Joze de Vasconsellos [José de Vasconcelos] Bandeira de Lemos (1.º barão e 1.º visconde de Leiria)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Joze de Vasconsellos [José de Vasconcelos] Bandeira de Lemos (1.º barão e 1.º visconde de Leiria)

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento composto   Documento composto

Código de referência

PT/AHM/DIV/3/07/01/0039/020

Tipo de título

Formal

Título

Joze de Vasconsellos [José de Vasconcelos] Bandeira de Lemos (1.º barão e 1.º visconde de Leiria)

Título paralelo

Ver Vitorino José de Almeida SerrãoVer José Maria Taborda

Datas de produção

1815-01-01  a  1913-04-03 

Dimensão e suporte

218 manuscritas e impressas, papel.

Localidade

Barcelos.

Âmbito e conteúdo

General. Nasceu a 05 de fevereiro de 1794 e faleceu em Marco de Canaveses a 03 de abril de 1873.Foi o 1.º barão e, depois, 1.º visconde de Leiria, por decretos de 1 de outubro de 1835, de D. Maria II, e de 20 de outubro de 1862, de D. Luís. Foi um militar e político português que desempenhou um papel de relevo na Revolta dos Marechais (de julho a setembro de 1837, deu-se a chamada Revolta dos Marechais, que se tratou de um levantamento militar, em vários pontos do país, suscitado pelo descontentamento de certos grupos com o estado da nação (inclusivamente com a crise económica) e encorajado por potências estrangeiras, como a Bélgica e a França).Foi ministro da Guerra no período conturbado de 1836-1837, tendo sido, um dos mais ativos militares cartistas, com uma extensa carreira (de militar e de ministro da Guerra), abrangendo o período da Guerra Peninsular, guerras liberais, Maria da Fonte e Patuleia, revolta dos Marechais, revolta de Torres Novas, entre outras.Foi agraciado com os graus de Grã-Cruz de várias Ordens Militares e condecorado, por diversas vezes, pelos bons serviços e de comportamento exemplar.Também exerceu o cargo de presidente da Câmara de Barcelos.

Condições de acesso

Acesso condicionado devido ao mau estado de conservação.

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação. Fungos. Tinta ferrogálica. Queimado. Necessita de estabilização de fungos e intervenção de restauro. Não vai à sala de leitura.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCabral, Alexandre. O general visconde de Leiria: retalhos de História Contemporânea. Edição da família do autor. Lisboa: Livraria Ferin, 1920.