Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
16
Serviço de Saúde (col.)
02
Asilo de Inválidos de Runa
08
Caixa 8.
09
Caixa 9.
05
"Oração gratulatória que recitou Roque Ferreira Lobo na presença da Princesa D. Maria Benedita, pela fundação do hospital de Runa (autógrafo) e original do primitivo prospecto da fachada para o edifício".
06
Carta de Alexandre José Ferreira Carvalho, secretário da princesa D. Maria Francisca Benedita, para a mesma, dando conta da produção agrícola da quinta de Alcobaça e das obras a realizar no Asilo dos Inválidos Militares de Runa.
07
Carta de Alexandre José Ferreira Castelo, secretário da princesa D. Maria Francisca Benedita, para a mesma, sobre as obras do Hospital de Inválidos de Runa e enviando um orçamento da despesa a fazer no edifício.
08
"Estatutos para o Hospital Real de Inválidos Militares, que Sua Alteza Real a Sereníssima Princesa Dona Maria Francisca Benedita, mandou fundar conforme o que lhe foi permitido pelo Real Decreto de 25 de Juho de 1802, e alvará de 27 do mesmo mês e ano, na sua quinta denominada de Alcobaça, junto ao lugar de Runa, termo da vila de Torres Vedras".
09
Decreto emitido pela Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra sobre o destino do Hospital de Inválidos Militares de Runa e a admissão ao mesmo.
10
"Cópia do testamento com que faleceu a sereníssima princesa a senhora D. Maria Francisca Benedita, fundadora do Real Asilo de Inválidos Militares em Runa, na parte que respeita ao mesmo asilo".
11
"Relação dos papeis pertencentes ao Real Asilo Militar de Inválidos estabelecido em Runa, que recebem os senhores Rafael de Torres Vaz Frade e António Joaquim Ribeiro em cumprimento do Aviso de 15 do corrente mês expedido pelo Ministério da Guerra".
12
Procuração do Conselho Administrativo do Real Hospital de Inválidos Militares em Runa a favor do tenente José Pereira da Costa, tesoureiro e membro desse conselho, para que, em nome do hospital, procedesse à cobrança de todas as rendas pertencentes ao mesmo.
13
Procuração do Conselho Administrativo do Real Hospital de Inválidos Militares em Runa a favor do capitão José Pereira da Costa, tesoureiro e membro desse conselho, para que, em nome do hospital, recebesse do tesoureiro-geral das Vendas da Casa do Infantado as consignações anuais vencidas do pagamento das joías que foram apropriadas.
14
Processo da escritura de arrendamento da quinta da Enxara do Bispo, pertencente ao Real Hospital de Inválidos Militares em Runa, a Inocêncio José Martins, Manuel António e Manuel Alexandre, pelo tempo de 12 anos.
15
"Relação por antiguidades nas respectivas classes de todos os oficiais, sem excepção, que não tem corpos e que se acham empregados no Real Asilo Militar de Inválidos, debaixo da minha jurisdição", assinada por Rafael de Torres Vaz Frade, tenente-coronel reformado governador interino.
16
Procurações passadas pelo coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, a José Felix de Valois, ajudante do tesoureiro do hospital, para que este receba de José Joaquim de Castro e Lemos o valor relativo à venda de cinquenta e duas pipas de vinho, de Feliciano Ramires da Mata a renda respeitante à comenda de São Tiago de Beduido, e para receber em Lisboa os seus soldos, etapes e mais vencimentos na qualidade de coronel do Estado Maior do Exército.
17
Processo respeitante aos bens e rendimentos do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, suas dívidas activas e passivas.
18
"Relação da prata e preciosidades pertencentes ao Real Asilo Militar de Inválidos, que por ordem do duque de Cadaval foram mandados retirar em direcção a Óbidos".
19
Ofício do capitão José Ribeiro de Almeida, governador interino do Asilo Militar de Runa, para o conde de São Lourenço remetendo os mapas de contabilidade do mês de Agosto e dos empregados e inválidos pertencentes ao mesmo estabelecimento.
20
Ofícios do coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares, para Agostinho José Freire remetendo os mapas das receitas e despesas do hospital, referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro.
21
Procuração do Conselho Administrativo do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, assinada pelo coronel e presidente do conselho Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, por José Ribeiro de Almeida e pelo tenente José Joaquim Pereira Palha, membros desse conselho, dando poderes ao último para receber da Junta dos Juros dos Reais Empréstimos os juros vencidos.
22
Ofício do coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares, para Agostinho José Freire dizendo que remete a cópia dos estatutos pelo qual se governa esse hospital.
23
Aviso (rascunho) pedindo a relação dos militares que se encontravam em circunstâncias de serem admitidos no Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
24
Ofício do coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares em Runa, para Agostinho José Freire sobre a celebração de festas na capela desse hospital, pela vitória alcançada contra os rebeldes.
25
Ofício do coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares em Runa, para Agostinho José Freire relativo à cobrança de dízimos da comenda de São Tiago de Beduido, na comarca de Aveiro.
26
Contas referentes à administração do asilo militar de Runa nos meses de Junho a Dezembro de 1834.
27
Avisos da Repartição Independente do Ministério da Guerra dando conhecimento do donativo de 2 mil reis anuais, da duquesa de Bragança, ao Asilo dos Inválidos Militares de Runa.
28
Contas do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, referentes aos meses de Janeiro a Maio e de Setembro a Novembro de 1835.
29
Ofício do coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, para o Sr. Tavares pedindo a sua intervenção para apressar o processo de ratificação do contrato da quinta da Amora.
30
Correspondência da 1ª Repartição da 1ª Direcção do Ministério da Guerra sobre o soldado Augusto Flogino, da 1ª companhia do Regimento de Caçadores 2, que foi mandado admitir ao Asilo de Runa.
31
Processo respeitante aos bens da comenda de S.Tiago de Beduido, na comarca de Aveiro.
32
Correspondência entre o coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, e J. F. Tavares, do Ministério da Guerra, sobre a liquidação dos assuntos referentes às jóias deixadas pela princesa D. Maria Francisca Benedita e da venda da quinta da Amora, dado o estado pouco próspero do estabelecimento.
33
Processo relativo à venda da quinta da Amora, propriedade do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
34
"Instruções aceca da venda da quinta da Amora" (rascunho), propriedade do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
35
Processo sobre a dívida de 23.060$400 que a extinta casa do Infantado deve ao Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, referente ao valor das jóias da princesa D. Maria Francisca Benedita.
36
Processo relacionado com o memorial apresentado pelo 1º cirurgião José Rodrigues Ningão, do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
37
Ofícios do coronel Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, para o conde de Lumiares remetendo uma relação nominal dos empregados desse hospital.
38
Cópias de anúncios sobre o arrendamento de propriedades pertencentes ao Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
39
Ofício da 1ª Repartição da 2ª Direcção do Ministério da Guerrra sobre a conta de receita e despesa do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, para publicação no Diário do Governo.
40
Ofício de A. M. Guilherme Ferreira, chefe da 1ª Direcção do Ministério da Guerra, para o comandante interino da 3ª Divisão Militar sobre a ida do soldado Francisco Silveira, do Batalhão de Infantaria 19 para o Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
41
Circulares, assinadas pelo conde do Bonfim, sobre o abonos de vencimentos às praças que forem mandadas para o Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
42
Atestados (rascunho) sobre soldados do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
43
Ofício de Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, para o conde do Bonfim felicitando-o pela sua nomeação a ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra e presidente do Conselho de Ministros, acompanhado da resposta deste.
44
Ofício de Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, para o conde do Bonfim sobre a publicação no Diário do Governo da conta da receita e despesa desse hospital.
45
Ofício do visconde de Vila Nova de Gaia para o conde de Bonfim remetendo o ofício do comandante do Depósito de Praças Avulsas relativo ao abono a um soldado do Batalhão de Infantaria 17, que se encontra no Real Hospital de Inválidos Militares.
46
Certificados (cópias) do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
47
Ofício da 1ª Repartição da 2ª Direcção Geral do Ministério da Guerra em que se manda passar à Secretaria Geral o processo relativo ao Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
48
Ofício de Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, para o conde do Bonfim remetendo uma relação com a conta de receita e despesa desse hospital, do ano económico de 1840.
49
Ofício de Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa, para o conde do Bonfim, ministro da Guerra, enviando uma relação nominal dos oficiais e mais empregados pertencentes a esse hospital.
50
Anúncio (rascunho) para arrendamento de propriedades pertencentes ao Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
51
Rascunhos de um requerimento, de procurações e de um contrato de arrendamento do Conselho Administrativo do Real Hospital de Inválidos Militares de Runa.
52
"Breve narração acerca do Real Asilo de Inválidos Militares, estabelecido em Runa", por Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, brigadeiro graduado e governador do asilo.
53
Ofício de Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, brigadeiro graduado e governador do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa, para o duque da Terceira, ministro da Guerra, sobre o envio da conta de receita e despesa do asilo, referente ao ano de 1842.
54
Rascunhos de procurações, recibos e correspondência sobre assuntos do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa.
55
Circular assinada pelo duque da Terceira, ministro da Guerra, e dirigida ao comandante da 3ª Divisão Militar para cesssar o abono de vencimentos por parte do Depósito de Praças Avulsas no castelo de S. Jorge às praças do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa.
56
Rascunhos de diversos atestados do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa.
57
Ofício de Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa, para o duque da Terceira, ministro da Guerra, remetendo a conta da receita e despesa e mapa demonstrativo do estado do pessoal do asilo referente ao mês de Janeiro.
58
Rascunhos de procurações, ofícios, anúncios e atestados do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa.
59
Ofício de Fernando Luís Pereira de Miranda Palha, governador do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa, para o duque da Terceira, ministro da Guerra, sobre a visita do patriarca eleito de Lisboa ao asilo.
60
Ofício do major José Marques Caldeira, comandante do Real Asilo de Inválidos Militares de Runa, para o duque da Terceira, ministro da Guerra, insurgindo-se contra a doutrina do folheto do visconde de Sá da Bandeira.
10
Caixa 10.
11
Caixa 11.
Caixa 9.
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 9.
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/16/02/09
Título
Caixa 9.
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.