Instrução Militar (col.).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Instrução Militar (col.).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/3/05

Título

Instrução Militar (col.).

Datas descritivas

1680 - 1967

Dimensão e suporte

79 cx. com um total de 1841 processos manuscritos e alguns impressos.

Âmbito e conteúdo

Secção constituída por documentação relativa a escolas militares de ensino, nomeadamente Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Colégio dos Nobres, e a escolas de ensino militar, caso da Escola do Exército e das escolas práticas de Artilharia, Infantaria, Cavalaria e Engenharia. Do seu acervo importa realçar também a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho e os processos relativos aos campos de tiro e manobras, ordens e regulamentos sobre instrução e estudos e memórias, alguns deles da autoria do conde de Lippe e do barão de Wiederhold.

Termos de indexação / palavras-chave

Instrução; Armamento; Artilharia; 1980; Fortificações; Regulamentos; Veterinária; Academia de Fortificação, Artilharia e Desenho; Academia Militar da Corte

Sistema de organização

Esta colecção não se encontrava organizada, uma vez que os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931. Após a descrição preliminar da documentação, optou-se pela individualização de 22 séries documentais, ordenadas cronologicamente: Sr. 1 - AulasSr. 2 - Ordens e RegulamentosSr. 3 - Academias MilitaresSr. 4 - Campos de Tiro e manobrasSr. 5 - Escolas RegimentaisSr. 6 - Estabelecimentos de Ensino CivisSr. 7 - Academia da MarinhaSr. 8 - Aula de Fortificação, Artilharia e DesenhoSr. 9 - Estudos e MemóriasSr. 10 - Colégio MilitarSr. 11 - Escola VeterináriaSr. 12 - Colégio dos NobresSr. 13 - Escola PolitécnicaSr. 14 - Escola do ExércitoSr. 15 - Escola de EquitaçãoSr. 16 - ComissõesSr. 17 - AsilosSr. 18 - Conselho Geral de Instrução MilitarSr. 19 - Escolas PráticasSr. 20 - Instituto de OdivelasSr. 21 - Escolas de Recrutas e de RepetiçãoSr. 22 - Batalhão de Instrução em Mafra

Idioma e escrita

Contém alguns documentos em alemão gótico e inglês.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação, afectando o texto.

Unidades de descrição relacionadas

Ver o Arquivo Particular de Sá da Bandeira (DIV/3/18) para a Escola do Exército, Iconografia (FE/10) e Fototeca (FE/110).

Notas de publicação

Referência bibliográficaVer Minhoto, Manuel Mendes - “Estudos militares: Academias, aulas, asilos, colégios e institutos, campos de instrução e manobra”. S.d. (AHM/DIV/3/5/9/33/1)