Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
12
Campanhas da Guerra das Laranjas (1801).
01
Caixa nº 1
01
Correspondência do marechal conde de Goltz para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a constituição de duas armadas, a primeira nas margens do Tejo e Zêzere e a segunda no Douro, para fazer frente às próximas hostilidades de Espanha.
02
Correspondência de Gonçalo Pereira Caldas, comandante do quartel de Viana do Castelo, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a guerra declarada por Espanha a Portugal.
03
Ofício (cópia) do [duque de Lafões, secretário de Estado dos Negócios da Guerra] para o marechal-de-campo marquês de Tancos, incumbindo-o de se dirigir à vila de Abrantes e assumir o comando de todos os estabelecimentos militares ali existentes.
04
Correspondência entre o duque de Lafões, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, e o marquês de la Rosière sobre a composição do Exército de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes.
05
"Return of officers of the Auxiliary Army who have not been provided with quarters by the Portuguese Government and are entitled to lodging and money from 4th November 1800 to 5th January 1801", assinado pelo marechal-general Neville.
06
Relações do "Estado e composição dos Regimentos do Exército de Portugal em Setembro de 1800".
07
Memória geral sobre questões tendentes a ajuizar do estado do Exército Português, pelo marechal conde de Goltz.
08
Ofício (minuta) do tenente-general João Forbes Skellater para Frederico Caldwell, incumbindo-o de lhe transmitir todas as ocorrências dignas de nota registadas na zona entre Montalvão e o Porto dos Cavaleiros, onde se encontra o regimento de que é responsável.
09
Ofício (minuta) do tenente-general João Forbes de Skellater para o marquês de Angeja sobre a correspondência que este lhe dirigiu sobre três companhias de Milícias, com referência a Estremoz, Veiros e Monforte.
10
Ofício de Simão Fraser para D. Rodrigo de Sousa Coutinho, da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, solicitando um portador, por ocasião da chegada de um paquete de Inglaterra, para enviar as cartas da Tropa Auxiliar ao local onde ela se encontrar.
11
Correspondência do brigadeiro José Maria Leite Pita Osório, comandante do Campo de Santiago [para Fernando da Costa de Ataíde Teive], relatando a situação de perigo do campo em que se encontra o seu regimento em caso de ataque, dada a ausência de Cavalaria e a falta de qualquer tipo de apoio.
12
Ofício de D. Miguel Pereira Forjaz [para Fernando da Costa de Ataíde Teive], relatando as informações transmitidas pelo barão de Carové e por Isidoro Paulo sobre os reconhecimentos feitos em Marvão e a necessidade de se organizar a defesa da fronteira.
13
Ofício (cópia) do marechal-de-campo Gomes Freire de Andrade, governador da praça de Castelo de Vide, para Fernando da Costa de Ataíde Teive, relatando as suas actividades na qualidade de comandante das tropas da província da Estremadura.
14
Ofício de Jorge César Pereira do Amaral, comandante do acantonamento de Nisa, para o marquês de Angeja, remetendo o mapa do destacamento de Nisa, o qual se encontrava em estado de profunda carência.
15
Ofício de Cristóvão Augusto de Fay para o marquês de Angeja comunicando a táctica a seguir, transmitida por duas cartas vindas de Inglaterra, assinadas por um ajudante do Quartel-General inglês e pelo tenente-coronel Flechin, comandante do Regimento Real Emigrante.
16
Ofício de D. Francisco Xavier de Noronha, governador da praça de Elvas, para Fernando da Costa de Ataíde Teive, dando conhecimento de um possível ataque a Olivença, Campo Maior e Elvas por um Corpo do Exército espanhol.
17
Ofício de Manuel Xavier de Sousa Macedo [para Fernando da Costa de Ataíde Teive], comunicando a tomada da praça de Olivença pelas forças castelhanas.
18
"Diário e elementos para a história da Campanha de 1801 em Portugal contra a invasão espanhola", coligidos pelo coronel Bernardo Guilherme Held, barão de Wiederhold.
19
"Mapa do que falta no Regimento de Cavalaria de Moura de abarracamento, instrumentos e apetrechos pertencentes ao armamento dos soldados que foram extraviados em 29 de Maio de 1801 no combate de Arronches, levados pelo inimigo, e outros afundados no Tejo num barco que os conduzia para a vila de Abrantes", assinado por José Batista, quartel-mestre do Regimento de Cavalaria de Moura.
20
"Relação das pessoas que, gratuitamente, deram parelhas de bestas para o Real Serviço do Exército desde o dia 28 de Maio até 11 de Junho de 1801" (cópia), assinada por António Joaquim de Morais.
21
Ofício do major engenheiro António Joaquim Rodrigues, comandante do quartel de Montalvão, para o brigadeiro Luís Cândido Cordeiro Pinheiro Furtado, inspector e comandante do Real Corpo de Engenheiros, sobre preparativos de campanha.
22
"Etat de l'Armée Française en Espagne au 10 août 1801" (cópia).
23
Ofício de Diogo de Carvalho e Sampaio para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre rumores de declaração de guerra a Portugal por parte de Espanha.
24
"Relação das praças e nomes das 7 Companhias do Regimento de Milícias da Comarca de Portalegre que se acham na Praça de Campo Maior e que assistiram ao sítio da dita desde o dia 20 de Maio até 7 de Junho de 1801", assinada pelo coronel André Chichorro da Gama Lobo, governador da praça de Juromenha.
25
Relatório dirigido pelo coronel Manuel Inácio Martins Pamplona Corte Real, comandante do Regimento de Cavalaria de Chaves, a D. João de Almeida Melo e Castro, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as suas actividades em comissão no Norte de Portugal.
26
Relatórios do marechal-de-campo marquês de Tancos sobre as suas actividades em campanha no Alentejo.
27
"Plano e disposições para a defesa da fronteira entre o Tejo e o Douro, desde Vila Velha até ao Escalhão, pelo marechal-de-campo marquês de Alorna" (cópia).
28
Relatório respeitante à posição da tropa acampada e projecto de defesa.
29
"Cartas, relações, mapas, instruções, etc. que devem servir para explicar a conduta e as operações do marquês de la Rosière, comandante-em-chefe do Exército destinado à defesa das províncias de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes".
30
Correspondência do marquês de la Rosière para o conde de Goltz, comandante do Exército, dando nota das acções desenvolvidas nas campanhas de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes.
31
Exposição do marechal conde de Goltz, comandante do Exército, ao Príncipe Regente acerca dos meios e faculdades que lhe devem ser concedidos para pôr o Exército apto a entrar em campanha, com possibilidades de êxito.
32
Relação respeitante à deslocação do Exército Português.
33
Ofício (cópia) do brigadeiro José Maria de Aguiar, comandante do Regimento de Infantaria de Castelo de Vide, para o tenente-general João Forbes de Skellater, transmitindo o pedido de auxílio do governador da praça de Marvão, face à provável invasão de 2.000 espanhóis, munidos de artilharia.
34
Ofício (cópia) do tenente-general conde de São Lourenço, comandante do Quartel-General de Portalegre, para o tenente-general João Forbes de Skellater, dando nota das acções desenvolvidas durante a campanha de 1801.
35
Ofício do capitão José Luís de Carvalho, comandante do Batalhão de Caçadores da Divisão do Centro do Exército do Alentejo, comunicando a marcha do mesmo para o Alegrete e transmitindo a notícia do ataque a Arronches pelas forças inimigas.
36
Correspondência do brigadeiro Frederico Caldwell para o tenente-general João Forbes de Skellater, remetendo os mapas da força das tropas sob o seu comando e dando nota da entrada dos castelhanos em território nacional.
37
Correspondência do tenente-general marquês de Angeja, comandante do Quartel-General de Alpalhão, para D. Pedro de Noronha, comandante da Divisão da Esquerda do Exército do Alentejo, dando conhecimento das marchas empreendidas durante a campanha de 1801.
38
Correspondência do marechal-de-campo barão de Carové, comandante de Cavalaria da Divisão da Direita do Exército do Alentejo, para o tenente-general João Forbes de Skellater, dando conhecimento das suas actividades militares durante a campanha de 1801.
39
Ofício do capitão de Artilharia Gabriel Desmazis, ajudante do Quartel-Mestre da Divisão da Direita do Exército do Alentejo, para o tenente-general João Forbes de Skellater, sobre as ordens recebidas do marechal-de-campo Gomes Freire de Andrade, extensivas a seu irmão, Alexandre Desmazis, para se dirigirem a Nisa e aí aguardarem novas instruções.
40
Correspondência do marechal de campo D. António Soares de Noronha, comandante da Divisão da Direita do Exército do Alentejo, para o tenente-general João Forbes de Skellater, relatando as actividades militares durante a campanha de 1801.
41
Ofício do duque de Lafões, comandante do Exército, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, transmitindo as instruções do Príncipe Regente para que seja apurado o montante oferecido a França como indemnização.
42
Correspondência do coronel Pedro Vieira da Silva Teles, comandante do Regimento de Caçadores de Vale do Pereiro, para o tenente-general João Forbes de Skellater, relatando alguns acontecimentos ocorridos durante a campanha de 1801.
43
Correspondência do tenente-general João de Ordaz e Queirós, inspector da Arma de Cavalaria e comandante da Divisão da Beira, para o tenente-general João Forbes de Skellater, dando conhecimento das movimentações ocorridas e comunicando a notícia da chegada dos franceses a Cidade Rodrigo.
44
Correspondência do marechal-de-campo João Jacob de Mestral, chefe do 1º Regimento de Olivença, quartel-mestre do Exército de Entre Douro e Guadiana, para o tenente-general João Forbes de Skellater, relatando os acontecimentos ocorridos e as medidas tomadas durante a campanha de 1801.
45
Ofício do tenente-general marquês Estribeiro-Mor [para o tenente-general João Forbes de Skellater], incumbindo-o de pôr em marcha quatro companhias de granadeiros, sob as ordens do coronel D. José Cárcome Lobo.
46
Ofício de Francisco Jorge Pinto de Brito, juiz ordinário de Assumar [para o tenente-general João Forbes de Skellater], dando conhecimento da tomada do Alto de Santa Eulália pelos espanhóis, durante a campanha de 1801.
47
Correspondência do tenente-general D. Francisco Xavier de Noronha, governador da praça de Elvas, para o tenente-general João Forbes de Skellater, descrevendo as actividades inimigas, com a rendição de Olivença e Juromenha e a resistência oferecida por Campo Maior, durante a campanha de 1801.
48
Correspondência (cópia) de Matias José Dias Azedo, governador interino da praça de Campo Maior, para o tenente-general João Forbes de Skellater, solicitando-lhe auxílio, dado o carácter diminuto da sua guarnição, para poder resistir à rendição imposta pelo duque do Infantado, durante a campanha de 1801.
49
Ofício do capitão-general conde Monteiro-mor, governador das Armas do Reino do Algarve, para o tenente-general João Forbes de Skellater, dando conhecimento das medidas tomadas no sentido de fazer face ao inimigo, durante a campanha de 1801.
50
Correspondência do tenente-general conde de Soure, comandante do Exército do Alentejo, para o tenente-general João Forbes de Skellater, referindo as conversações havidas com o coronel D. Miguel Pereira Forjaz, quartel-mestre Pedro Celestino Soares e ajudante Anastácio Joaquim Rodrigues, para se determinar a disposição dos acampamentos da tropa sob seu comando, tendo ficado decidido que a defesa do País exigia que os granadeiros acampassem no porto da Espada, juntamente com uma companhia de Cavalaria.
51
Correspondência do coronel engenheiro António Teixeira Rebelo para o tenente-general João Forbes de Skellater, sobre a remessa de munições para o depósito do Crato e guarnição de Marvão, para apoiar as actividades militares na campanha de 1801.
52
Ofício do coronel Francisco José Gatinara de Miranda, comandante do acantonamento de Monforte, para o tenente-general João Forbes de Skellater, dando nota do clima pacífico vivido no acantonamento de que é responsável.
53
Correspondência do coronel D. José Cárcome Lobo, do 1º Regimento de Olivença, para o tenente-general João Forbes de Skellater, remetendo um mapa do administrador-geral do Hospital Militar da Guarda, onde se encontram os soldados do Regimento de seu comando e os do 1º Regimento que se encontra em Belmonte e Caria.
54
Ofício de João de Sousa de Mendonça Corte Real [para o tenente-general João Forbes de Skellater] relatando as actividades militares durante a campanha de 1801.
55
Ofício (cópia) do tenente-general Fernando da Costa de Ataíde Teive para o sargento-mor de Ordenanças da vila de Marvão, sobre a guerra declarada pelo rei de Espanha a Portugal, com a entrada das tropas espanholas na fronteira portuguesa.
56
Ofício de José Joaquim da Costa, comandante do Batalhão de Granadeiros do Alentejo, para Mateus de Pina, governador de Portalegre, relatando o clima vivido na zona sob seu comando.
57
Decretos (cópia) respeitantes à proclamação da paz entre Portugal e Espanha.
58
Ofício (cópia) do tenente-general João Forbes de Skellater para o conde de Soure, relativo à ordem recebida do marechal-general duque de Lafões para que, face às esperanças de paz entre Portugal e Espanha, sejam suspensas as actividades militares.
59
Edital assinado por Reinaldo Oudinot, governador das Armas da Cidade do Porto, sobre a declaração de guerra entre Portugal e Espanha.
60
Proclamações assinadas por Gomes Freire de Andrade, comendador da Ordem de Cristo, cavaleiro da Ordem de São Jorge do Império da Rússia e marechal-de-campo, comandante das tropas da Estremadura acantonadas no Alentejo, incitando à defesa da Pátria contra o jugo espanhol.
61
Correspondência de Francisco de Melo da Cunha de Mendonça e Menezes, conde de Castro Marim e monteiro-mor do Reino, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios do Reino, sobre actividades militares durante a campanha de 1801.
62
Correspondência do conde de Goltz, comandante do Exército, para o Dr. Tomás Xavier de Lima Brito Nogueira, marquês de Ponte de Lima, mordomo-mor, secretário de Estado dos Negócios da Fazenda e presidente do Real Erário, sobre os preparativos para a campanha de 1801.
63
Correspondência do tenente-general Fernando da Costa de Ataíde Teive, governador da província do Alentejo, para o tenente-general João Forbes de Skellater, sobre actividades militares durante a campanha de 1801.
64
Correspondência de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Fazenda e presidente do Real Erário, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios do Reino, sobre a ajuda a prestar pela Inglaterra a Portugal na defesa da sua independência, face aos tratados de aliança e comércio assinados pelos dois países.
65
Processo respeitante à campanha de 1801.
66
Extracto (cópia) de uma notícia sobre os confrontos entre Portugueses e Espanhóis, durante a campanha de 1801.
67
Correspondência (cópia) de D. José, bispo de Elvas, para o príncipe da Paz, conde de Évora-Monte, sobre a pretensão do rei de Espanha conceder à Igreja de Elvas uma indemnização pelas rendas que lhe pertenciam no território de Olivença, desmembrado do reino de Portugal.
68
Ofício do visconde de Sá da Bandeira, da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, para o secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma representação que, em 1812, os habitantes de Olivença dirigiram ao marechal Beresford, na qual solicitavam que lhes fosse concedida a possibilidade de se tornarem súbditos portugueses.
69
Ofício do capitão Guilherme de Guimarães Moreira Pinto, comandante do Campo das Meadas, para o marechal de campo Gomes Freire de Andrade, relatando as actividades militares das tropas de seu comando, durante a campanha de 1801.
70
Relação dos documentos enviados pelo marechal-de-campo Gomes Freire de Andrade, comandante das forças que se encontravam em Portalegre, ao marechal-de-campo barão de Carové, comandante de Cavalaria da Divisão da Direita do Exército do Alentejo.
71
"Reflexão militar de um paisano".
72
Ofício do capitão Jorge de Mesquita, comandante da guarda do Campo das Meadas, dando notícias do inimigo durante a campanha de 1801.
73
Ofício de D. José Cárcome Lobo para D. António Soares de Noronha, dando conhecimento da tomada de Monforte pelas forças inimigas, durante a campanha de 1801.
74
Ofício de António Tavares Magessi para D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um ofício recebido do conde dos Arcos, em resposta ao que lhe havia dirigido.
75
Ofício do conde dos Arcos, ajudante de ordens, para António Tavares Magessi, solicitando-lhe que transmita ao general João Forbes que a praça de Elvas se encontra em posição de garantir a defesa face ao inimigo, durante a campanha de 1801.
76
Ofício de Francisco de Borja Garção Stockler para António Teixeira Rebelo, comandante do Quartel-General do Grilo, incumbindo-o de fazer conduzir para a vila do Crato diversas peças de artilharia recebidas do Arsenal Real do Exército.
77
Carta particular de Antónia para seu irmão Francisco Velley, dando notícias da chegada do inimigo durante a campanha de 1801.
78
Ofício do brigadeiro Frederico Caldwell [para Gomes Freire de Andrade], relatando as suas actividades militares durante a campanha de 1801.
79
Apontamentos de João Forbes respeitantes a operações militares durante a campanha de 1801.
80
"Ordem que veio de El-Rei de Espanha para se executar o que na mesma se declara na Praça de Olivença", pelo intendente de Olivença.
81
Ofício de Pedro Cauquigny sobre a incorporação de prisioneiros e praças extraviadas no Batalhão de Vila Nova da Barquinha, de que é responsável, de acordo com as instruções recebidas do marechal conde de Goltz.
82
Apontamento respeitante a cavalos tomados pelo inimigo e a soldados desertores, durante a campanha de 1801.
83
"Relação dos soldados do Regimento de Infantaria de Campo Maior que desertaram e que recolheram em virtude do real perdão de Sua Alteza Real de 18 de Julho de 1801 e dos que recolheram, que estavam prisioneiros e doentes no hospital".
84
Apontamentos respeitantes à situação de Portugal durante a campanha de 1801.
85
"Relação dos soldados e cavalos tomados pelo inimigo, números e lugares onde o foram e nomes e graduações dos comandantes do Regimento de Cavalaria de Olivença de que é coronel D. Rodrigo de Lencastre".
86
Memória (resumo) do marquês de Bailly sobre o Exército Português.
87
Processo respeitante à queda de Olivença, por Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco.
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
Caixa nº 1
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 1
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/12/01
Título
Caixa nº 1
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.