordens do governo para lhe fornecer quanto careça para a sua viagem.
44
Processo sobre o conflito surgido com o sultão de Zanzibar por causa da prisão do súbdito português António Francisco Xavier Ribeiro.
45
Auto de declarações feitas no consulado de Zanzibar por António Xavier Ribeiro quando saiu da prisão de Zanzibar.
46
Declarações de António Francisco Xavier Ribeiro renunciando à religião maometana e passando a professar a religião católica romana.
47
Telegrama sobre a recusa do sultão de Zanzibar em ceder a zona sul dos seus domínios reclamados por Portugal.
48
Portaria do Ministério dos Negócios Estrangeiros louvando o tenente-coronel Serpa Pinto pela energia e prudência que teve durante a conjuntura provocada pela violação do tratado de comércio de 1879, celebrado entre os governos de Portugal e Zanzibar.
49
Aviso de José de Melo Gouveia ao cônsul de Zanzibar sobre as viagens recentemente feitas pelos agentes consulares ingleses pelo interior do sertão até ao Ibo e pelos mares da costa de Moçambique, baía de Tungue e Zanzibar.
50
Ofício da Sociedade de Geografia de França informando Serpa Pinto que tinha sido designado para fazer parte do Comité da Direcção do Congresso Internacional das Ciências Geográficas.
51
"Cópia de parte da acta da sessão da Câmara Municipal do Concelho de Évora do dia 20 de Janeiro de 1890".
52
"Cópia da acta na parte relativa da sessão de câmara do dia 24 de Janeiro de 1890".
53
Homenagem a Serpa Pinto da "Associação de Socorros Familiar Homenagem a Serpa Pinto".
54
Manifestações da Câmara Municipal de Moçâmedes sobre a maneira nobre e digna como se tem sabido reagir contra a prepotência, de que é vítima a Pátria, por parte da Inglaterra.
55
Carta de aforamento de D. Carlos I a Serpa Pinto, do terreno compreendido pela ilha denominada Amize ou Wamize no arquipélago de Querimba, Cabo Delgado.
56
Telegramas de felicitações a Serpa Pinto pelo seu regresso a Lisboa.
57
Carta do presidente da Câmara Municipal de Évora solicitando a Serpa Pinto que acuse a recepção da medalha de ouro que pessoalmente entregou na sua casa de Sintra, medalha que lhe fora conferida por deliberação da Câmara. Informa ainda ter sido dado o nome de "Serpa Pinto" a uma das melhores ruas da cidade.
58
Procuração do capitão reformado da Marinha Real Inglesa, Verney Sovett Cameron, nomeando o coronel Serpa Pinto como seu procurador para a transferência da concessão do Caminho de Ferro de Quelimane.
59
Carta da firma "Henry Burnay e Cª" informando o coronel Carlos Roma du Bocage acerca dos bens deixados por Serpa Pinto à data do seu falecimento.
Caixa n.º 297
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n.º 297
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/FP/18/1/297
Título
Caixa n.º 297