Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
05
Instrução Militar (col.).
02
Ordens e regulamentos.
01
Caixa 1.
02
Caixa 2.
03
Caixa 3.
27
"Observações sobre alguns pontos da 1ª parte da ordenança inglesa, traduzida para instrução da Infantaria do nosso Exército", assinado por Matias José Dias Azedo.
28
Ofício do tenente-general Filipe de Sousa Canavarro dirigido a D. António de Amorim, acerca da determinação do marechal Beresford a respeito da passagem à retaguarda dos oficiais dos pelotões, durante o manejo de armas.
29
Processo sobre a "Instrução Geral ou Escola do Serviço Braçal da Arma de Artilharia".
30
Informação (cópia) de Duarte José Fava para Cândido José Xavier sobre o fornecimento de tábuas calculatórias e compassos a todas as escolas militares.
31
"Opinião da junta encarregada da redacção das ordenanças das três armas sobre os objectos gerais referidos nas instruções de sua majestade imperial e real comunicadas em ofícios de sua excelência o ministro da guerra, datados de 3 de Agosto e de 28 de Novembro do corrente ano".
32
Ofício de Joaquim José Monteiro Torres, dirigido ao conde de Barbacena, referindo uma proposta do marechal-general Beresford sobre regulamentos tácticos para Cabo Verde.
33
Regulamento do jogo da espada.
34
"Extracto das instruções para as tropas ligeiras e para os oficiais que as comandam".
35
Instrução sobre execução de fogos, em 11 artigos, assinada pelo major Manuel José Mendes.
36
"Instruções de Companhia ou Pelotão. Deveres dos oficiais, oficiais inferiores e soldados. Método de fazer a parada. Marcha em continência. Modo de render as guardas. Guardas de honra, procissão, funeral e diversas outras coisas concorrentes ao serviço. Pertencente a J.M.P. Guerra, oficial do 2º Batalhão do Comércio".
37
"Alterações do novo plano respectivas aos professores e às lições" do Curso Preparatório e Curso Militar.
38
"Regulamento para os exercícios, manobras e outras instruções dos corpos de Artilharia do Exército Português", 1ª parte.
39
Ofício do tenente-coronel Gregório António Pereira de Sousa, chefe interino da 2ª Direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para o comandante da 3ª Divisão Militar sobre a revisão do regulamento de Infantaria.
40
Ofício de José Maria de Barcelos para comandante da 3ª Divisão Militar remetendo o regulamento para o ensino e exercício de Infantaria (3ª parte).
41
Ofício do 3º Regimento de Artilharia para Francisco Infante de Lacerda sobre a intenção de marcha para a capital do Reino de força do regimento para efeitos de treino das manobras da força que constituem a última parte da ordenança da arma de Artilharia.
42
"Regulamento para os exercícios, manobras e outras instruções dos corpos de Artilharia do Exército Português", 2ª parte.
43
"Regulamento para os exercícios, manobras e outras instruções dos corpos de Artilharia do Exército Português", 3ª Parte.
44
"Regulamento para a instrução, formatura e movimentos da Cavalaria."
44A
Regulamento sobre "Movimentos d'arma ou manejo para fogo dos corpos de Infantaria de linha que fizeram uso da espingarda de percussão", assinado pelo capitão graduado Frederico Augusto de Novais Corte-Real, do Comando-em-Chefe do Exército.
45
"Memórias sobre os exercícios de Artilharia" com propostas de alteração ao regulamento para os exercícios, manobras e outras instruções de artilharia, elaboradas pelos majores graduados Joaquim Maria Baptista e António Florêncio de Sousa Pinto e pelo tenente-coronel José Maria de Pina.
04
Caixa 4.
05
Caixa 5.
06
Caixa 6.
Caixa 3.
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 3.
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/05/02/03
Título
Caixa 3.
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.