Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
11
Governos de D. Luís Pinto de Sousa Coutinho e do duque de Lafões (1788 - 1801).
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
01
Processo sobre o naufrágio da fragata francesa “Astria” na costa da ilha do Pico.
02
Ofício de D. Diogo Correia de Sá, governador da fortaleza de São João da Foz, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo para que o Santíssimo Sacramento seja colocado na capela do castelo, por causa dos soldados enfermos.
03
Ofício do sargento-mor de Infantaria, com exercício de engenheiro, Diogo Correia da Mota sobre obras militares.
04
Ofício do major Diogo Garcez Palha de Almeida, da fortaleza de Cascais, informando que o piloto da barra José da Cruz encontrou um bergantim americano com falta de mantimentos e o conduziu a terra, para que o seu piloto falasse com o respectivo cônsul.
05
Ofício do capitão-mor Domingos Ferreira Macedo e Mendonça, governador da praça de Sesimbra, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a necessidade de fazer obras no quartel e nos armazéns.
06
Ofício de Francisco Borges da Veiga e Andrade, comandante do Regimento de Infantaria de Lagos, pedindo autorização para remeter à Casa da Índia o preso António José Águas, porta-bandeira da 6ª Companhia.
07
Ofício de Francisco Brunette, governador da praça de Peniche, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o navio espanhol "São Pedro de Alcântara".
08
Ofício do capitão Francisco Joaquim de Torres e Miranda para o comandante da sua companhia, sobre José António da Cunha, militar sobre quem recaem várias culpas.
09
Ofício do coronel Francisco José Gattinara de Miranda, comandante do Regimento de Infantaria de Setúbal, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, chamando a atenção para as más condições em que se encontram os militares no Hospital da Misericórdia daquela praça.
10
Correspondência do tenente-general D. Francisco Xavier de Noronha, governador da praça de Elvas, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a necessidade da criação de uma botica no hospital militar local, os problemas de abastecimento e de administração da sua praça e sobre os militares espanhóis que se encontram perto da fronteira.
11
Ofício de Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, administrador do provimento das munições de boca da cidade do Porto, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a enviar as contas da Administração dos Provimentos de Boca das tropas da cidade do Porto.
12
Correspondência do coronel Frederico Caldwell, comandante do Regimento de Cavalaria de Castelo Branco, sobre o preço de sapatos e botas para as tropas.
13
“Relação dos cadetes do Regimento de Artilharia da Marinha”, assinada pelo coronel Gustavo Adofo Hércules de Chermont, comandante do Regimento de Artilharia da Marinha, com oficio de remessa para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
14
Ofício de Inácio Xavier de Sousa Pizarro para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a pedir para ser aposentado.
15
Ofício do sargento-mor Jerónimo José Nogueira de Andrade, comandante da praça de São Julião da Barra, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um oficial engenheiro francês que pretende observar as obras daquela torre.
16
Ofício do sargento-mor Joaquim Eleutério Ferreira, comandante do Quartel de Belém, sobre uma relação do azeite a fornecer aos dois regimentos ingleses aquartelados no Quartel do Regimento de Lippe.
17
Correspondência de João Jacob de Mestral, comandante da praça de Cascais, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o duque do Luxemburgo e alguns fidalgos franceses que chegaram a bordo de uma fragata inglesa.
18
Correspondência do marechal de campo João MacIntire, comandante do Regimento de Infantaria de Setúbal, sobre a sua chamada à Corte.
19
Ofício do tenente-general João de Ordaz e Queirós para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acerca de uma ponte nova sobre o rio Tejo, no sítio de Vila Velha de Ródão.
20
Ofício do coronel João Shadwell Connell, comandante do Regimento de Infantaria de Lagos, sobre três chavecos de mouros que naquela costa perseguiram um iate.
21
Correspondência do sargento-mor João da Silva Bento, da praça de Peniche, sobre os navios que chegam ou naufragam naquela costa.
22
Ofício do marechal-de-campo João Ilessor, comandante do Regimento de Cavalaria de Chaves, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a lista dos oficiais que foram dispensados temporariamente para tratarem das suas terras e sobre o facto de não ter notícias de movimentações das tropas espanholas na Galiza.
23
Ofício de João Vasco Manuel Braun, governador da praça de Estremoz, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a acusar a recepção de um aviso e a comunicar a entrega da carta recebida para o governador da província do Alentejo.
24
Correspondência de João Victória Miron de Sabione, comandante do Regimento de Artilharia do Porto, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os meios de defesa existentes no Norte de Portugal, e a reintegração do militar João Manuel de Morais Sarmento,
25
Relação da “Conta do quinto ano da Administração dos Assentos do Reino do Algarve, que teve princípio em 1 de Setembro de 1794 e findou em 31 de Agosto de 1795”, e respectiva liquidação bem como liquidação da palha e da cevada, e “Demonstração da utilidade que tem a Real Fazenda em que o trigo de maior peso seja reduzido a farinha e entregue aos feitores a 28 pães por cada arroba” com oficio de remessa de João Vidal da Costa e Sousa, encarregado dos assentos de munições de boca das tropas do Algarve, para Luís Pinto de Sousa Coutinho.
26
Correspondência de Joaquim José Gomes de Abreu, tesoureiro geral das Tropas das Três Províncias do Norte e Partido do Porto, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acerca de uma queixa sobre a actuação do coronel Teodoro Pedegache Soromenho Brandão, escoltas para condução de dinheiro para tropas e a interpretação de um decreto.
27
Correspondência de Joaquim José da Veiga Castro Ferreira, tesoureiro geral das Tropas das Três Províncias do Norte, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a enviar relações de géneros, munições e fardamentos das praças do Norte e petição dos familiares dos oficiais falecidos a quem não foi efectuado o pagamento da respectiva pensão.
28
Ofício do coronel Joaquim de Sousa da Silva Alcoforado, comandante do Regimento de Castelo de Vide, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre carências humanas e materiais naquele Regimento.
29
Relatório (cópia) do Conselho de Guerra com a sentença do julgamento em que foram réus os militares António Caeiro, Caetano Joaquim Borges, António Joaquim Guerreiro, Rafael Vaz Frade e Justiniano Henriques, assinado pelo coronel José Carcome Lobo, do 1º Regimento de Olivença, com o ofício de remessa para Luís Pinto de Sousa Coutinho.
30
Ofício do sargento-mor engenheiro José Champalimaud de Nussane para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando a manutenção do seu lugar na Junta das Obras Públicas, apesar de o Rei o ter destacado para outras funções.
31
Ofício de José Maria Leite Pita Osório, comandante do Regimento de Cavalaria de Moura, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o provimento do alferes Manuel Pedro de Matos.
32
Correspondência (minutas) de Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para João Forbes Skellater, marquês de Angeja, marquês de Marialva, conde de S. Lourenço e Frederico Caldwell, sobre a revista de inspecção ao Regimento de Cavalaria da Corte e província da Estremadura entre outros assuntos.
33
Correspondência do tenente-coronel José Morais Antas Machado para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os trabalhos em curso e pedindo mais pessoal e dinheiro.
34
"Alvará por que Sua Alteza há por bem que desde 9 de Maio de 1675 se escuse o ofício de tesoureiro dos Armazéns da Repartição das Fronteiras" (cópia).
35
"Regimento da Junta dos Três Estados sobre a forma que se há-de ter na arrecadação da dita Repartição que os almoxarifes e seus escrivães hão-de observar" (cópia).
36
Provisão da rainha D. Maria I assinada pelos ministros e deputados da Junta do Comércio Teotónio Gomes de Carvalho e João Roque Jorge, ordenando que se mande proceder à venda pública dos géneros salvos por Jorge Crispim e Diogo Murphy.
37
Requerimento assinado por Vicente José Ferreira Cardoso da Costa, juiz de fora do cível, Carlos Vieira de Melo e outros, através do qual a Câmara do Porto pede para ser dispensada da obrigação de aprontar recrutas para os dois regimentos da guarnição da cidade.
38
"Relação das pessoas que gratuitamente ofereceram para serviço do Real Exército as parelhas de bestas muares abaixo declaradas", assinada por Luís Dias Pereira.
39
Decreto (cópia) real concedendo indulto geral aos desertores do Exército.
40
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo marquês de Valença, marquês de Penalva, conde da Ega, D. Antão de Almada e D. José de Noronha para que seja permitido considerar a sua regulação igual à do Conselho de Guerra, quanto ao honorífico, e quanto ao útil, pela do Conselho da Fazenda.
41
Ofício do conde da Ega, inspector geral das munições de boca do Exército, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a relação dos géneros existentes nos depósitos de víveres, para provimento das tropas.
42
Ofício de D. Rodrigo de Sousa Coutinho para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando-lhe que sirva de intermediário junto de António Lafargue a fim de se estabelecer uma troca de prisioneiros com os franceses.
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
22
Caixa nº 22
Caixa nº 5
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 5
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/11/05
Título
Caixa nº 5
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.