Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
23
Assuntos Administrativos.
01
Caixa nº 1
(...)
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
1
Requerimento de Matias Roberto de Miranda e Mata, fabricante de barretinas, a Sua Majestade, sobre a sua admissão no novo concurso, propondo um preço mais vantajoso para o Arsenal do Exército.
2
Carta de um capitão do Regimento de Cavalaria 1, em serviço na secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para João Ferreira Pimentel Sarmento, sobre o envio de amostras de panos e casemiras para vivos e canhões de jaquetas.
3
"Tabela para cálculo de ajustamento de contas de fardamento às praças escusas dos corpos de artilharia, infantaria, caçadores, artífices do Arsenal do Exército e veteranos da polícia - tanto de infantaria como de cavalaria - .
4
"Condições em que Lourenço da Silva e Abreu e de António de Couto Ribeiro remataram os panos para o fardamento das tropas do Reino, no ano que se principia em 26 de Novembro de 1749, com findo no último de Dezembro de 1751", no Tribunal da Junta dos Três Estados.
5
Ofício (cópia) da ordem de Sua Majestade, através da repartição da Junta dos Três Estados, sobre os uniformes dos oficiais dos regimentos de granadeiros do Exército, assinado poe Sebastião José de Carvalho e Melo.
6
Consulta (cópia) da Junta dos Três Estados, sobre a qualidade dos panos do actual Assento, pedindo autorização a Sua Majestade para que se farde o Exército com pano que se acha nos armazéns da Tenência.
7
Carta do conde D. Duarte, da Junta dos Três Estados, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio das cópias (inclusas) dos três termos de arrematação de botões.
8
Carta do marquês de Tancos, da Junta dos Três Estados, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a arrematação de bolsas patronas e cartucheiras.
9
Carta do conde D. Duarte, da Junta dos Três Estados, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os termos de arrematação ( inclusa) de bolsas patronas para a infantaria e cartucheiras para a cavalaria.
10
Carta do conde D. Duarte, da Junta dos Três Estados, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a possível alteração das bolsas patronas de 21 para 24 lugares.
11
"Condições com que Domingos Jorge Pereira e Francisco Alváres da Silva, arrematou as camisas para fardamento das tropas do Reino".
12
"Condições do assento com que João Mariete e Carlos Dodd, arrematram na Junta dos Três Estados, pescocinhos para fardamento das soldados do Reino".
13
Contratos com as condições do assento das linhagens, arrematadas por Alberto Meyer e Ludero Illius e meias de lâ arrematadas por Gaspar Mendes Pereira e Bento Josef, na Junta dos Três Estados, para fardamento das tropas do Reino".
14
Relações do pano verde e encarnado que é perciso para fardamento dos dois regimentos da Marinha, dos coroneis D. Tomás da Silveira e José Joaquim de Miranda Henriques, assinado por António Ferreira de Mesquita.
15
Ofícios da Junta dos Três Estados, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o número de côvados de pano necessários para o fardamento das tropas do Reino.
16
Requerimento do coronel brigadeiro Luís de Mendonça Furtado, tenente da torre de São Vicente de Belém, para Sua Majestade, sobre panos e mais géneros para a guarnição da torre.
17
Exposição da Junta dos Três Estados, para Sua Majestade, sobre o requerimento coronel brigadeiro D. Francisco de Vila Nova, comandante do Regimento de Cavalaria da praça de Almeida, de côvados de pano para os capotes dos seus soldados.
18
Exposição da Junta dos Três Estados, para Sua Majestade, sobre o requerimento de Pedro Rodrigues Godinho & Companhia, assentistas actuais da província do Minho, da alteração dos assentos em caso de guerra e sua preparação.
19
Ofício do coronel Manuel Correia Freire, comandante de um dos regimentos da guarnição da praça de Elvas, para o Marechal-general, sobre o fardamento para a sua guarnição.
20
Facturas das fábricas da Covilhã, para Manuel de Bernardo de Melo de Castro, na cidade de Elvas, sobre o fornecimento de pano para o fardamento do Regimento de Infantaria de Faro.
21
Ofício do capitão Luís José Correia de Lacerda S. Meneses, da praça de Olivença, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o requerimento (incluso) do coronel Luís Correia Guedes, do Regimento de Elvas, ao mercador da Corte, de abotoadores para o fardamento, vindo de Inglaterra.
22
Relação da Tesouraria Geral das Tropas da Corte e Províncias, de géneros de fardamento pagos por esta tesouraria.
23
Ofício do tenente-general da artilharia do Reino José Xavier da Cunha de Eça Teles de Meneses Carvalho e Silva, intendente-geral das fundições de artilharia do Arsenal do Exército, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio da relação (inclusa) dos géneros pertencentes ao fardamento de um soldado de infantaria, artilharia e cavalaria do Exército.
24
Relações do Arsenal do Exército, dos géneros que são necessários para o fardamento das tropas do Reino.
25
Ofício do tenente-general da artilharia do Reino José Xavier da Cunha de Eça Teles de Meneses Carvalho e Silva, intendente-geral das fundições de artilharia do Arsenal do Exército, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio da conta (inclusa) da importância dos géneros que compõem uma farda grossa e suas fardetas, de um soldado de infantaria e de artilharia.
26
Exposição da Junta dos Três Estados, assinada pelo marquês de Valença, D. José de Noronha e de D. Antão de Almada, seus deputados, para Sua Majestade, sobre a proposta do vedor-geral da artilharia do Exército do Alentejo, relativa à intendência dos Trens e métodos de boa arrematação da Fazenda.
27
"Relação dos géneros precisos para o fardamento de um soldado, com as suas importâncias", para a infantaria e artilharia, no prazo de dois anos, assinado por José Botelho Moniz da Silva, escrivão da "meza grande" do Arsenal do Exército.
28
Exposição de Matias de Sousa Sampaio, feitor das munições de boca, em Évora, para António de Araújo Azevedo (depois conde da Barca) , secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a formação de um plano de administração de víveres.
29
Instruções (cópia) das normas a seguir pelo Batalhão de Caçadores 6, relativos à forma como se deve processar a recepção dos novos fardamentos e a distribuição pelos soldados, uma vez confeccionados.
30
Aviso (cópia) e ofício (cópia) da entrega de tecidos para fardamentos ao Batalhão de Caçadores 6, pelas fábricas de lanifícios da Covilhã, Fundão e Portalegre.
31
Requerimento de Alexandre José Pinto, da vila de Loulé, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o despacho relativo ao pagamentodo pano azul e droguete, fornecido ao Regimento de Artilharia 2, para fardamento.
32
Requerimento de Matias Roberto da Mata e Miranda, fabricante de chapeus, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre a confecção de barretinas.
33
Minuta da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra , para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o pagamento ao artífice Felisberto José da Costa, da confecção de barretinas para os músicos.
34
Ofício do major Manuel José de Sousa Leote, para o tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio da relação (inclusa) dos artigos necessários para um batalhão de infantaria e duas companhias de caçadores a erigir na cidade de Angra, a serem fereitos no Arsenal do Exército.
35
Ofício do major Tiago Pedro Martins, comandante interino do Batalhão de Caçadores 6, para Gregório Gomes da Silva, ajudante-maior da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio do plano de 19 de Maio de 1806, que regula os distintivos que devem usar os oficiais dos corpos do Exército.
36
Ofício do major Manuel José de Sousa Leote, para o tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio da relação (inclusa) dos artigos necessários para um batalhão de infantaria e duas companhias de caçadores a erigir na cidade de Angra, a serem feitos no Arsenal do Exército.
37
Ofício do tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o marechal-general marquês de Campo Maior, sobre o o facto de não ter recebido o modelo de capota, nem a amostra de pano, referênciada no anterior ofício.
38
Nota (da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra) ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comprimentando o marechal-general marquês de Campo Maior e remetendo os modelos de uniforme para os diferentes batalhões de caçadores.
39
"Tabela das quantidades de pano e outros objectos, que pelo Arsenal do Exército devem ser fornecidos", relativo à infantaria, artilharia, cavalaria e condutores, editado pela secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.
40
Recibo de António José da Mota, da Junta da Fazenda do Comércio, a Custódio José da Fonseca, sobre a compra de peça de brins da Russia.
41
Correspondência entre a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre propostas de João Paulo Cordeiro, negociante da praça de Lisboa, para vender, ao Arsenal do Exército, artigos de fardamento.
42
Ofício do tenente-coronel Luís Manuel de Lemos, comandante do Batalhão de Caçadores 8, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, sobre os uniformes dos oficiais, pedindo licença para os ir buscar ao Porto.
43
Ofício de Nuno Augusto de Brito Taborda, comandante do Regimento de Infantaria 17, para o marechal de campo barão de Albufeira, inspector-geral de infantaria, sobre o seu parecer (incluso) do fornecimento de fardamentos.
44
Ofício do conde de Sampaio António, da 2ª direcção, para o conde de Subserra, ambos da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o ensaio relativo ao corte de fardamento para os corpos de cavalaria do Exército
45
Ofício do marechal de campo barão de Albufeira, inspector-geral de infantaria, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre despesas com fardamento.
46
Processo sobre a fundição de botões para uniformes, com o número do corpo militar respectivo.
47
Avisos do brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o comandantes dos Regimentos de Cavalaria 6 e 10, sobre o envio da requesição (inclusa) dos artigos de fardamento que o corpo militar deve receber por conta dos vencimentos de 1823 a 1824, através do Arsenal do Exército.
48
Ofício de Joaquim Zeferino Teixeira, contador da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a restituição, ao arsenal, do único padrão de pano azul existente.
49
Ofícios do tenente-general conde de Sampaio, inspector-geral de cavalaria, para o brigadeiro conde de Barbacena Francisco, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as requesições de fardamento de regimentos de cavalaria e da Guarda da Polícia, à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
50
Correspondência entre a 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, sobre a recepção do cotim para o fabrico das calças que têm vindo a ser confeccionadas em linho.
51
Correspondência entre a 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, sobre a adopção do novo pano de Saragoça, para os jalecos dos corpos de caçadores.
52
Carta do major Romão José Soares, comandante do Batalhão de Caçadores 2, para Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido da troca do tecido para o fardamento dos Voluntários do Batalhão da Senhora D. Maria II, a servir no corpo de seu comando.
53
Ofícios do tenente-coronel D. Bartolomeu Salasar Morcoso, comandante do Regimento Provisório de Infantaria, para José Batista da Silva Lopes, sobre o envio dos contratos efectuados com os negociantes Moises Binsatal e António da Silva Castanho, pelo conselho encarregado do arranjo do fardamento para o regimento a seu cargo.
54
Minuta do Estado-Maior General do Exército, para o conde de São Lourenço, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o padrão do modelo de capote para a cavalaria.
55
Ofício de António José da Silva Leão, inspector do Arsenal do Exército, para João Ferreira Sarmento (depois conde de Sarmento), secretário de Estado dos Negócios da Guerra (interino), sobre a confecção de fardamento para cinco emigrados a trabalhar no dito arsenal.
56
Carta do major Romão José Soares, comandante do Batalhão de Caçadores 2, para Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido da troca de tecido para o fardamento dos Voluntários do Batalhão da Senhora D. Maria II, a servir no corpo do seu comando.
57
Ofício do general Sebastião Drago Valente de Brito Cabreira, para João Ferreira Sarmento (depois conde de Sarmento), secretário de Estado dos Negócios da Guerra (interino), sobre a aquisição de pano para acabar o fardamento do Regimento Provisório de Infantaria.
58
Ofício do general Sebastião Drago Valente de Brito Cabreira, para João Ferreira Sarmento (depois conde de Sarmento), secretário de Estado dos Negócios da Guerra (interino), sobre a aquisição de pano para acabar as fardas dos oficiais inferiores do Regimento de Infantaria 18.
59
Ofício do coronel João da Fonseca Coutinho Castro de Refoios, comandante do Regimento de Milícias de Castelo Branco, para o marechal de campo marquês de Tancos, ajudante-general do Estado-Maior General, sobre o padrão de barretinas a adquirir para os oficiais do seu comando.
60
Extratos de ofícios do coronel Francisco de Magalhães Peixoto, comandante do Regimento de Caçadores da Beira Baixa, brigadeiro Nuno Augusto de Brito Taborda, comandante do depósito do extinto 2º Regimento de Infantaria de Lisboa, tenente-coronel João José Doutel, comandante do Regimento de Infantaria de Abrantes e do coronel João Vieira da Silva, comandante do Regimento de Artilharia da Corte, para a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido de fornecimento de barretinas do novo padrão.
61
Ofício do coronel Diogo de Magalhães Osório de Aragão Machuca, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas da Guarda, para o coronel Felipe Neri Gorjão, quartel-mestre general do Estado-Maior General do Exército, sobre a forma como se acha fardado o seu corpo militar.
62
Extratos de ofícios do coronel António Joaquim Guedes de Oliveira e Silva, comandante do Regimento de Cavalaria do Fundão, brigadeiro Francisco Joaquim Pereira Valente, comandante do Regimento de Caçadores do Minho, tenente-coronel Joaquim Ferreira dos Santos, comandante interino do 3º Regimento de Infantaria de Lisboa, tenente-coronel José João Doutel, comandante do Regimento de Infantaria de Abrantes, tenente-coronel Luís de Azeredo Pinto, comandante do Regimento de Infantari 8, em Estremoz, capitão Francisco José Soares Borges e Vasconselos, comandante do destacamento do Regimento de Artilharia de Elvas, na ilha da Madeira e do tenente-coronel, comandante interino do 3º Regimento de Infantaria de Lisboa, para a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido de fornecimento de barretinas do novo padrão.
63
Ofício do coronel José Maria Branco de Melo, comandante do comandante do Regimento de Milícias de Aveiro, para o marechal de campo marquês de Tancos, ajudante-general do Estado-Maior General, sobre o padrão de barretinas a adquirir para os oficiais do seu comando.
64
Minuta de aviso da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o tenente-coronel, inspector interino do Arsenal do Exército, sobre a remessa do figurino de uniformes do 6º Batalhão Nacional Móvel de Lisboa.
65
Ofício de José Teixeira de Aguiar, governador-civil de Braga, para António Inácio Caiola, governador da província do Minho, sobre a entrega de duas barretinas do novo padrão para soldados de caçadores e infantaria.
66
Ofício do barão de Faro, comandante-geral de Artilharia, para o visconde (depois marquês) de Sá da Bandeira, interinamente secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os uniformes dos corpos de artilharia e vencimento dos artífices.
67
Ofício de Francisco Pedro Celestino Soares, da 1ª direcção secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o visconde de Reguengos, presidente da Comissão do Ministério da Guerra, sobre a ordem, a cada uma das comissões de cavalaria e infantaria, que apliquem os seus trabalhos ao exame dos melhoramentos nos equipamentos dos soldados e cavalos.
68
Relação, do Arsenal do Exército, sobre as "Dimensões de uma espora de novo padrão para cavalaria, em medida portuguesa", assinada pelo tenente-coronel Costa.
69
Actas e minutas de actas das auditorias, por ordem da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, aos conselhos administrativos dos corpos do Exército, sobre fardamento, efectuadas pelo tenente tesoureiro Vitorino José de Sousa Mota, tenente Luís Carlos de Oliveira Botelho, alferes Henrique Coquete e pelo Alferes José Rodrigues Viceto.
70
Ofício da 2ª direcção da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada pelo duque da Terceira, sobre a ordem do inspector-fiscal do Exército, para que faça processar a conta da despesa feita com a litografia de figurinos.
71
Correspondência entre a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e a Comissão de Armamento, Eqipamento e Fardamento, sobre a mudança de fardamento e experiências de armamento.
72
Correspondência entre a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, Comissão de Armamento, Eqipamento e Fardamento e a empresa alemã Max Binsfeld, sobre a aquisição de ferragens para calçado.
73
Correspondência entre a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e a Comissão de Armamento, Eqipamento e Fardamento, sobre o estudo do plano geral de uniformes do Exército.
74
Correspondência entre o coronel de cavalaria Miguel Rufino Alves, chefe da 2ª repartição da direcção geral e G. de Santos Teixeira, do gabinete, ambos da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre propostas para uniformes, apresentadas pela comissão encarregada destes serviços.
75
Relatório da sub-comissão nomeada para dar parecer sobre a obra do major S. A. Salgueiro, do 7º Regimento de Infantaria Suissa, intitulada "La Chaussure Militare" e sobre os três modelos de calçado que acompanham esta obra.
76
Correspondência entre o general de divisão Jorge Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado, inspector-geral da Inspecção Geral de Infantaria e o major de artilharia Júlio Carlos de Abreu e Sousa, chefe do gabinete da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de sapatos pelo comandante do Regimento de Infantaria 13.
77
Ofício de Francisco José de Matos, artífice, relatando o seu exame aos arreios que lhe foram estregues, conforme "os arreios à Hussard".
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
(...)
26
Caixa nº 26
Caixa nº 8
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 8
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/23/08
Título
Caixa nº 8