Fundo Particular Freitas Morais

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fundo Particular Freitas Morais

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHM/FP/47

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Particular Freitas Morais

Datas descritivas

1930 - 1961

Dimensão e suporte

11 livros com os documentos encadernados (Cx. 848-853).

Entidade detentora

Arquivo Histórico Militar

História administrativa/biográfica/familiar

Joaquim Henrique de Freitas Morais nasceu a 21 de outubro de 1918, em Lisboa, filho de Joaquim Pedro de Morais, militar farmacêutico. Frequentou a Escola do Exército, curso de Engenharia Militar. Instrutor e diretor das oficinas e estação de serviço do grupo de Companhias de Trem Automóvel (1951). Professor do Colégio Militar (1953). Prestou serviço na 2.ª repartição da Administração Geral do Exército (1953-1958). Professor da Escola do Exército e Academia Militar de 1958-1961. Diretor de obras das esquadras n.ºs 12 e 13 do GDACI 1 da Aeronáutica Militar (1962). Faleceu como major reformado a 19 de maio de 1978.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Adquirido em 1999 a um alfarrabista de Lisboa.

Âmbito e conteúdo

Contém recordações escolar enquanto aluno do Colégio Militar, nomeadamente trabalhos e desenhos de diversas disciplinas, fotografias, reuniões de alunos dos 15, 20, 25 e 30 anos do curso; documentos e fotografias relacionados com o curso de engenharia da Escola do Exército; trabalhos dos alunos enquanto professor do Colégio Militar; documentos relacionados com a passagem por diversas unidades militares, nomeadamente, Comando Militar de Santa Maria, nos Açores, Escola Prática de Engenharia, Oficinas Gerais de Material de Engenharia, 2.ª repartição da Direção-Geral do Ministério do Exército, Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro e Direção do Serviço de Infraestruturas da Força Aérea; e cadernetas, provas de frequência e exames dos alunos dos 3.ª e 4.ª anos do curso de engenharia da Academia Militar.

Sistema de organização

Organizado em 6 séries:1. Aluno do Colégio Militar;2. Escola do Exército;3. Professor do Colégio Militar;4. Unidades militares;5. Direção do Serviço de Infraestruturas;6. Academia Militar.

Idioma e escrita

Português.