Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
09
Governos de Aires de Sá e Melo e Visconde de Vila Nova de Cerveira (1776 - 1801).
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
01
Correspondência de José Joaquim de Miranda Henriques, governador das Armas do Minho, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, respeitante a requerimentos apresentados por praças de diversos regimentos, nos quais solicitam baixa por doença.
02
Correspondência de Manuel Coelho de Carvalho, corregedor de Guimarães, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa à recolha no Convento das Religiosas de Bairão de D. Mariana de Menezes, viúva de Caetano Baltazar de Sousa de Carvalho, sob a protecção de D. Francisca Violante de Gusmão, abadessa do dito convento.
03
Ofício de Frei Manuel de São Carlos, ministro provincial dos Menores Observantes da Província de Portugal, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as capacidades literárias e religiosas de Frei Manuel do Espírito Santo, residente do Colégio de São Boaventura, na cidade de Coimbra.
04
Ofício de Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para Manuel de Figueiredo, determinando que o ordenado de José dos Santos, oficial da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, entretanto falecido, seja distribuído, particularmente, a Cipriano José de Carvalho e Gregório Gomes da Silva, oficiais supranumerários, bem como à viúva, para seu sustento.
05
Ofício de Vitorino José da Rocha para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dando conhecimento da prática de contrabando de fazendas, escondidas em barris de manteiga, a que assistiu no Cais da Ribeira.
06
Ofício do bispo de Lamego para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o recolhimento a um convento de D. Mariana Delfina, irmã de Luís Pinto de Sousa.
07
Correspondência de José Ricalde Pereira de Castro para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a situação de D. Maria Antónia Tavares da Costa Lobo, casada com António Fernandes.
08
Ofício de José Alberto Leitão para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o requerimento de João Martins, no qual solicita que seja inteiramente penhorado o vencimento de Bernardino José de Sena, antigo guarda-livros da extinta Contadoria Geral de Guerra, dado que este lhe é devedor de determinada quantia e não possui outros bens para execução.
09
Ofício de Florêncio José Xavier Nogueira para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a devassa feita à vila de Abrantes por ordem da abadessa e madre da Ordem do Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, da dita vila.
10
Ofício do Dr. Caetano Vitorino de Faria para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a carta recebida do Dr. Manuel Marques Brandão, de Roma, dando notícias de diversos religiosos.
11
Correspondência de José Joaquim Borges da Silva, juiz de fora de Torres Novas, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a incumbência que recebeu de analisar o montante das sizas respeitantes ao concelho de Torres Novas.
12
Correspondência de Luís Botelho da Silva Vale, desembargador, provedor-mor da Saúde da Corte e Reino, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o parecer que lhe foi pedido a respeito das petições de diversos capitães de navios estrangeiros.
13
Ofício de José Francisco de Araújo e Vasconcelos, provedor de comarca, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o requerimento das recolhidas de Santa Maria Madalena, da cidade de Braga, relativo aos bens de que são detentoras.
14
Ofício de José Fernandes Nunes, desembargador dos agravos, juiz conservador do Império da Alemanha, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo à causa pendente no Juízo da Conservatória da Alemanha entre as partes envolvidas, Francisco Schumacher, do Império da Rússia, e Reinier Schact (?), nacional de Bremen, negociante.
15
Ofício de António Joaquim de Pina Manique, desembargador superintendente geral dos Contrabandos e Descaminhos dos Reais Direitos, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a recolha de cinquenta volumes, possivelmente com fazendas, de uma das duas fragatas de guerra inglesas, "Sphinx" e "Phaeton", para o paquete "Rei Jorge".
16
Ofício de Martinho de Melo e Castro, secretário de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando que sejam dadas ordens aos governadores das Armas e Províncias do Reino para que providenciem a fim de que os réus condenados aos degredos na Índia e Moçambique possam embarcar nos navios de viagem, não ficando detidos.
17
Ofício de Joseph de Lencastre para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, inteirando-se do seu estado de saúde e referindo-se a um conhecimento de tabaco francês para seu uso pessoal, com a autorização da rainha.
18
Ofício do conde de Resende para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma carta do governador da praça de Alcoutim, para ser presente à Rainha.
19
Ofício de António Sarmento Pimentel, governador da praça de Miranda do Douro, para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a carta do capitão Luís de Nieuland, governador do Exército de Castela-a-Velha de Espanha, com o pedido do intendente-geral do mesmo Exército para que seja concedida autorização ao comissário D. João António de Arias para inquirir testemunhas sobre a morte violenta de António Martins, guarda da aduana da Torre de Gamones.
20
Ofício do visconde de Vila Nova da Cerveira para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a carta de Luís Botelho da Silva Vale sobre o comportamento do marquês de Valença na procissão do Corpo de Deus.
21
Ofício de João Xavier Teles da Silva para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comentando o comportamento do cônsul de Inglaterra em Portugal.
22
Requerimentos de praças dos regimentos de Artilharia, nos quais solicitam que lhes seja concedida reforma com o soldo por inteiro.
23
Decreto (cópia) relativo ao Conselho de Justiça.
24
Decreto (cópia) relativo aos Conselhos de Guerra.
25
Ofícios (cópia) de Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para João de Almada e Melo, sobre a saída de documentos da extinta Vedoria do Porto.
26
Decreto respeitante a capitães providos e reformados do Terço de Infantaria Auxiliar de Viseu.
27
Decretos (cópia) respeitantes à entrega de nove contos e seiscentos mil réis ao procurador bastante de Francisco de Almada e Mendonça.
28
Ofício do duque de Lafões para a rainha D. Maria I, propondo que sejam acrescentados ao posto de coronel, sem prejuízo das suas antiguidades para futuras promoções, os tenentes-coronéis de Infantaria e Cavalaria Félix de Almada Castro e Noronha e Pedro Francisco Viganego, por terem mais de 23 anos do posto de tenente-coronel e muitos mais de excelente serviço.
29
Ofício do coronel João Teles de Menezes e Melo, governador da praça de Valença do Minho, sobre a recepção de cinco presos remetidos do Ferrol, por ordem da corte de Madrid.
30
Ofícios do brigadeiro Gonçalo Pereira Caldas para o visconde de Vila Nova da Cerveira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o resumo dos postos que se acham vagos no Regimento de Valença, sob seu comando, e o modelo dos uniformes dos seus oficiais.
31
Correspondência do visconde da Lourinhã, governador das Armas da Província do Alentejo, para o visconde de Vila Nova da Cerveira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os exames feitos no Pinhal do Maranhão do termo da vila de Avis, pertencente à casa do duque de Cadaval.
32
Ofício de Diogo Ferreira para Aires de Sá e Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido do tenente-general conde de Bobadela para fornecimento de pólvora à praça de Valença.
33
Correspondência de Fernando da Costa de Ataíde Freire e Diogo Ferreira para o visconde de Vila Nova da Cerveira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a informação recebida de Francisco Calvo da Cruz, alcaide ordinário da vila de San Felizes de los Gallegos, Espanha, relativa ao facto de alguns portugueses terem tirado um réu da cadeia de Freixineda, no ano de 1778.
34
Ofício do visconde de Vila Nova da Cerveira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para Martinho de Melo e Castro, remetendo a conta recebida do marechal-de-campo Fernando da Costa de Ataíde Teive, governador das Armas da Província da Beira, relativa à detenção, por parte de soldados castelhanos, de alguns nacionais, levando-os para território espanhol.
35
Ofício de D. José Pedro da Câmara, governador das Armas da Província do Minho, para o visconde de Vila Nova da Cerveira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando o falecimento do coronel de Infantaria Francisco de Abreu Pereira Cirne de Castro, governador do castelo de São Tiago Maior da barra da vila de Viana do Castelo, ocorrido no dia 27 de Setembro de 1788, e dando conhecimento das suas visitas a diversas praças, castelos e fortalezas.
36
Ofício do coronel Joaquim de Sousa da Silva Alcoforado, comandante do Regimento de Infantaria de Castelo de Vide, para o visconde de Vila Nova da Cerveira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, tecendo observações sobre o 1º Regimento de Olivença.
37
"Listas das petições que baixam e vão remetidas ao Conselho de Guerra por Avisos de 4 e 30 de Dezembro de 1772", assinadas por Manuel de Figueiredo.
38
Certificado dos serviços prestados no Estado da Índia pelo sargento-mor José de Morais Antas Machado, engenheiro, emitido pelo capitão-tenente Dionísio Ferreira Portugal, das Fragatas de Sua Majestade Fidelíssima.
39
Alvarás assinados pela rainha D. Maria I respeitantes ao Regimento do Conselho da Fazenda e Estado e a precedências de titulares.
40
Decreto rubricado pela rainha D. Maria I, relativo a franquias a navios estrangeiros.
41
Relação dos oficiais inferiores, soldados e tambores compreendidos no decreto de 25 de Agosto de 1779, ou que tiveram baixa de serviço.
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
Caixa nº 2
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 2
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/09/02
Título
Caixa nº 2