Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
31
Reorganização militar fontista. Revolta Militar do Porto (1884 - 1899).
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
01
Ofícios da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e da 1ª Divisão Militar solicitando a apresentação de praças e sargentos, após a revolta do Porto.
02
Ofícios e relatórios dos comandantes da 3ª Divisão Militar, da Brigada de Artilharia de Montanha 82, Lanceiros de El-Rei, Regimentos de Infantaria 18 e 19, Cavalaria 6 e 8, de Artilharia 8 e do Batalhão 3 da Guarda Fiscal referindo os factos ocorridos na revolta do Porto.
03
Ofícios do capitão de Cavalaria José da Gama Lobo Lamares, promotor de justiça do 1º Conselho de Guerra Permanente, e do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para o Ministério da Guerra enviando relações dos indivíduos propostos para louvores, condecorações e outras recompensas.
04
Ofícios dos generais de brigada Jaime Augusto Scarnichea e Francisco Pereira da Luz Corte Real, 1º e 2º comandantes da 3ª Divisão Militar, para o Ministério da Guerra acerca de participações disciplinares a militares na sequência da Revolta do Porto.
05
Ofícios e telegramas abordando diferentes assuntos, nomeadamente, a transferência de sargentos, punições, notas de assento, comportamentos irregulares de militares e relações dos indivíduos militares e paisanos de nacionalidade portuguesa que se apresentaram no Governo Civil de Pontevedra, bem como dos emigrados políticos portugueses apresentados no Consulado de Portugal em Vigo, por terem tomado parte na revolta do Porto.
06
Ofício do general de brigada Joaquim Pedro Henriques Barbosa, 2º comandante da 1º Divisão Militar, para a Secretaria da Guerra dando cumprimento às instruções para a manutenção da ordem pública em Lisboa, por parte de algumas unidades militares.
07
Telegramas, alguns em cifra, assinados pelo comandante da 3ª Divisão Militar, Jaime Augusto Scarnichea, para a Secretaria da Guerra abordando diferentes assuntos, nomeadamente, o nome dos indivíduos que haviam sido presos, o elevado número de condenados a bordo do "Índia" e a referência ao ambiente de sossego que havia na cidade.
08
Ofício do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para o director geral da Secretaria da Guerra sobre a prisão do súbdito brasileiro Adolfo Cirilo de Sousa Carneiro, co-proprietário do jornal a "República".
09
Ofícios do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para a Secretaria da Guerra solicitando o envio dos militares, condenados no Conselho de Guerra, para os navios "Índia" e "Moçambique".
10
Ofício do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra remetendo informações sobre os civis Homem Cristo, Jacinto Nunes e o irmão do tenente Manuel Maria Coelho, por defenderem ideias republicanas.
11
Ofício do major de Engenharia José Carlos Tudela Corte Real, chefe da 4ª repartição da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Repartição do Gabinete acerca da abertura da estação telegráfica militar do forte do Alto do Duque.
12
Correspondência do Ministério dos Negócios Estrangeiros para o Ministério da Guerra sobre a presença em Vigo e Madrid de militares e civis que tomaram parte na revolta do Porto.
13
Ofício do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra sobre uma tentativa de revolta prevista para o dia de julgamento dos implicados na revolta do Porto.
14
Ofício do coronel de Infantaria Augusto César Bon de Sousa, director dos Telégrafos de Guarnição e Pombais Militares, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra enviando a relação das praças que deixaram de fazer parte do pessoal telegráfico militar da guarnição do Porto, por estarem implicadas na revolta do Porto.
15
Ofício do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra remetendo um exemplar do jornal "A Voz Pública", de 21 de Maio de 1891, salientando notícias pró-republicanas.
16
Ofícios do Governo Civil para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra solicitando um Regimento de Infantaria ou de Caçadores para a cidade de Faro, pedindo o empréstimo de 120 revólveres para a polícia de Coimbra e referindo o comportamento das forças militares em algumas cidades.
17
Ofícios dos Regimentos de Infantaria 8 e 18 para a Secretaria da Guerra relatando dois incidentes: o primeiro, manifestando receio de distúrbios, na cidade do Porto, pelo facto de os mestres de obras terem despedido os operários e, o segundo, relacionado com o rancho das praças, dado que o de alguns caldeiros tinha mau sabor por se ter estragado o refogado.
18
Correspondência entre o general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra acerca do destino que devem ter os objectos do Exército encontrados numa casa da cidade do Porto.
19
Ofícios do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para a Secretaria e Ministério da Guerra dando informações acerca dos serviços prestados pelo comandante do transporte "Índia", capitão de fragata, Miguel Guilherme Sanches de Gusmão, e sobre o abade de São Nicolau, D. João Pais Pinto, que se deslocou a Viseu, sua terra natal, em propaganda republicana.
20
Ofício do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar, para o chefe de Gabinete do Ministério da Guerra informando ter disseminado o Regimento de Infantaria 20 estacionado em Barcelos, por abundarem, naquela vila, clubes republicanos e ser constante a sua propaganda.
21
Ofícios dos Regimentos de Infantaria 3, 6, 18, 19 e 20, de Caçadores 3, 7 e 9 e de Cavalaria 16 para a 3ª Divisão Militar e dos generais de brigada, Jaime Augusto Scarnichea e Francisco Pereira da Luz Corte Real, 1º e 2º comandantes dessa divisão, para o chefe de Repartição do Gabinete do Ministério da Guerra informando que oficiais e praças tinham sido contactados, numa missão de propaganda republicana, pelo dr. Alves da Veiga e Henrique João dos Santos Cardoso, com o objectivo de angariar adeptos.
22
Telegramas enviados ao Ministério da Guerra relatando os acontecimentos da revolta do Porto.
23
Correspondência do general de brigada Jaime Augusto Scarnichea, comandante da 3ª Divisão Militar para a Secretaria da Guerra acerca do processo disciplinar instaurado ao general reformado José Maria Correia da Silva acusado de ter participado na revolta do Porto.
24
Ofício do general João Malaquias de Lemos, comandante da 1ª Divisão Militar, para o director geral da Secretaria da Guerra acerca de um donativo feito aos presos do Forte do Alto do Duque.
25
Ofício do general João Malaquias de Lemos, comandante da 1ª Divisão Militar, para o director geral da Secretaria da Guerra informando que deram entrada nas prisões dos fortes de São Julião da Barra, Alto do Duque e Monte Cintra os condenados na revolta do Porto, sem que tivesse ocorrido qualquer problema.
Caixa nº 6
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 6
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/31/06
Título
Caixa nº 6