Fundo Particular José César

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fundo Particular José César

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHM/FP/25

Tipo de título

Atribuído

Título

Fundo Particular José César

Datas descritivas

1800 - 1955

Dimensão e suporte

22 Cx. (305 - 327), 307 documentos.

História administrativa/biográfica/familiar

Natural do Cartaxo, onde nasceu em 1 de janeiro de 1860.Assentou praça voluntariamente em 1878 sendo promovido a alferes com o curso do Estado-Maior, que concluiu com distinção, em 1888. Desempenhou diversas comissões de serviço, participando em várias delegações incumbidas de rever e codificar a legislação e regulamentos militares e exercendo, entre outros, os cargos de subdiretor dos serviços do exército, subchefe do Estado-Maior, comandante interino da GNR, presidente da Comissão de História Militar, das comissões incumbidas de executar anualmente o programa comemorativo da Batalha de Ourique e de atualizar o "Dicionário Militar Bibliográfico Português", etc. Lente da antiga Escola do Exército, foi nomeado para assistir às manobras do exército francês realizadas em 1907 e para representar o exército português numa embaixada a Cádis em setembro de 1912.Deixou publicados diversos trabalhos, e alguns inéditos, sobre assuntos de história e ciência militar, destacando-se as suas investigações sobre o verdadeiro local da Batalha de Ourique e estudos sobre as invasões francesas, colaborando no "Diário de Notícias" e outros periódicos sobre assuntos e história militar. Em 1927 foi promovido a general, e ainda nesse ano enviou ao congresso Luso-Espanhol de Cádis a sua "Memória sobre a Batalha de Ourique em 1139". Foi sócio e colaborador da "Revista Militar" tendo feito parte da sua direção por várias vezes. Fez parte do Partido Evolucionista, na I República. Faleceu em 1939.

Âmbito e conteúdo

Fundo constituído sobretudo por apontamentos dos cursos ministrados pelo general José César na Escola Politécnica, Escola do Exército, Academia Militar e Instituto de Altos Estudos Militares. Destaque para um conjunto de documentos originais pertencentes ao marquês Sá da Bandeira.

Sistema de organização

Organizado em 13 séries, ordenadas na sua maioria por ordem cronológica:1. Documentos pessoais;2. Croquis e mapas;3. Curso de orgânica militar;4. Cursos de estratégia e da Escola Politécnica;5. Curso de tática geral;6. Curso de história militar;7. 1.ª Grande Guerra e CEP;8. Organização militar do exército português;9. Exercícios do exército francês;10. Cortes de Cádis;11. Comissão de História Militar;12. Comissão para as comemorações da Batalha de Ourique;13. Arquivo do marquês Sá da Bandeira.

Idioma e escrita

Francês, inglês e espanhol.

Unidades de descrição relacionadas

Ver Processo Individual de Vitoriano José César (PT/AHM/DIV/3/7/2403) e Fundo Particular do marquês Sá da Bandeira (PT/AHM/DIV/3/18).