Serviço de Saúde (col.)
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/16
Título
Serviço de Saúde (col.)
Datas descritivas
1679 - 1965
Dimensão e suporte
17 caixas com xx processos.
Âmbito e conteúdo
Secção composta por documentação relativa aos hospitais militares, ao Asilo dos Inválidos Militares de Runa, Convenção Internacional de Genebra, cordão sanitário, correspondência relativa aos depósitos de medicamentos e escolas de saúde, promoções, transferências e situação de pessoal médico militar, processos das juntas de saúde e relatórios médicos.
Sistema de organização
Esta colecção não se encontrava organizada, uma vez que os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931. Após a descrição preliminar da documentação, optou-se pela individualização da documentação em 9 séries documentais, ordenadas cronologicamente: Sr.1 - Hospitais MilitaresSr. 2 - Asilo de RunaSr. 3 - Escolas e MedicinaSr. 4 - Depósitos e material sanitárioSr. 5 - Organização e pessoal de saúdeSr. 6 - Juntas de Saúde e relatórios médicosSr. 7 - Cordão sanitárioSr. 8 - Congresso Internacional de GenebraSr. 9 - Cruz vermelhaEsta reorganização implicou a alteração das cotas, pelo que se juntou no final do catálogo uma relação de reconversão de cotas.