Campanhas da Guerra das Laranjas (1801).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Campanhas da Guerra das Laranjas (1801).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/12

Título

Campanhas da Guerra das Laranjas (1801).

Datas descritivas

1794 - 1856

Dimensão e suporte

3 caixas com 138 processos.

História administrativa/biográfica/familiar

A Guerra das Laranjas foi desencadeada durante 3 semanas na sequência de um acordo entre Napoleão e Carlos IV de Espanha para a partilha de Portugal, prenúncio das invasões francesas. A 29 de Janeiro de 1801, a Espanha e França enviaram um ultimato a Portugal no sentido de abandonar a aliança com a Inglaterra. A 27 de Fevereiro, Carlos IV declara Guerra a Portugal. Em Maio deu-se a invasão do Alto Alentejo, por um exército comandado por Manuel Godoy, visando as praças de Olivença, Campo Maior, Castelo de Vide e Portalegre, entre outras. A 6 de Junho foram assinados os dois acordos de paz, um com Espanha e outro com a França. Com este acordo a Espanha restituía as praças conquistadas à excepção de Olivença e Portugal foi obrigado a pagar uma indemnização de 25 milhões de libras à França e a fechar os portos aos navios ingleses.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Três documentos desta secção foram oferecidos ao AHM.

Âmbito e conteúdo

Secção constituída por correspondência dirigida a João Forbes de Skellater, marquês de Angeja, Fernando da Costa de Ataíde e Freire, Luís Pinto de Sousa, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, marquês de Ponte de Lima, marquês de Tancos, D. António Soares de Noronha e D. Miguel Pereira Forjaz; do Comandante-em-Chefe do Exército, duque de Lafões e o Secretário de Estado dos Negócios da Guerra sobre a declaração de guerra pela Espanha e os preparativos para a guerra; entre o secretário de Estado dos Negócios da Fazenda e o secretário de Estado dos Negócios do Reino sobre o auxílio de Inglaterra e de Gomes Freire de Andrade e suas proclamações e discursos a incitar à luta contra os espanhóis. Relatos de falta de armamento e munições dos regimentos para a defesa das praças, reconhecimentos na zona do Alentejo e planos e disposição para a defesa da fronteira entre o Tejo e o Douro. Composição dos exércitos e distribuição de forças militares nomeadamente das tropas estacionadas nas províncias do Alentejo, Douro e Trás-os-Montes, ordens de operações e mapas de força dos regimentos intervenientes e relatórios de actividades das Divisões do Exército do Alentejo. Notícias e relatos dos ataques e tomada, pelos espanhóis, das praças alentejanas de Olivença, Campo Maior, Elvas, Moura, Castelo de Vide, Arronches e Juromenha, com destaque para o processo sobre a queda de Olivença. Memórias das operações militares e diário de campanha do barão de Wiederhold. Tratados de paz entre Portugal, Espanha e França assinados pelos seus representantes.

Termos de indexação / palavras-chave

Elvas; Operações; Espanha; Alentejo; França; Campo Maior; Douro, rio; Inglaterra; Andrade, Gomes Freire de; Tejo, rio; 1801; Wiederhold, barão; Correspondência; 1856; Olivença; Defensiva; Trás-os-Montes; 1794; Mapas da Força; Forjaz, Miguel Pereira; Angeja, marquês; Lafões, duque; Coutinho, Rodrigo de Sousa; Tancos, marquês; Arronches; Coutinho, Luís Pinto de Sousa; Guerra das Laranjas; Reconhecimentos; Relatórios de Actividades; Noronha, António Soares de; Freire, Fernando da Costa de Ataíde; Ponte de Lima, marquês; Diário de Campanha; Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda; Moura; Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino; Skelater, João Forbes; Juromenha

Condições de acesso

Os documentos originais são “reservados” pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Idioma e escrita

Contém documentos em inglês, francês e alemão.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Notas de publicação

Referência bibliográficaAHM - Documentos inéditos relativos ao tenente-general Gomes Freire de Andrade. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 12 (1942), pp. 153 - 161.AHM _ Documentos relativos ao tenente-general João Forbes Skellater e a sua família. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 12 (1942), pp. 17 - 39.AHM - Relação da entrada e sucessos dos espanhóis na província do Alentejo, no ano de 1801, desde 20 de Maio até 6 de Junho. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 6 (1936), pp. 191- 225.Carvalho, Manuel Jorge Pereira de - Guerra das laranjas: Um Documento Elucidativo. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 62 (1997), pp. 91 - 135.Martins, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.Selvagem, Carlos - Portugal Militar. Lisboa, Imprensa Nacional, 1931.Ventura, António - Guerra de 1801. Diário das Operações das Divisões Espanholas e do Exército de operações contra Portugal. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 61 (1995), pp. 187 - 305.