Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
05
Instrução Militar (col.).
11
Escola Veterinária.
61
Caixa 61.
01
Ofício do marechal Beresford dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz sobre a necessidade de criar uma escola veterinária instalando-a no Depósito de Cavalaria.
02
Ofício de Candido José Xavier dirigido a Francisco António Raposo sobre a pretensão de João Januário Vieira de Resende, médico veterinário, no sentido de criar uma aula de veterinária em Lisboa.
03
Ofício de Verissimo António Cardoso, inspector geral de Cavalaria, dirigido a Francisco Antónil Raposo sobre a pretensão do médico veterinário João Januário Vieira de Resende para o estabelecer uma escola veterinária junto do Real Colégio Militar da Luz.
04
Requerimento dos professores da Escola Veterinária pedindo fardamento, de alunos solicitando a admissão na escola, ofícios do conde de São Lourenço para o director Veríssimo António Cardoso e para o conde de Barbacena.
05
Oficio do marquês de Tancos, Ajudante General, para Verissimo António Cardoso solicitando informação acerca do requerimento feito por Manuel Joaquim Pires, no sentido de ocupar o lugar de professor da Escola Veterinária.
06
Relação de objectos a serem entregues pelo Real Arsenal do Exército à Real Escola de Veterinária, acompanhadas de ofício do conde de São Lourenço para o marquês de Tancos.
07
Relações de artigos de fardamento necessários ao funcionamento da Real Escola de Veterinária com ofìcios de Manuel Bernardo Cota Falcão Aranha de Sousa de Menezes para Filipe Nery Gorjão e do conde de São Lourenço para o conde de Barbacena.
08
Correspondência (minutas) referentes à admissão de alunos na Real Escola de Veterinária e outros assuntos, como a alimentação do gado.
09
Requisição de fardamento destinado ao pessoal da Real Escola de Veterinária e respectivo ofício de remessa dirigido a Filipe Nery Gorjão.
10
Relação do fardamento remetido pelo Real Arsenal do Exército para a Real Escola de Veterinária, incluindo as respectivas quantias envolvidas e recibos de material recebido.
11
Aviso de Filipe Neri Gorjão e ofício de Manuel Bernardo Sousa de Meneses sobre o cálculo de cevada necessária aos cavalos e muares da Real Escola Veterinária.
12
Informações de Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas e de Manuel Bernardo de Sousa de Meneses sobre problemas relacionados com o ensino na Escola Veterinária.
13
Processo relativo ao requerimento de João Francisco de Jesus, professor de língua francesa e gramática na Real Escola de Veterinária, no sentido de ser provido em idêntica função no Real Colégio Militar da Luz.
14
Relação de material necessário ao início das aulas na Real Escola de Veterinária, assinada por António Filipe Soares, com ofício de remessa de Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas para Filipe Nery Gorjão;
15
Ofício do tenente-coronel Francisco Teixeira Lobo, comandante interino do 3º Regimento de Cavalaria de Lisboa, dirigido ao marquês de Tancos, relativo à aprendizagem da arte de forjador e ferrador por parte de dois soldados do Regimento, na Real Escola Veterinária.
16
Parecer dos lentes da Escola Veterinária sobre os compêndios a adoptar na referida Escola e avisos do conde de São Lourenço para o conde de Barbacena.
17
"Relação dos oficiais dos diferentes corpos do Exército e do Ultramar, empregados na Enfermaria Geral da Luz, que faz parte da Real Escola Veterinária."
18
Ofício do major Manuel Bernardo de Sousa Meneses, 1º comandante da Real Escola Veterinária, dirigido ao marquês de Tancos dando nota de oficiais que se encontram doentes e apontando a necessidade de um facultativo.
19
Requisição apresentada pelo comandante da Real Escola Veterinária Manuel Bernardo de Sousa Meneses a solicitar um fole para poder caldear ferro na ferraria da referida Escola.
20
Ofício do visconde de Santarém para o conde de São Lourenço sobre o envio de livros para a Real Escola Veterinária.
21
"Relação dos oficiais, empregados na Real Escola Veterinária, que têm de acompanhar o dito estabelecimento na sua remoção para o Quartel de Andaluz", assinada pelo capitão comandante António Agostinho Pereira de Lacerda.
22
Aviso assinado por Agostinho José Freire, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, estipulando o ordenado a ser pago a dois professores da Escola Veterinária.
23
Relação dos vencimentos dos oficiais do Exército que se acham servindo na Escola Veterinária, para serem pagos do soldo nos meses de Novembro e Dezembro de 1834, ano de 1835 e Janeiro a Abril de 1836, assinada pelo tenente-coronel Manuel Pestana de Almeida Valejo, comandante da Escola Veterinária, e pelo coronel de Cavalaria Pedro Lobo Seixas de Barros.
24
"Relação do oficial inferior pertencente ao Depósito Geral Militar que se acha servido em comissão neste estabelecimento" [Escola Veterinária].
25
"Relação dos empregados da Escola Veterinária que não são oficiais combatentes e recebem ordenados pela 1ª e 6ª Divisões Militares", assinada pelo coronel de Cavalaria Pedro Lobo Teixeira de Barros, comandante da Escola Veterinária.
26
Relação sobre o "Vencimento num mês para todas as praças que se acham unidas na Escola Veterinária, na qual se declara onde pertencem", assinada pelo coronel de Cavalaria Pedro Lobo Teixeira de Barros, comandante da Escola Veterinária.
27
Aviso assinado pelo conde do Bonfim, da 2ª Repartição da 2ª Direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, instruindo o director da Escola do Exército no sentido de serem abertas as matrículas da Escola Veterinária.
28
Aviso assinado pelo conde do Bonfim da 2ª Repartição da 1ª Direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, expressando o louvor a Nicolau Tolentino Vila, antigo aluno da Escola Veterinária, pela oferta de, graciosamente, leccionar a cadeira de Anatomia Geral.
29
Correspondência entre o coronel J. J. Ferreira de Sousa, director interino da Escola do Exército, e o coronel Pedro Lobo Seixas de Barros, comandante da Escola Veterinária, sobre livros de registo.
30
Correspondência entre o director interino da Escola do Exército e Adriano Maurício Guilherme Ferreira, chefe da 1ª Direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a conclusão de obras no edifício da Escola, emissão de diplomas de veterinária e admissão de alunos
31
Correspondência entre Adriano Maurício Guilherme Ferreira, chefe da 1ª Direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e o director interino da Escola do Exército sobre relações nominais de todos os empregados públicos da Escola, pedidos de demissão de alunos e matrículas nos respectivos cursos.
32
"Mapa do estado pessoal da Escola Veterinária no mês de Abril de 1840", assinado pelo coronel de Cavalaria Pedro Lobo Seixas Barros, comandante.
33
Correspondência dirigida por A.M.Guilherme Ferreira, chefe interino da 1ª Divisão da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, ao director interino da Escola do Exército, relativa à transferência de alunos da Casa Pia de Lisboa para a Escola Veterinária.
34
Ofícios relativos a pedidos de ingresso de alunos na Escola Militar Veterinária do duque da Terceira, por ordem da Rainha, e de Adriano Maurício Guilherme Ferreira, chefe interino da 1ª. Direcção do Ministério da Guerra, para o director da Escola do Exército sobre candidaturas a exame e resultados finais na disciplina de castração e sobre proposta de lei contendo medidas necessárias ao bom funcionamento da referida Escola.
35
Ofício do coronel Pedro Lobo Teixeira de Barros, comandante da Escola Veterinária, para Adriano Maurício Guilherme Ferreira solicitando exemplares de várias ordens do Exército dos anos de 1835, 1840 e 1841 que se encontram em falta a fim de poderem ser encadernadas.
36
"Mapas do estado pessoal da Escola Veterinária no mês Novembro e Dezembro de 1847", assinado pelo marechal de campo Pedro Silveira de Barros.
37
"Mapa de estado do pessoal da Escola Veterinária".
38
Ofício do director da Escola de Veterinária para o barão de Francos, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando a expulsão do aluno Cândido Firmino de Oliveira, devido a má conduta.
39
"Mapa de estado de pessoal da Escola Veterinária" nos meses de Janeiro, Fevereiro, Abril, Julho, Agosto, Novembro e Dezembro de 1850.
Caixa 61.
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 61.
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/05/11/61
Título
Caixa 61.
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.