Plano de classificação

Governo de D. Miguel (1828 - 1834).

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Governo de D. Miguel (1828 - 1834).

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/1/20

Título

Governo de D. Miguel (1828 - 1834).

Título paralelo

105048

Datas descritivas

1754 - 1844

Dimensão e suporte

203 cx. com processos manuscritos e alguns impressos.

História administrativa/biográfica/familiar

No inicio de 1828, D. Miguel regressou ao Reino, formando um governo de claro pendor absolutista, presidido pelo duque de Cadaval. O crescente apoio a D. Miguel e a contestação à Carta Constitucional deram origem a um clima de guerra civil e às revoltas do Porto e do Algarve, fortemente reprimidas com o domínio da situação militar pelos miguelistas. O governo de D. Miguel iniciou-se assim num ambiente de repressão, nomeadamente através da acção da Intendência Geral da Polícia. Em Junho, foram convocadas cortes extraordinárias e criada uma comissão para julgar os crimes contra D. Miguel e a segurança do Estado. A praça de Almeida e a torre de São Julião da Barra ficaram conhecidas enquanto depósitos de presos políticos. A resistência dos liberais no estrangeiro e os protestos dos governos europeus contribuíram para a queda do regime absoluto.

Âmbito e conteúdo

Secção composta por correspondência de D. Miguel sobre operações militares, ordem pública e prisões, do conde de São Lourenço e de Domingos José Cardoso, ministros da Guerra, do conde de Barbacena, chefe do Estado Maior General, do marquês de Tancos, Ajudante General, do Quartel Mestre General e dos governadores de Armas, com destaque para o Governo das Armas da Corte e Estremadura e do Governo das Armas do Algarve, sobre pessoal, informações militares, operações, logística e administração e finanças; processos sobre abastecimentos de víveres, contas das unidades militares, contabilidade do Comissariado do Exército e Contadoria Fiscal das Tropas; correspondência do governo da praça de Abrantes, do Castelo de São Jorge com relações de presos e de Luís António Salazar Moscoso, governador de Elvas; relações de pessoal emigrado em Espanha; mapas da força dos Corpos Militares e diários das Divisões do Exército de Operações e de unidades militares; processos e correspondência da Intendência Geral da Polícia e de António Correia Bulhões Leote, comandante do Depósito de Prisioneiros de Cascais; conselhos de investigação; relações de expediente da Inspecção Geral de Cavalaria e do Cofre Geral da Remonta; correspondência de António Franco de Castro, da Inspecção Geral da Artilharia; relações de munições e uniformes remetidas pelo Arsenal Real do Exército e depósitos militares; inspecções de saúde e correspondência do Fisico-Mor do Exército; Arsenal das Obras Militares e Inspecção dos Quartéis sobre defesa e fortificações; condecorações a militares por acções contra os "rebeldes", requerimentos de militares e manifestos de apoio a D. Miguel e manifestos liberais apelando aos soldados para abandonarem a causa miguelista.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Características físicas e requisitos técnicos

Contém documentos em mau estado de conservação.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver os seguintes fundos e colecções: "Restabelecimento do Regime Absoluto (1823 - 1826)" (DIV/1/18); "operações contra a Guerrilha Miguelista (1834 - 1844)" (DIV/1/21); "Livros de Registo Antigos" (FG/5); "Listas de Oficiais" (DIV/3/12); "Arquivo Particular Sá da Bandeira" (DIV/3/18); Iconografia (FE/10).