Arquivo Militar de Lisboa
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/AHM/DIV/4/1
Tipo de título
Atribuído
Título
Arquivo Militar de Lisboa
Datas descritivas
1645 - 1815
Dimensão e suporte
23 caixas com 626 documentos manuscritos, dos quais 23 plantas, 2 mapas, 18 croquis, 10 estampas, 2 aguarelas e 5 desenhos.
História administrativa/biográfica/familiar
Grande parte da documentação que constitue o Arquivo Militar de Lisboa relaciona-se com o conde de Lippe, enquanto marechal-general do Exército Português, contratado para comandar as tropas portuguesas na Guerra Fantástica. Campanha onde se destacou o cerco da praça de Almeida pelas forças espanholas. Enquanto estratega e organizador do Exército, o conde de Lippe centrou a sua acção na restauração de várias fortalezas e na construção do forte da Graça em Elvas, também conhecido por forte de Lippe, por forma a completar o sistema defensivo das fronteiras do reino. Também o levantamento das cartas militares mereceu a sua atenção, para o qual contratou vários engenheiros na sua maioria estrangeiros. Nos finais do século XVIII e inicios do século XIX destacou-se a actividade desenvolvida pelos engenheiros militares, nomeadamente na fortificação e defesa bem como nos reconhecimentos do território e inventariação de recursos. Neste constexto surgiu a criação, em 1790, da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, cuja acção se reflecte em diversos documentos desta colecção, bem como a regulamentação e actividade do Real Corpo de Engenheiros, entre 1790 e 1812 e a criação do cargo de Inspector das Fronteiras e Costas Marítimas em 1802, com a missão de examinar as fronteiras e costas marítimas, propor planos de defesa e levantar cartas e mapas das fortificações. Ainda nesse ano foi criado o "Archivo Militar" destinado ao depósito, estudo e divulgação de cartas, planos e memórias elaborados pelo corpo de engenheiros militares.
História custodial e arquivística
O designado "Arquivo do conde de Lippe" ou "Arquivo Militar de Lisboa" foi para o Rio de Janeiro com D. João VI, aquando da primeira Invasão Francesa, sendo entregue em 1948 ao AHM, restituído pelo governo brasileiro. A documentação deste fundo foi localizada por Sérgio Correia da Costa, diplomata do Itamaraty e inventariada por Luís Norton no Ministério das Relações Exteriores durante o período em que foi embaixador de Portugal no Brasil.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferido para o Arquivo Histórico Militar em 30 de Novembro de 1948.
Âmbito e conteúdo
Este fundo é constituído por documentos que não respeitam exclusivamente à época do conde de Lippe, mas também aos séculos XVII, XVIII e XIX. Deste acervo destaque para a correspondência dirigida e expedida pelo conde de Schaumbourg-Lippe durante o comando do Exército Português e sobre organização e táctica militar; do conde de Oeiras para o conde de Lippe; cartas informando o movimento de tropas castelhanas e francesas marchando sobre praças fronteiriças durante a Guerra Fantástica; providências militares e relatórios das campanhas de 1762 e 1801; estado das praças de guerra e fortificações militares; mapas das tropas em diversas praças militares; estatutos da Academia Militar datados de 1790; memórias e planos da organização da justiça militar; arsenais militares e depósitos de província; estudos e levantamentos cartográficos; diversos assuntos sobre Artilharia, Cavalaria e Infantaria; inspecções e vários estudos e projectos sobre itinerários militares, com destaque para a actividade de diversos engenheiros militares, nomeadamente Matias José Dias Azedo, Conrado Henrique Niemeyer; Francisco d'Alincourt, entre outros.
Condições de acesso
Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.
Idioma e escrita
Contém documentos em espanhol, francês, inglês e alemão. Alguns destes documentos contém tradução dactilografada.
Características físicas e requisitos técnicos
Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação. As plantas e croquis com dimensões especiais foram acondicionados em locais próprios.
Existência e localização de originais
Algumas cartas topográficas mencionadas nas memórias descritivas constantes desta colecção encontram-se no Instituto Geográfico Português, antigo instituto Geográfico e Cadastral e estão mencionadas no "Catálogo de Cartas Antigas da mapoteca" desse instituto.
Existência e localização de cópias
Secção digitalizada.Alguns documentos contém transcrição dactilografada.
Unidades de descrição relacionadas
Ver secções do "Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776)" (AHM/DIV/1/6), da "Guerra Fantástica (1762) " (AHM/DIV/1/7) e do "Comando do Conde de Lippe (1762 - 1768)" (AHM/DIV/1/8) e Mapoteca (AHM/DIV/3/47).
Notas de publicação
Referência bibliográficaAHM - O Arquivo Militar de Lisboa/ Arquivo do conde de Lippe. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 19 (1949), pgs., 29-32 e 145-151.Idem - Cartas dirigidas pelo conde de Lippe ao conde de Oeiras. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 4 (1934), pgs. 243-284, vol5 (1935), pgs. 109-129.Idem - Inventário dos documentos, originais ou cópias, assinados pelo ministro Sebastião José de Carvalho e Melo existentes no Arquivo Histórico Militar. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 52 (1984), pgs. 121-589.BAIÃO, José - O forte de Santa Luzia. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 47 (1977), pgs. 7-72.COSTA, Sérgio Correia da - Brasil, segredo de Estado - incursão descontraída pela história do país.Editora Record, 2001. MORAIS, Alberto Faria de - O Documento Lloyd (1765). In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol.21 (1951), pgs. 163 - 205.LIMA, Henrique de Campos Ferreira - O Conde de Lippe em Portugal. In: Revista "Ocidente", Lisboa, nº 116 do vol. XXXIII.OLIVEIRA, Maria Manuel - Luís d'Alincourt, engenheiro militar radicado em Oeiras. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 53 (1985), pgs. 7 - 27.SALEMA, Vasco da Costa - Desenhos cartográficos militares espanhóis refertentes à Campanha de 1762. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 49 (1979), pgs. 7 - 56.SALES, Ernesto Augusto Pereira - A descendência bastarda do conde Guilherme de Schaumbourg Lippe em Portugal",. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 15 (1945), pgs. 1 - 25.