Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
058
Caixa n. º 058
059
Caixa n. º 059
060
Caixa n. º 060
061
Caixa n. º 061
062
Caixa n. º 062
063
Caixa n. º 063
01
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre apresentação de artífices do Arsenal Real do Exército, falta de pessoal no 2º Batalhão do Regimento de Infantaria 13, relação nominal dos oficiais do referido corpo militar, expedição à ilha da Madeira.
02
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre o excesso de varadas e pranchadas com que os comandantes castigam os soldados, deserções, expedição à ilha da Madeira, relato da visita de D. Miguel I a Peniche e Decreto n.º 60 de 28 de Novembro de 1828 do Governo Liberal sobre a usurpação do trono português.
03
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre o embarque para a ilha Terceira, manifesto e proclamações de D. Pedro, duque de Bragança, no qual explica os seus direitos ao trono de Portugal, perseguição feita pelo inimigo, paralelo entre os governos dos dois irmãos, primeiros decretos de Mouzinho da Silveira e relações dos réus julgados no concelho de Valongo.
04
Correspondência do conde de Barbacena para o conde do Rio Pardo sobre o embarque dos corpos militares que compõem o Exército de Operações para as ilhas da Madeira e Açores.
05
Correspondência do duque de Cadaval, conde do Rio Pardo e conde de São Lourenço para o conde de Barbacena Francisco sobre o embarque para a ilha da Madeira, munições para a expedição aos Açores, alimentação e uniformes.
06
Correspondência de António Tavares Maggessi, governador das Armas da Beira Baixa, e de José da Fonseca Pinto para o conde de Barbacena remetendo relação dos oficiais que devem formar a Comissão Mista mandada criar pelo Decreto de 9 de Fevereiro de 1831, que julgará os réus acusados de aliciarem para a revolta, franceses, deserções e proclamação do imperador D. Pedro.
07
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena sobre a transferência de presos políticos da cadeia de Abrantes para a de Penamacor, panfleto acerca do duque de Wellington, proclamação de D. Pedro e nomeações de pessoal.
08
Correspondência de Luís de Paula Furtado de Castro do Rio de Mendonça para o conde de Barbacena sobre a queixa do general António Tavares Maggessi, do Governo das Armas da Beira Baixa, contra o juiz de fora da cidade de Castelo Branco e sentença proferida contra diversos réus pela Comissão Mista de Lisboa.
09
Correspondência do conde de Basto e visconde de Santarém para o conde de São Lourenço sobre a expedição para a ilha da Madeira e aparecer todos os dias na Gazeta uma participação oficial sobre D. Miguel I.
10
Correspondência de Luís de Paula Furtado de Castro do Rio de Mendonça e João António Rebocho para o visconde de Veiros e de Molelos sobre um manifesto que enumera as atrocidades praticadas pelo governo de D. Miguel segundo os rebeldes e saída do Rei para o norte.
11
Correspondência de Augusto Xavier Palmeirim e Manuel Joaquim de Melo Brandão para Nocolau de Abreu Castelo Branco sobre a visita de D. Miguel e da Família Real à cidade de Coimbra e deserções em Aveiro.
12
Ofício de António Henriques de Carvalho Magalhães Serrão, administrador das Reais Ferrarias da Foz do Alge, para o quartel-mestre general João Honorato Rolim, do Exército de Operações, sobre uma queixa de insubordinação por parte de um operário, simpatizante com a causa dos rebeldes.
13
Ofício do tenente-coronel Manuel José Coelho Borges, ajudante de ordens do Governo Geral das Ilhas dos Açores, em diligência do real serviço na corte, sem destinatário, sobre o processo mais conveniente de libertar as ilhas da Madeira e Terceira do poder dos rebeldes.
14
Auto assinado por António da Silva T. de Andrade Paizinho sobre o acordão em relação ao réu Sebastião António Xavier, comissário do Exército, acusado de espalhar assustadoras e contrários ao governo.
15
Decreto (cópia) de D. Miguel I sobre a criação de uma comissão em Lisboa e outra no Porto que julgará os presos acusados de praticarem actividades subversivas, aliciamento à revolta e infidelidade à sua real pessoa.
16
Carta do Dr. António Hortêncio Mendes Cardoso, sétimo lente catedrático da Faculdade de Cânones na Universidade de Coimbra, para o conde de São Lourenço, ministro da Guerra, remetendo autos (cópia) da Câmara da Nobreza, Clero e Povo da vila de São Romão de 18 de Junho de 1830 e 14 de Julho de 1832 acerca da fidelidade e vassalagem a D. Miguel e justificação dos seus direitos ao trono segundo a teoria legitimista.
17
Carta de um anónimo e manifestos sobre a mudança da política inglesa com a subida ao poder de um ministro favorável aos desígnios de D. Pedro, Lord Grey, e não Lord Wellington.
18
Correspondência do tenente-coronel comandante do 2º Batalhão de Caçadores da Beira Baixa e do comandante do 4º Regimento de Infantaria de Lisboa para António Joaquim Ribeiro e conde de Barbacena sobre nomeações de pessoal e ordem do dia n.º 104 acerca de revista às tropas por D. Miguel I.
19
Correspondência de remetende desconhecido para o coronel Pantaleão de Oliveira Sousa da Gama, comandante da 2ª Brigada Móvel ao Sul do Tejo, sobre a ilegitimidade de D. Miguel I. e atitude a tomar no caso de confronto com as tropas do referido Rei.
20
Auto (cópia) assinado por Joaquim José Anastácio Pedroso sobre acordão de absolvição dos réus Filipe Alistão e António Lúcio Teles Moniz Corte Real do Regimento de Artilharia de Faro, naturais de Silves, presos na cadeia do castelo de São Jorge
21
Representação da cidade de Elvas, assinada pelo capitão-mor José de Melo e Lacerda e outras entidades a favor do rei D. Miguel I.
22
"Mapa da força em parada dos Corpos da 1ª Linha da 2ª Brigada desta Divisão [2ª] para Revista de Sua Magestade El Rei Nosso Senhor".
23
Carta sem remetente para António Feliciano Teles Aparício remetendo impresso que faz a apologia da Carta Constitucional, D. Maria II, aclamação na ilha das Flores e restauração na ilha Graciosa.
24
Carta dirigida a Luís de Sousa da Gama remetendo algumas folhas do periódico "Aurora", descrevendo a acção de D. Pedro para restaurar o trono da sua filha D. Maria II, colegiadas nos Açores, profanação dos conventos, Decreto de 4 de Abril de 1832 acerca da abolição dos vínculos de morgados ou capelas.
25
Carta sem remetente dirigida ao 1º Regimento de Infantaria de Lisboa remetendo algumas folhas do periódico "Aurora" sobre os crimes do governo de D. Miguel I e exército dos liberais nos Açores, manifestos de D. Pedro, duque de Bragança, apelando ao apoio à sua filha D. Maria II e à Carta Constitucional.
26
Carta sem remetente endereçada ao brigadeiro João Galvão Mexia, comandante da Coluna Móvel ao Sul do Tejo, remetendo manifesto que critica D. Miguel I e os liberais, pedindo aos portugueses que apoiem o Infante D. Sebastião de Bragança como rei para Portugal.
27
Carta sem remetente para José de Sousa e Vasconcelos, ajudante da praça de Almeida, remetendo manifesto acerca da derrota de Lord Wellington que propôs formar governo à câmara dos comuns de Inglaterra.
28
Carta do cabo Francisco Pinto (?) para Inocêncio António, dos realistas de Porto Alegre, remetendo manifestos de D. Pedro, duque de Bragança, nos quais agradece o apoio dos açoreanos à causa de sua filha, D. Maria II, e lhes promete a glória.
29
Carta sem remetente para o comandante do Regimento de Infantaria 16, remetendo proclamação (cópia) de D. Pedro, apelando os portugueses à sua causa e expondo-lhes as suas ambições e desejos.
30
Panfleto "Negócios de Portugal, no Parlamento Inglês, e notícias da Terceira", sobre o navio "Truste" que transportava emigrados portugueses, neutralidade do governo britânico, apoio a D. Maria II, comitiva de D. Miguel vai a Roma às exequias do Papa Leão XII e eleição de novo Pontifice.
31
Gazeta "Correio do Porto" n.º 183 sobre os privilégios dos caseiros da Universidade de Coimbra, polacos ao serviço de D. Pedro, relato de uma visita ao escritor Sir Walter Scott e duque de Luchtemberg visita Itália.
32
Manifestos sobre a reintegração do ministério de Lord Grey em Inglaterra, derrota do duque de Wellington e posição do rei Guilherme IV.
33
Manifesto de um cidadão que apoia D. Miguel I incitando aos realistas a afastar do rei aqueles que lhe têm dado mau nome e cometido crueldades em nome de vinganças.
34
Manifestos dos liberais apelando aos soldados portugueses que abandonem D. Miguel e se juntem ao seu partido e proclamação de D. Miguel I culpabilizando os liberais de reduzir Portugal a um abismo.
35
Manifesto de D. Miguel I no qual explica as legítimas pretensões ao trono português à face do Direito Internacional Público.
36
Periódico "Aurora" sobre os crimes cometidos pelos partidários de D. Miguel I, saída do duque de Bragança da ilha de São Miguel e intervenção de Espanha.
37
Manifesto de apoio a D. Miguel, no qual os liberais são criticados.
38
M anifesto liberal aos portugueses, relatando os crimes e males trazidos ao país pelos absolutistas.
064
Caixa n. º 064
065
Caixa n. º 065
066
Caixa n. º 066
067
Caixa n. º 067
068
Caixa n. º 068
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 063
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 063
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/063
Título
Caixa n. º 063
Título paralelo
168876
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
37 documentos.