Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
07
Campanha de 1762. Guerra Fantástica (1762 - 1763).
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
01
Ofício de Bernardo da Costa Fagundes, governador da praça de Castelo Rodrigo, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, comunicando que entrou nessa praça o coronel do Regimento de Infantaria de Penamacor, Luís Delgado Freire, para ocupar o lugar de governador da dita praça.
02
Ofício do marechal-de-campo José Joaquim de Miranda Henriques para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, pedindo transferência e promoções de oficiais.
03
Ofício de Manuel Correia Freire, coronel do 2º Regimento de Infantaria de Elvas, para D. Luís da Cunha, Ministrto da Guerra, pedindo transferência de oficiais.
04
Correspondência do coronel D. João de Sousa, do Regimento de Infantaria de Valença, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre transferências de pessoal, fazendo queixa dos serviços prestados por João António P. Pimentel Feio, juiz de fora da praça.
05
Correspondência do tenente-coronel Bartolomeu Aranda para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre distribuição de cavalos.
06
Correspondência de Francisco José Sarmento, governador das Armas de Trás-os-Montes, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre nomeações de pessoal.
07
Ofício assinado por Francisco António Cotrim de Carvalho, sobre transferências de soldados.
08
Carta sem assinatura e destinatário, sobre operações militares.
09
Notas (rascunho) sobre operações militares na província do Alentejo.
10
Notas sobre operações do Exército espanhol em Portugal.
11
Notas (rascunho) relativas à jurisdição do governador espanhol de Almeida.
12
Notas sobre operações militares.
13
Ofícios de Gaspar Lopes, que serviu de espião no tempo da campanha, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra.
14
Correspondência do conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha, governador das Armas da Beira, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa a operações militares da campanha naquela província.
15
Correspondência do coronel José da Costa, do Regimento de Cavalaria de Moura, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre a dificuldade que tem em aquartelar o seu regimento.
16
Ofício de Miguel Luís Jacob para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre o plano da trincheira, pedindo transferência do seu filho do Regimento de Artilharia da província do Alentejo para o do Ribatejo.
17
Ofício de Dinis Gregório de Melo Castro e Mendonça para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, remetendo relação dos oficiais propostos para recuperarem os seus postos nas companhias novas do seu regimento.
18
Correspondência de João da Câmara para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dizendo que recebeu 100 cavalos e sobre promoções de militares.
19
Ofício do coronel António Vieira Gueões da Fonseca, do Regimento de Infantaria de Monção, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre pessoal do seu regimento que se acha incapaz e capaz para o serviço.
20
Ofício de João Mendes Sachetti Barbosa, físico-mor do Exército, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre as dificuldades do serviço de saúde em Abrantes.
21
Correspondência do marquês Estribeiro-Mor para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa à campanha.
22
Correspondência do barão conde [de Lippe], marechal dos exércitos e governador das Armas do Alentejo, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa à campanha.
23
Correspondência do coronel Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, do Regimento de Cavalaria da praça de Almeida, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre géneros necessários para o regimento, pano para fardamento, armamento e pedido de prorrogação de licença.
24
Correspondência do sargento-mor Alexandre Palhares Coelho de Brito, governador da praça de Almeida, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre a capitulação dessa praça.
25
Correspondência do coronel Manuel de Bastos e Sousa, do 1º Regimento de Infantaria de Elvas, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dando conta das suas acções, pedindo cavalos e referindo-se a promoções de oficiais.
26
Correspondência do coronel Francisco Furtado de Mendonça, do 2º Regimento da Armada, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, agradecendo favores, referindo-se à promoção de oficiais e participando que encontraram fardamento de ingleses com papéis nas algibeiras.
27
Correspondência de D. Diogo de Sousa, governador do Castelo da Barra da vila de Viana, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, remetendo notícias vindas de Santiago de Galiza.
28
Correspondência do brigadeiro António Carlos Furtado de Mendonça, comandante do Regimento de Infantaria de Olivença, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, informando-o dos movimentos do seu regimento naquela província.
29
Correspondência de João Alexandre de Chermont, governador da praça de Setúbal, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa ao pagamento dos seus soldos e a obras de reconstrução que tem feito na praça de Almeida.
30
Correspondência do coronel Manuel Pereira de Matos, do Regimento da praça de Campo Maior, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre marchas do seu regimento, nomeações de pessoal, refugiados e remetendo relação dos oficiais que se acham incapazes de servir.
31
Correspondência de Manuel António Cortes de Barros para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, remetendo relações do material necessário para fardar as tropas do 2º Batalhão do Regimento de Artilharia de Estremoz.
32
Correspondência de António de Noronha Menezes para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dando conta das suas actividades durante a campanha.
33
Ofício do coronel Bento de Matos Mexia, governador da praça de Olivença, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativo à campanha.
34
Correspondência de Leandro Francisco de Sousa para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre pólvoras e armamento.
35
Correspondência de João de Lencastre, governador das Armas do Alentejo, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa à campanha.
36
Correspondência do conde de Unhão para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa à campanha.
37
Ofício do marquês de Angeja para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, sobre dúvidas que se levantaram sobre a sua antiguidade.
38
Correspondência de José Félix da Cunha Menezes, marechal de campo, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa à campanha.
39
Correspondência do tenente-general marquês de Tancos para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa à campanha.
40
Correspondência do conde da Cunha para o seu irmão D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, relativa à campanha.
41
Correspondência do coronel marquês do Lavradio, do Regimento de Cascais, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra.
42
Correspondência do coronel Jorge Francisco Machado Mendonça, do Regimento de Infantaria do Porto, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, participando os movimentos do seu regimento.
43
Ofício do conde de Sampaio para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, pondo à disposição os seus serviços.
44
Ofícios de João de Sampaio de Melo e Castro para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dando conta das suas acções.
45
Ofício de Manuel da Beça de Antas para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, agradecendo favores.
46
Correspondência de José Pereira Miguens, governador da praça de Penamacor, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, acerca da capitulação dessa praça.
47
Ofícios do coronel Martim Lopes Lobo de Saldanha, do 2º Regimento de Infantaria de Olivença, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dando conta das suas acções.
48
Correspondência de D. Tomás da Silveira Albuquerque Mexia para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, participando a chegada de armamento à praça de Cascais.
49
Ofício do coronel António dos Santos, governador de Moura, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dando conta das suas acções.
50
Ofícios de João Palha de Almeida, governador da praça de Estremoz, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dizendo que cumpriu as ordens superiores e informando das suas acções.
51
Ofício do visconde de Mesquitela, coronel do 1º Regimento da Armada, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dizendo que remete o mapa do seu regimento conforme ordens superiores.
52
Ofício do coronel Luís de Mendonça Furtado, do Regimento de Infantaria de Viana do Castelo, para D. Luís da Cunha, Ministro da Guerra, dispondo-se a cumprir todas as ordens que lhe derem.
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
Caixa nº 2
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 2
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/07/02
Título
Caixa nº 2