Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
109
Caixa n. º 108
110
Caixa n. º 110
111
Caixa n. º 111
112
Caixa n. º 112
113
Caixa n. º 113
114
Caixa n. º 114
01
Ofício do visconde do Peso da Régua para o conde do Rio Pardo remetendo correspondência de várias entidades em resposta ao aviso de 13 de Setembro de 1828, relações de munições, uniformes e equipamento nos depósitos do Batalhão de Caçadores 3, Regimento de Cavalaria 6, 9, 12, Regimento de Infantaria 3, 15, 21, Depósito de Braga e inventário (cópia) dos móveis e utensílios nos quartéis e do Hospital Militar de Ponte de Lima.
02
Correspondência de várias entidades remetida pelo ministro da Justiça para o conde do Rio Pardo sobre um clérigo espancado por soldados do Regimento de Infantaria 3 em Braga, destruição de representações de santos, vandalismo em igrejas e conventos, soldados que cantaram o hino da carta e desordem pública.
03
Correspondência do brigadeiro António de Azevedo Coutinho, governador da praça de Abrantes, para Agostinho José da Costa e marquês de Tancos sobre o processo do conselho de investigação acerca da rebelião de tropas em Santarém, remetendo relações das praças mandadas do Depósito de Setúbal para o Regimento de Infantaria 20, presidente e vogais que devem compor o conselho de averiguação.
04
Correspondência do capitão António de Mateus Lobo de Vilas Boas para o marquês de Tancos sobre promoções de pessoal, remetendo relação das praças em Penafiel do Batalhão de Caçadores 6 e das que emigraram para Espanha em 1826.
05
Ofício de Policarpo José Pinto para o marquês de Tancos sobre a mudança do depósito do castelo de São Jorge para Campo de Ourique, remetendo relações dos artigos do Regimento de Infantaria 19 que existem em depósito e dos que foram entregues no Arsenal Real do Exército.
06
Ofício do visconde do Peso da Régua para o conde de Barbacena Francisco sobre as praças que não se rebelaram em Amarante, remetendo mapa da força do Batalhão de Caçadores 3.
07
Ofício do major Joaquim António de Morais Palmeiro para o marquês de Tancos sobre os cavalos existentes no contigente do Regimento de Cavalaria 10, remetendo relação das praças a quem pertencem os referidos solípedes.
08
Correspondência do tenente-coronel Manuel Joaquim Machado, governador interino de Campo Maior, para o marquês de Tancos sobre a sua fidelidade a D. Miguel I, obras nas fortificações locais, falta de dinheiro dada a pobreza da população e os bens pertencerem aos constitucionais, formação da Companhia de Voluntários Realistas de Campo Maior, remetendo mapa da força da guarnição da referida praça.
09
Correspondência do visconde de Veiros para o marquês de Tancos sobre a Companhia de Artilheiros Ordenanças Realistas de Setúbal, remetendo mapa da força da guarnição da referida praça.
10
Correspondência de Veríssimo António Cardoso, inspector de Cavalaria, para o conde de Barbacena e conde de Barbacena Francisco sobre os cavalos tirados aos rebeldes, remetendo mapas da força do Regimento de Cavalaria 12.
11
Correspondência do tenente-coronel Pedro José de Santa Bárbara, comandante interino do Regimento de Artilharia 1, para Filipe Neri Gorjão sobre o transporte de munições e requisição de espingardas que precisam de ser trocadas.
12
Correspondência do coronel António Joaquim Rosado, comandante do Regimento de Infantaria 13, para o marquês de Tancos sobre munições, remetendo relação nominal das praças dos Regimentos de Infantaria 9 e 21 que deixaram artigos de mochilas, capotes e frascos no Depósito do Porto.
13
Ofício de Manuel Joaquim de Melo Breyner para o major João de Sousa Ribeiro, do Regimento de Milícias de Aveiro, remetendo o processo do conselho de investigação acerca da deserção de praças do referido corpo militar.
14
Relação das praças da Legião Nacional das Amoreiras que passaram a serviço activo em execução do Decreto de 2 de Julho de 1828.
15
Relação dos desertores do Regimento de Cavalaria 5 que se têm apresentado no Depósito de Belém em virtude do Decreto de 23 de Junho de 1828, e guia de condução (cópia) do soldado João José Patrício.
16
Ofício de Romão de Brito Rebelo para o marquês de Tancos remetendo relação das praças do depósito do Batalhão de Caçadores 8.
17
Correspondência de Maximiano de Brito Marinho para o conde de Barbacena Francisco e marquês de Tancos sobre a inspecção de saúde ao tenente João Esteves da Silva Cardoso do Regimento de Cavalaria 6, que se uniu à rebelião do Porto.
18
Relação das bocas de fogo e munições de guerra necessárias no Sítio do Castelo na cidade de Angra.
19
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre a requisição de armas e munições para o Batalhão de Caçadores 3, relações dos cavalos recebidos pelo Regimento de Cavalaria 7, uniformes e material em vários depósitos, mapa da força e relação de praças do Batalhão de Caçadores 6.
20
Correspondência de Agostinho Luís da Fonseca, conde da Lousã D. Diogo e conde de Barbacena Francisco para o conde do Rio Pardo sobre remetendo relações dos uniformes no depósito do Regimento de Infantaria 21, oficiais militares liberais com licenças para fora de Portugal, armas e livros dos Regimentos de Infantaria 15 e 23.
21
Relações do destino que tiveram os solípedes recebidos no Depósito de Cavalos vindos da Galiza e de dois machos apanhados pelos rebeldes.
22
Correspondência do visconde do Peso da Régua para o conde de Barbacena Francisco sobre a conduta política suspeita do quartel mestre Manuel António Martins Pereira, remetendo "relação dos oficiais do Regimento de Milícias de Soure a respeito dos quais se exige informações sobre o comandante do dito regimento".
23
Ofício do visconde da Régua para o marquês de Tancos remetendo relação das praças do extinto Regimento de Cavalaria 9 que se integraram no corpo da Guarda Real da Polícia do Porto.
24
Correspondência de Henrique Pinto de Mesquita e de Luís António Salazar Moscoso, governador de Elvas, para o marquês de Tancos sobre derrota dos revolucionários na Andaluzia, ordem pública, festividades no dia de aniversário de D. Miguel I, falta de espaço no hospital militar, deslocamento do Regimento de Caçadores do Alentejo, entrada em Elvas do Regimento de Milícias de Castelo Branco, recrutas para o 2º Regimento de Elvas e relação de recrutas do depósito do Regimento de Infantaria de Valença.
25
Correspondência de Joaquim José da Cruz, governador do forte da Cruz, para o conde de Barbacena sobre os presos liberais, reunião da guarnição, que assistiu a uma missa como forma de agradecimento pela vitória contra os rebeldes e ordem pública.
26
Correspondência de António de Azevedo Coutinho para o marquês de Tancos sobre o itinerário do 2º Batalhão de Infantaria de Abrantes e do Regimento de Milícias de Castelo Branco para Lisboa, pouco zelo do capitão pelo Regimento de Infantaria de Cascais.
27
Correspondência de Alexandre Evaristo de Lemos para o marquês de Tancos sobre o registo de saúde, polícia e cordão sanitário no presídio da Trafaria.
28
Correspondência de José de Aquino Guimarães de Freitas e Martinho José de Perné para o marquês de Tancos sobre a interrupção de se fazer exercícios na torre de São Julião da Barra dada a falta de condições, soldados da Bateria do Bom Sucesso obrigados a cavar terra pelo tenente do referido destacamento, torre de São Vicente de Belém, ordem à tropa do Cordão Sanitário de conversar com indivíduos que têm ideias contra o trono de D. Miguel I, aquartelamento, munições, artilharia e defesa de costa.
29
Correspondência de Manuel de Freitas e Paiva para Filipe Neri Gorjão e conde de Barbacena, Chefe do Estado Maior General sobre a defesa da costa, visita de um presbítero da Ordem de São Pedro que houvira falar de um assalto ao forte de Almada.
30
Correspondência do tenente-coronel Caetano Inácio de Almeida, governador de Juromenha, para o marquês de Tancos sobre as bocas de fogo, promoções de pessoal, 3º Companhia de Veteranos e inspecções ao material de artilharia.
31
Correspondência do tenente-coronel João da Guarda Cabreira, governador do forte de São João Baptista, para Filipe Neri Gorjão e marquês de Tancos sobre defesa de costa e artilharia remetendo mapa da força da guarnição sob o seu comando.
32
Correspondência do coronel Joaquim José de Gusmão e José Inácio Tinoco de Sande e Vasconcelos, governador de Setúbal, para o marquês de Tancos sobre a torre de Outão, defesa de costa, mapa da força dos baluartes de Setúbal, depósitos, artilharia das fortificações e Esquadra Francesa.
33
Correspondência de António Feliciano Teles de Castro Aparício, governador da praça de Peniche, para o marquês de Tancos sobre a Esquadra Francesa, ordem pública, armas, actividades subversivas, Regimento de Infantaria de Lisboa, defesa de costa, embarcações e transferências de pessoal.
34
Correspondência de Raimundo José Pinheiro, governador da praça de Cascais, para Filipe Neri Gorjão sobre munições, artilharia, relação do estado das fortificações, defesa de costa, alimentação e embarcações.
35
Correspondência de Raimundo José Pinheiro, governador da praça de Cascais, para o marquês de Tancos e conde de Barbacena sobre artilharia, nomeações de pessoal, demissões, ingleses, actividades subversivas, inspecções a fortificações, munições, licenças e embarcações, remetendo relações das recrutas do depósito do Regimento de Infantaria de Cascais, praças voluntárias e despesas com gratificações.
36
Correspondência (minutas) do Estado Maior General para Joaquim Gomes da Silva Belfort e Manuel de Freitas Paiva sobre o presbítero João Gaspar, que alertou de um ataque ao forte de Almada.
37
Ofício de Henrique Pinto da Mesquita para o marquês de Tancos que remete correspondência do major Fernando Pereira da Gama, comandante do depósito do Regimento de Caçadores do Alentejo, sobre a falta um escriturário, uniformes e instrução de recrutas.
38
Correspondência do sargento José Rosado Esquível, governador interino da praça de Mourão, e do major António Lobo, governador do forte da Ericeira, para o conde de Barbacena e marquês de Tancos sobre a artilharia para os fortes, remetendo mapa da força da guarnição do forte da Ericeira.
39
Correspondência do brigadeiro Manuel Pinto da Silveira, governador da praça de Almeida, para o marquês de Tancos sobre os réus pertencentes ao extinto 2º Regimento de Infantaria de Lisboa que entraram nos acontecimentos revoltosos da noite de 21 de Agosto.
40
Correspondência do tenente-coronel José Luís de Almeida Pimentel, governador da praça de Monsanto para o marquês de Tancos sobre a Esquadra Francesa e transferências de pessoal.
41
Correspondência do coronel João de Araújo da Cruz e do major Bernardino Coelho Soares de Moura, da praça de Lisboa, para o marquês de Tancos sobre presos na cadeia do castelo de São Jorge, depósitos e praças disponíveis para servirem no Exército de Operações.
42
Correspondência do major Gaspar de Vila Lobos, governador de Albufeira, para o marquês de Tancos sobre a inexistência de presos na prisão Militar.
43
Ofício do major Francisco Paulo Soares, governador interino de Alcoutim, para o marquês de Tancos sobre a contagem da guarnição sob o seu comando.
44
Documento em falta, detectada em 23 de Abril de 2007.
45
Correspondência de António Joaquim Bandeira para o marquês de Tancos sobre a marcha de solípedes para Serpa e depósito de prisioneiros.
46
Ofício de Francisco José de Almeida, governador da praça de Faro, para o marquês de Tancos sobre a recepção de um exemplar da "Gazeta de Lisboa".
47
Correspondência de Joaquim José Pimentel Jorge para o marquês de Tancos sobre as bocas de fogo do fortaleza de Lindoso, rebeldes portugueses que se refugiam na Galiza.
48
Correspondência de Álvaro de Macedo Pestana Coutinho de Vasconcelos, governador da praça de Sagres, para o marquês de Tancos sobre o efeito que o manifesto de D. Miguel I causou nos diversos reinos estrangeiros.
49
Correspondência de José Joaquim Simões, governador da torre de São Julião da Barra, e Joaquim Teles Jordão para o marquês de Tancos sobre presos e fortificações, remetendo rmapas da força do Regimento de Milícias da Guarda.
50
Correspondência do major Joaquim de Melo Sousa Meneses para o marquês de Tancos sobre a falta de pessoal para o forte de São Pedro e defesa da costa.
51
Correspondência do tenente-coronel Sebastião Martins Mestre para o marquês de Tancos sobre as bocas de fogo da praça de Vila Real de Santo António, ordem pública e espanhóis.
52
Correspondência de Manuel de Isidro da Paz para o marquês de Tancos sobre não haver presos na praça de Almeida.
53
Ofício do major João Xavier de Paiva para o marquês de Tancos sobre a força ao serviço da guarnição da fortaleza de São João de Vila Nova de Portimão.
54
Correspondência de Manuel Tomás de Bettencourt Vasconcelos Corte Real de Castro para o marquês de Tancos sobre a expedição dos rebeldes às ilhas dos Açores, forte de São Domingos do Junqueiro, fidelidade ao rei D. Miguel I e tropas que marcharam para o Exército de Operações.
55
Ofício de João de Sequeirra Almeida para Filipe Neri Gorjão sobre os abonos de pret a estrangeiros apresentados do serviço dos rebeldes.
115
Caixa n. º 115
116
Caixa n. º 116
117
Caixa n. º 117
118
Caixa n. º 118
119
Caixa n. º 119
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 114
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 114
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/114
Título
Caixa n. º 114
Título paralelo
169904
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
55 documentos.