Arquivo Militar de Lisboa

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Arquivo Militar de Lisboa

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/4/1

Tipo de título

Atribuído

Título

Arquivo Militar de Lisboa

Datas descritivas

1645 - 1815

Dimensão e suporte

23 caixas com 626 documentos manuscritos, dos quais 23 plantas, 2 mapas, 18 croquis, 10 estampas, 2 aguarelas e 5 desenhos.

História administrativa/biográfica/familiar

Grande parte da documentação que constitue o Arquivo Militar de Lisboa relaciona-se com o conde de Lippe, enquanto marechal-general do Exército Português, contratado para comandar as tropas portuguesas na Guerra Fantástica. Campanha onde se destacou o cerco da praça de Almeida pelas forças espanholas. Enquanto estratega e organizador do Exército, o conde de Lippe centrou a sua acção na restauração de várias fortalezas e na construção do forte da Graça em Elvas, também conhecido por forte de Lippe, por forma a completar o sistema defensivo das fronteiras do reino. Também o levantamento das cartas militares mereceu a sua atenção, para o qual contratou vários engenheiros na sua maioria estrangeiros. Nos finais do século XVIII e inicios do século XIX destacou-se a actividade desenvolvida pelos engenheiros militares, nomeadamente na fortificação e defesa bem como nos reconhecimentos do território e inventariação de recursos. Neste constexto surgiu a criação, em 1790, da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, cuja acção se reflecte em diversos documentos desta colecção, bem como a regulamentação e actividade do Real Corpo de Engenheiros, entre 1790 e 1812 e a criação do cargo de Inspector das Fronteiras e Costas Marítimas em 1802, com a missão de examinar as fronteiras e costas marítimas, propor planos de defesa e levantar cartas e mapas das fortificações. Ainda nesse ano foi criado o "Archivo Militar" destinado ao depósito, estudo e divulgação de cartas, planos e memórias elaborados pelo corpo de engenheiros militares.

História custodial e arquivística

O designado "Arquivo do conde de Lippe" ou "Arquivo Militar de Lisboa" foi para o Rio de Janeiro com D. João VI, aquando da primeira Invasão Francesa, sendo entregue em 1948 ao AHM, restituído pelo governo brasileiro. A documentação deste fundo foi localizada por Sérgio Correia da Costa, diplomata do Itamaraty e inventariada por Luís Norton no Ministério das Relações Exteriores durante o período em que foi embaixador de Portugal no Brasil.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferido para o Arquivo Histórico Militar em 30 de Novembro de 1948.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por documentos que não respeitam exclusivamente à época do conde de Lippe, mas também aos séculos XVII, XVIII e XIX. Deste acervo destaque para a correspondência dirigida e expedida pelo conde de Schaumbourg-Lippe durante o comando do Exército Português e sobre organização e táctica militar; do conde de Oeiras para o conde de Lippe; cartas informando o movimento de tropas castelhanas e francesas marchando sobre praças fronteiriças durante a Guerra Fantástica; providências militares e relatórios das campanhas de 1762 e 1801; estado das praças de guerra e fortificações militares; mapas das tropas em diversas praças militares; estatutos da Academia Militar datados de 1790; memórias e planos da organização da justiça militar; arsenais militares e depósitos de província; estudos e levantamentos cartográficos; diversos assuntos sobre Artilharia, Cavalaria e Infantaria; inspecções e vários estudos e projectos sobre itinerários militares, com destaque para a actividade de diversos engenheiros militares, nomeadamente Matias José Dias Azedo, Conrado Henrique Niemeyer; Francisco d'Alincourt, entre outros.

Condições de acesso

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Idioma e escrita

Contém documentos em espanhol, francês, inglês e alemão. Alguns destes documentos contém tradução dactilografada.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação. As plantas e croquis com dimensões especiais foram acondicionados em locais próprios.

Existência e localização de originais

Algumas cartas topográficas mencionadas nas memórias descritivas constantes desta colecção encontram-se no Instituto Geográfico Português, antigo instituto Geográfico e Cadastral e estão mencionadas no "Catálogo de Cartas Antigas da mapoteca" desse instituto.

Existência e localização de cópias

Secção digitalizada.Alguns documentos contém transcrição dactilografada.

Unidades de descrição relacionadas

Ver secções do "Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776)" (AHM/DIV/1/6), da "Guerra Fantástica (1762) " (AHM/DIV/1/7) e do "Comando do Conde de Lippe (1762 - 1768)" (AHM/DIV/1/8) e Mapoteca (AHM/DIV/3/47).

Notas de publicação

Referência bibliográficaAHM - O Arquivo Militar de Lisboa/ Arquivo do conde de Lippe. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 19 (1949), pgs., 29-32 e 145-151.Idem - Cartas dirigidas pelo conde de Lippe ao conde de Oeiras. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 4 (1934), pgs. 243-284, vol5 (1935), pgs. 109-129.Idem - Inventário dos documentos, originais ou cópias, assinados pelo ministro Sebastião José de Carvalho e Melo existentes no Arquivo Histórico Militar. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 52 (1984), pgs. 121-589.BAIÃO, José - O forte de Santa Luzia. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 47 (1977), pgs. 7-72.COSTA, Sérgio Correia da - Brasil, segredo de Estado - incursão descontraída pela história do país.Editora Record, 2001. MORAIS, Alberto Faria de - O Documento Lloyd (1765). In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol.21 (1951), pgs. 163 - 205.LIMA, Henrique de Campos Ferreira - O Conde de Lippe em Portugal. In: Revista "Ocidente", Lisboa, nº 116 do vol. XXXIII.OLIVEIRA, Maria Manuel - Luís d'Alincourt, engenheiro militar radicado em Oeiras. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 53 (1985), pgs. 7 - 27.SALEMA, Vasco da Costa - Desenhos cartográficos militares espanhóis refertentes à Campanha de 1762. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 49 (1979), pgs. 7 - 56.SALES, Ernesto Augusto Pereira - A descendência bastarda do conde Guilherme de Schaumbourg Lippe em Portugal",. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 15 (1945), pgs. 1 - 25.