Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
11
Governos de D. Luís Pinto de Sousa Coutinho e do duque de Lafões (1788 - 1801).
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
01
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, Intendente-geral da Polícia da Corte e do Reino, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o comportamento do cidadão inglês Filipe Hockel.
02
Ofício de António Joaquim de Pina Manique, desembargador dos Agravos e Superintendente-geral dos Contrabandos e Descaminhos dos Reais Direitos, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a prisão de um marinheiro inglês tripulante do navio de guerra "Bulldog" que pretendia vender tabaco.
03
Ofício de Aires António de Sales Ribeiro, corregedor da Comarca de Castelo Branco, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo mapa geral do gado muar, cavalar e asinino pertencente à comarca.
04
Ofício de António Luís da Cunha informando ter recebido do fiel Francisco José de Sequeira, utensílios de madeira pertencentes aos hospitais militares e ter passado os respectivos recibos.
05
Ofício de António Maurício Mascarenhas de Mendonça, corregedor de Belém, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando ter mandado conduzir à cadeia da comarca um prisioneiro trazido de Viana, no iate de que é mestre António José Ferreira.
06
Correspondência do marquês de La Rozière e dos oficiais do seu Estado-Maior, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa a soldos, transferências, licenças e outros assuntos relativos à organização suas tropas.
07
Carta do bispo do Algarve dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a desejar boas festas.
08
Ofício de Domingos Rafael Dinis, comandante da barca "Tigre", dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relatando um incidente com um corsário francês e um mouro ao largo da barra de Faro.
09
Ofício do bailio Duarte de Sousa Coutinho dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a informar como funciona o correio extraordinário entre a cidade do Porto e Lisboa.
10
Aviso de Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para Francisco de Almada Mendonça, desembargador da Relação e Casa do Porto e corregedor e provedor da Comarca, a determinar o envio de uma relação completa do número de cônsules, vice-cônsules e feitores que as potências estrangeiras têm nas províncias do Norte.
11
Ofício de Francisco Joaquim Soares Brandão, guarda-mor provedor da saúde do porto de Belém, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a informar que no porto de Belém se acham apresados um navio espanhol e outro veneziano, e a solicitar instruções de procedimento para cada um dos casos.
12
Ofício de Francisco de Paula Zuzarte, juiz de fora em Serpa, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo a três réus espanhóis entregues à justiça daquele reino, para serem julgados na Real Sala do Crime em Sevilha.
13
Ofício de Francisco Tavares de Almeida, juiz de fora em Aldegalega, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a informar que arranjou alojamento para o conde Pollon, ministro da Sardenha.
14
Ofício de Januário António Lopes da Silva da Contadoria dos Armazéns da Guiné, Índia e Armadas, sobre a nomeação de funcionários para a Real Junta da Fazenda da Marinha.
15
Ofício de João Ferreira Batalha, juiz da Comarca de Ponte de Lima ,dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo à sua missão de mobilizar meios de transporte para a deslocação do Exército.
16
Ofícios de D. João Luís Auran dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando ter autorização régia para plantar barrilha na vila de Palmela em baldios que se encontram ocupados com trigo semeado por Joaquim José Mourão, criado do prior-mor do convento de São Tiago.
17
Ofício de João Vidal da Costa e Sousa, superintendente e juiz da Alfândega de Faro, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, a enviar a correspondência trocada com o consul de Espanha ocasionada por problemas com o comércio de tabaco.
18
Ofício de Joaquim Pedro Gomes de Oliveira, provedor da comarca de Setúbal, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo aos dízimos do paúl da Comporta, pertencente à comarca de Santiago do Cacém, incorporado na Casa do Infantado.
19
Ofício de José Albano Fragoso, juiz de fora de Monsaraz, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo a uma diligência que estaria fora da sua jurisdição e a ordens recebidas do general da província.
20
Ofício de José Carvalho de Andrade dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo ao sequestro de bens de Gonçalo da Rocha de Castro, pagador geral das tropas.
21
Correspondência de frei José da Consolação dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a movimentação de tropas do Alentejo para Badajoz.
22
Ofícios de José Diogo Mascarenhas Neto para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a construção de estradas.
23
Ofício de José Apolinário Costa, juiz de fora em Elvas, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pagamento que o vedor geral do Exército fazia a José Joaquim da Silva pelo uso de uma barca no rio Caia.
24
Ofício de José Fernandes Nunes para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo a delinquentes espanhóis, presos e remetidos à Intendência da Polícia debaixo de escolta, e que o embaixador de Espanha entende que esses devem ser entregues ao governador de Badajoz.
25
Ofício de José Joaquim Sampaio, corregedor da comarca de Alenquer, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo à diminuição dos habitantes e informando que por ordens da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino se deverá deslocar para a vila da Chamusca a fim de repartir as terras do paúl da Trava.
26
Correspondência de José Seabra da Silva, oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a apresentação de cartas pelo encarregado de negócios da Prússia, sobre a questão envolvendo o comerciante inglês “Burns e Filhos” e a viúva de Matias Lourenço de Araújo e informando que os avisos e portarias deverão ser expedidas pelas repartições competentes.
27
Ofício de José de Sousa Vidigal, juiz ordinário em Lavre, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o recenseamento de homens entre os 16 e os 40 anos a ser efectuado na comarca de Évora.
28
Ofício de João Osório de Castro Sousa Falcão, juiz de fora em Vimioso, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo à fragilidade da fronteira entre Trás-os-Montes e Castela.
29
Ofício de Luís de Moura Furtado, provedor da comarca de Setúbal, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o processo relativo ao conflito ocorrido entre o soldado José da Paixão e António José Calhau, conteiro de Arcão, e consequente prisão.
30
Ofício de Manuel António da Fonseca e Gouveia, corregedor cível da cidade de Lisboa, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dizendo que remete a relação dos vice-consules nomeados por João António Borchers, consul geral da Rússia.
31
Ofício de Manuel Cipriano da Silva, juiz de fora de Faro, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo certidão em como o cidadão espanhol Fernando Tovar Padilla e Galangos foi entregue ao corregedor de Ayamonte.
32
Ofício de Manuel Francisco da Silva Veiga Magro de Mendonça, chanceler da Relação da Casa do Porto, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o processo da diligência efectuada pelo dr. João de Azevedo Pacheco Sacadura Botte, em Viana, devido à contestação por causa do uso de poços e fontes.
33
Ofícios de Manuel Joaquim Lobo Penedos e de José Patrício Dinis da Silva Seixas, juizes de fora servindo como corregedores e provedores da comarca de Ourique, dirigidos a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativos às indicações dadas no sentido de ser fornecida relação de todas as bestas muares, éguas, burros, carros de bois e vacas ao serviço nessa comarca.
34
Exposição de Manuel Marinho Falcão de Castro e Morais, juiz de fora em Guimarães, dirigida ao Rei através de Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa à degradação em que se encontram as ruas de Guimarães e respectivas muralhas.
35
Ofício de Manuel Pinho de Almeida e Lima, corregedor da comarca da Guarda, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma certidão justificativa de não ter fornecido o mapa geral das bestas muares e carros de bois existentes na comarca.
36
Ofício de Manuel Vicente Marecos, corregedor da Comarca de Setúbal, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o processo relativo ao despedimento do rendeiro Francisco Henriques da Costa por parte de Bernardino Freire de Andrade e Castro, proprietário das herdades da Encharrama e Encharraminha, e o prejuízo que lhe causou..
37
Ofício de Miguel Ferreira Dias dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo à autorização concedida a Miguel Diogo da Gama Lobo Almada para fazer um corte redondo na mata de Arcão.
38
Ofício de frei Nuno Leitão, abade-geral esmoler-mor, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a exposição apresentada pelo seu sargento-mor sobre o abandono dos campos cultivados por falta de gente devido ao recrutamento.
39
Ofícios do coronel Paulo José Lopes, comandante do Regimento de Elvas, e de José Paulo de Carvalho, juiz de fora dessa praça, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a ordem para prender o tenente-coronel D. António de Almeida Beja e Noronha, por ter faltado à recepção do embaixador de Inglaterra, que vindo de Espanha passou por essa praça.
40
Ofício de Pedro Mendonça de Moura dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, justificando o não envio da conta do primeiro-tenente João Afonso Neto, comandante da escuna "Real João".
41
Ofício de D. Rodrigo José de Meneses dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo ao assentamento de praça de 35 cavalos pertencentes à princesa.
42
Ofício de Sebastião Correia de Sá, superintendente dos Tabacos e Alfândega do Minho, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a petição (cópia) de Guilherme Williams, comandante do bergantim inglês "Esperança", que se encontra apresado no porto de Viana.
43
Ofício de Tomás Joaquim de Melo e Castro, corregedor da comarca de Avis, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo ao fornecimento do mapa de bestas e carros disponíveis na comarca.
44
Correspondência proveniente de Viena de Áustria, sem destinatário, sobre a situação no reino da Polónia.
45
Ofício dos vereadores da câmara do concelho de Godim para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando que os carros daquele concelho não sejam mobilizados para o transporte de fardamento e munições para as praças de Bragança e Miranda, pois tal trará grande prejuízo ao comércio.
46
Ofício assinado pelos vereadores de câmara do concelho de Fontes para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando que os carros daquele concelho não sejam mobilizados para o transporte de fardamento e munições para as praças de Bragança e Miranda, pois tal trará grande prejuízo ao comércio.
47
Ofício assinado pelos vereadores da câmara do concelho de Setúbal para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo para que remeta a Sua Majestade a carta, inclusa, onde expõem as necessidades do concelho, nomeadamente a construção do aqueduto, limpeza da vala real e outras obras.
48
Ofício do juiz, vereadores e procurador da cidade de Bragança para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando que não seja afastado daquela cidade um regimento de Infantaria, pois irá causar prejuízos no comércio local.
49
Carta (cópia) de J. P. Auriol para o governador-geral do concelho supremo de Fort Williams relativa a um tratado em negociação entre o capitão-geral de Goa e uma entidade chamada Hyder Alty, envolvendo a oferta de uma valiosa espada em ouro decorada com diamantes e rubis.
50
Tratado (cópia) celebrado entre a imperatriz da Rússia, os reis da Dinamarca, Noruega e Suécia a fim de protegerem o comércio marítimo por causa da guerra entre a Grã-Bretanha, França e Espanha.
51
Carta de Francesco Landi, cidadão do Grão-Ducado da Toscânia, dirigida ao conde de São Vicente, comandante em chefe das forças navais britânicas no Atlântico e no Mediterrâneo, solicitando a sua ajuda junto da corte portuguesa e de Rodrigo de Sousa Coutinho, secretário de Estado da Marinha, a fim de ser nomeado cônsul de Portugal naquele Grão-Ducado.
52
Carta do capelão Vicente Martinez Arteaga, sem destinatário, relatando as condições em que foi convidado para informar D. Francisco de Noronha sobre a situação do estado da guerra e seus preparativos.
53
Carta de C. J. Fox dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando ter dado ordens para deter o capitão inglês Mackenzie e que apresou um navio português em Elmina.
54
Cartas do marquês de La Rozière para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa ao armistício envolvendo os exércitos da república francesa quer em Itália quer na Alemanha.
55
Carta de Hillsborough para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo cópia das instruções dadas pelo rei de Inglaterra e que deverão ser seguidas pelos navios da sua armada em relação aos do pavilhão português.
56
Correspondência de um súbdito inglês dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa ao apresamento de um navio português por suspeita de contrabando de munições com destino à América.
57
Carta de Grantham dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa às ordens que o rei de Inglaterra deu no sentido das tropas britânicas que desembarcaram na ilha de Trindade na costa do Brasil a evacuarem de imediato.
58
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo à chegada de um carregamento de instrumentos médicos vindos de Londres.
59
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo ofício da câmara de Penamacor que reclama a presença de um regimento nessa vila por motivos de segurança.
60
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre conflitos entre um criado do barão de Hoguer e outro de João Rodrigues Caldas, vizinho do cidadão inglês Locker em casa de quem o citado barão jantou.
61
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo aos problemas causados pelos numerosos ciganos existentes no território.
62
Correspondência de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a entrada no país de espanhóis, franceses, holandeses, ingleses e dinamarqueses.
63
Correspondência de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa a amostras de peles que são produzidas nas fábricas do Reino imitando as que vinham de França.
64
Correspondência de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, dirigida a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativa à prisão de um bolieiro de seges chamado António, conhecido como o "Surdo".
65
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo ao cidadão francês João Francisco Lavisse chegado a Lisboa vindo de Génova a bordo do navio sueco "Dois Irmãos", capitaneado por Elias Sandstrom.
66
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, para José Seabra da Silva, da Secretaria de Estado do Reino, pedindo que este leve ao conhecimento da Rainha o ofício, incluso, de Agostinho Bernardo Delgado Pinto, juiz de fora de Chaves, sobre a ocorrência de incidentes na fronteira com a Galiza, junto a Vilarelho, concelho de Chaves.
67
Correspondência de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negóciois da Guerra, sobre a execução da ordem para se efectuar recrutamento em todo o Reino.
68
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente-geral de Polícia da Corte e do Reino, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo a alguns indivíduos, de um regimento inglês auxiliar dessa corte, que tentaram assaltar as cadeias a fim de libertarem correligionários franco-mações.
69
Ofício de António Pedro Alcântara Sá Lopes, corregedor da comarca de Santarém, sem destinatário, sobre o levantamento dos habitantes dessa comarca com idades entre os 16 e 40 anos e elaboração do respectivo mapa.
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
(...)
22
Caixa nº 22
Caixa nº 7
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 7
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/11/07
Título
Caixa nº 7
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.