Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
05
Instrução Militar (col.).
10
Colégio Militar.
40
Caixa 40.
(...)
42
Caixa 42.
43
Caixa 43.
44
Caixa 44.
45
Caixa 45.
46
Caixa 46.
47
Caixa 47.
294
"Relação dos candidatos apurados até hoje segundo a lei para serem admitidos como alunos estadistas no Real Colégio Militar nas vinte e quatro vagaturas que existem, pertencendo uma delas à Marinha."
295
Requerimento apresentado pelo cabo da 2ª Companhia do Batalhão 2 de Caçadores, Bernardo Diogo de Brito, aluno do Real Colégio Militar, solicitando a sua readmissão no Colégio para frequentar os estudos do 6º ano.
296
Requerimento apresentado por D.Maria Joaquina Xavier de Castro, viúva do capitão de mar e guerra António Joaquim de Castro, solicitando que a seu filho António Joaquim de Castro, aluno do Colégio Militar, sejam concedidos alguns dias de licença para se tratar da doença de que padece.
297
"Relação dos alunos do Real Colégio Militar por conta do Estado dos quais vagaram os respectivos lugares no ano lectivo de 1840-1841 e dos motivos por que se acham vagos", assinado pelo coronel J. J. da Cunha Fidié, director.
298
Processos relativos à admissão e exclusão de alunos do Colégio Militar.
299
Processos relativos a alunos do Real Colégio Militar.
300
Processos relativos a pedidos de licença a alunos do Real Colégio Militar para poderem ser tratados em casa devido a doença e pedidos de permanência e ingresso no referido colégio.
301
Processos referentes a pedidos de ingresso de alunos no Real Colégio Militar.
302
Requerimento de D. Maria Carlota Soares Franco, mãe de um aluno do Real Colégio Militar, solicitando a concessão de licença para que seu filho se possa apresentar perante o conselho de família.
303
Processo sobre admissão dos alunos do Colégio Militar no ano lectivo de 1844 - 1845.
304
Ofício assinado pelo médico do Colégio Militar sobre o grave estado de saúde do aluno António d'Almeida Moura Coutinho, recomendando a saída imediata a fim de poder ser submetido a tratamento correcto em casa dos pais, dado ser impossível no colégio.
305
Relações nominais de candidatos a alunos, de lugares vagos no Colégio Militar nas classes do Exército e da Marinha e de alunos estadistas a admitir por portaria régia.
306
Processo sobre pedidos de dispensa de exames do Colégio Militar.
307
Processo sobre admissão de alunos no Real Colégio Militar.
308
Ofício (minuta) do Ministério da Guerra para o director do Colégio Militar, sobre a indicação de uma sala para a reunião da comissão encarregada da reforma do colégio Militar.
309
Ofício de J. A. Pereira de Sousa, da 2ª Direcção do Ministério da Guerra, para o Inspector do Exército sobre a entrega de abonos aos alunos do Colégio Militar.
310
Processo sobre a admissão de alunos no Colégio Militar.
311
Ofício assinado pelo José Maria de Barcelos, dirigida ao director do Real Colégio Militar, sobre admissão do aluno Francisco Jerónimo da Gama, no Real Colégio Militar.
312
Ofício do brigadeiro João José da Cunha Fidié, director do Real Colégio Militar da Luz, para Miguel José Martins Dantas, chefe de gabinete do ministro da Guerra, acompanhando relação de alunos que deixarão o Colégio no ano lectivo de 1847-1848.
313
Requerimento de Maria da Piedade de Lima Neves para que o seu filho seja autorizado a repetir exames na época de Outubro, sendo aluno do Real Colégio Militar da Luz.
314
Processo sobre a transferência do Colégio Militar para Mafra, dos doentes do hospital de São José para o palácio de Rilhafoles e para o convento do Desterro, e deste para a Penha de França e entrega do edifício da Luz à Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
315
Ofício do cardeal-patriarca para o barão de Francos, ministro da Guerra, acerca da educação moral e religiosa no Real Colégio Militar da Luz.
316
Processo sobre o orçamento do Real Corpo de Engenheiros para obras feitas no convento de Mafra para separar o Colégio Militar do aquartelamento do Regimento de Infantaria 7, das obras no quartel da Luz e relação de material entregue.
317
Processo de transferência do Colégio Militar de Rilhafoles para Mafra e entrega do edifício da Luz ao ministério da guerra.
318
Ofício do coronel Evaristo José Ferreira, director do Real Colégio Militar em Mafra, para o barão de Vila Nova de Ourém, adjunto-general do Exército, referindo que um aluno adoeceu devido à frigidez do edifício.
319
Portaria (cópia) que nomeia Marcos Dalhunty, professor substituto das cadeiras de língua inglesa e francesa no Colégio Militar, remetida com ofício ao inspector fiscal do Exército.
320
Ofício do duque de Saldanha, presidente do conselho de ministros, para o barão de Francos, ministro da Guerra, remetendo cópia do arrendamento da cerca do Real Colégio Militar da Luz, apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
321
Relação de alunos do Real Colégio Militar cujos lugares ficaram vagos no ano lectivo de 1848 - 1849 e relação de candidatos a ocupar os lugares vagos.
322
Aviso do Ministério da Guerra para o inspector fiscal do exército remetendo relação de alunos do Real Colégio Militar da Luz, que têm direito a uma pensão alimentícia de 400 reis diários.
323
Correspondência do visconde de Campanhã, da Repartição de Engenharia do Estado Maior General, para Adriano Maurício Guilherme Ferreri, ministro da Guerra, sobre as obras no edificio da Luz do Colégio Militar.
324
Aviso da Repartição Central do Ministério da Guerra relativa ao abono de rações e alterações nos vencimentos de pessoal do Real Colégio Militar da Luz.
325
Correspondência entre a Repartição de Contabilidade e a repartição de Liquidação doi Ministério da Guerra relativa a pagamentos efectuados ao pessoal do Real Colégio Militar da Luz.
326
Relação de lugares de alunos que se encontram vagos e relação de candidatos para prencher as vagas no ano de 1850, no Real Colégio Militar em Mafra.
327
Processo sobre as instalações do Real Colégio Militar em Mafra, no palácio da Bemposta e no edifício da Luz.
328
Processo sobre as obras no edifício da Luz para adaptação das instalações a Depósito Geral de Cavalaria.
329
Discurso de Adriano Maurício Guilherme Ferreri, ministro da Guerra, sobre a reforma do Colégio Militar.
330
Processo sobre a intimação para que a estação do Colégio Militar desocupe as dependências do palácio do conde de Murça e exposição do Regimento de Infantaria 7 aquartelado em Mafra, sobre umas dependências que o Colégio Militar se apossou.
331
Processo sobre a admissão de alunos no Real Colégio Militar e relação de candidatos.
332
Portaria (cópia) de 7 de Outubro de 1851, regulamentando a forma como os alunos do Colégio Militar deverão prosseguir os estudos nesse ano lectivo.
333
Ofício do barão da Luz, chefe do Estado Maior do Exército, para o ministro da Guerra, solicitando a entrega das casas que estão no interior do antigo quartel de Cavalaria da Luz, ao comandante geral do Depósito de Cavalaria.
48
Caixa 48.
49
Caixa 49.
50
Caixa 50.
51
Caixa 51.
52
Caixa 52.
(...)
60
Caixa 60.
Caixa 47.
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 47.
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/05/10/47
Título
Caixa 47.
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.