Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
096
Caixa n. º 096
097
Caixa n. º 097
098
Caixa n. º 098
099
Caixa n. º 099
100
Caixa n. º 100
101
Caixa n. º 101
01
Correspondência do visconde de Veiros para o marquês de Tancos sobre aprisionamento da Companhia de Artilharia de Elvas, destacada em Setúbal, pela fragata francesa "Didon" no rio Tejo.
02
Correspondência do duque do Cadaval para Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas, visconde de Molelos, conde do Rio Pardo e marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre solípedes, ofensas verbais e ameaças praticadas pela tripulação da escuna inglesa "Escape" e relação das testemunhas que presenciaram o ocorrido, deserções, defesa de costa, desembarque em Tavira de rebeldes e munições para batalhões de Pedrouços.
03
Correspondência do conde da Atalaia, visconde Molelos e António Joaquim Bandeira para o marquês de Tancos sobre ataque dos rebeldes à vila de Samora, remetendo relações dos homens armados do Governo das Armas do Alentejo e Algarve.
04
Correspondência entre várias entidades sobre vencimentos, correios, solípedes, deserções, guerrilha liberal que assustou os povos de Mora e Cabeção, pedido de munições para as populações se defenderem, relação das armas disponíveis no Trem da Praça de Abrantes, informações militares, liberais em Lisboa, defesa em Elvas, requisição de pregos, doentes nos hospitais do Lumiar e Alenquer.
05
Correspondência do visconde do Peso da Régua, comandante da 1ª Divisão do Exército de Operações, para o marquês de Tancos e conde de Barbacena sobre a falta de pessoal e solípedes de civis inspeccionados.
06
Correspondência de José António de Azevedo Lemos, governador das Armas do Alentejo, para o marquês de Tancos e conde de São Lourenço, ministro da Guerra, sobre os solípedes para os oficiais franceses, guerrilhas rebeldes em Sines, ordem pública, falta de pessoal, D. Carlos V de Espanha, perca da posse de Castelo de Vide e Marvão e ataque a Portalegre.
07
Correspondência do visconde de Santa Marta e outras entidades para o conde de Barbacena e Filipe Neri Gorjão sobre a acção do dia 10 de Novembro de 1832 na margem esquerda do rio Douro, informações militares, oferta de vencimentos para as urgências do Estado, calças de saragoça para os soldados e oferta do coronel do Batalhão de Voluntários Realistas de Valença dos uniformes ao seu batalhão.
08
Correspondência do marechal de campo Joaquim Rebelo da Fonseca Rosado, comandante da 5ª Divisão do Exército de Operações, para o marquês de Tancos sobre a marcha para Leiria, informações militares, nomeações de pessoal e posse do dinheiro de Santarém, remetendo mapa da força, relações dos oficiais que desertaram e do estado de pagamento dos militares.
09
Mapas da força da 1ª, 3ª, 5ª Divisão, Colúna Móvel ao Sul da Foz do Douro e ao Sul do Tejo do Exército de Operações e correspondência de Augusto Pinto de Morais Sarmento para o marquês de Tancos sobre o comportamento do alferes António José de Paula do Batalhão de Voluntários Realistas de Sintra ao aquartelar-se em Cascais.
10
Correspondência de várias entidades para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas remetendo relações de mortos, feridos e presos em várias operações da Companhia de Cavalaria da Polícia do Porto, Regimento Provisório de 1ª Linha, Regimento de Cavalaria 7 e 8, Exército de Operações, Regimento de Infantaria de Lisboa, Bragança, Abrantes, Elvas, 2, 7, 13, 14 e 22, Batalhão de Voluntários Realistas de Mangualde, Regimento de Caçadores do Minho e Alentejo.
11
Correspondência de várias entidades para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre uma circular do Comandante-em-Chefe do Exército que pedia parte do dinheiro que existia nas caixas regimentais das praças mortas ou que desertaram, remetendo relações desses valores do Batalhão de Voluntários Realistas de Setúbal, Guimarães, Arganil e Miranda, Regimento de Caçadores da Beira Alta e Minho, Regimento Provisório da 1ª Linha, Batalhão de Artífices de Engenheiros, 3º Regimento de Cavalaria de Lisboa, Regimento de Artilharia de Faro e Regimento de Infantaria de Abrantes.
12
Correspondência de várias entidades para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre oficiais que se encontravam doentes, remetendo relações nominais dos mesmos da Cavalaria da Guarda Real da Polícia de Lisboa, Artilharia do Exército de Operações, Regimento de Cavalaria de Vila Viçosa, Lisboa, Évora, Chaves, 4, 5 e 6, Regimento de Infantaria de Valença, Bragança, Tavira, Elvas, Chaves, Abrantes, 7 e 17, Regimento de Artilharia de Faro, Batalhão de Voluntários Realistas da Guarda, Arganil, Castro de Aire e Vila Real.
102
Caixa n. º 102
103
Caixa n. º 103
104
Caixa n. º 104
105
Caixa n. º 105
106
Caixa n. º 106
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 101
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 101
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/101
Título
Caixa n. º 101
Título paralelo
169694
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
12 documemtos.