Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
(...)
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
29
Caixa nº 29
30
Caixa nº 30
01
Ofícios da Secretaria da Guerra para a Direcção-Geral de Engenharia e do Corpo do Estado-Maior para o director-geral da Secretaria da Guerra sobre o reconhecimento de itinerários militares e respectivas despesas.
02
Instruções para os reconhecimentos do arquipélago dos Açores, assinadas por António José de Melo.
03
Plano para o reconhecimento militar entre o Tejo e o Douro, assinado pelo presidente da Comissão de Defesa de Lisboa e seu Porto, general de divisão José Manços de Faria.
04
Processo dos trabalhos de campo executados pelas brigadas de reconhecimento militares, nas zonas entre o Douro e o Tejo e entre o Tejo e o Guadiana.
05
Apontamento com referência a uma carta régia de 1843 que nomeia o marquês Sá da Bandeira para dirigir os trabalhos sobre a fortificação de Lisboa e seu porto.
06
Correspondência do Ministério da Guerra sobre nomeações e abonos de oficiais de Engenharia respeitantes à Comissão de Defesa de Lisboa e seu Porto.
07
Correspondência respeitante aos estudos sobre a defesa de Lisboa e do seu porto.
08
Correspondência (minutas) do Ministério da Guerra para o Comandante Geral de Engenheiros sobre a defesa de Lisboa e do Reino.
09
Relação e correspondência do Ministério da Guerra sobre os oficiais de Engenharia empregados nos trabalhos da defesa de Lisboa e seu porto e respectivos pagamentos.
10
Correspondência relacionada com nomeações de oficiais afectos à defesa de Lisboa e do seu porto e respectivas despesas.
11
Correspondência relacionada com nomeações de oficiais afectos à defesa de Lisboa e do seu porto e respectivas despesas.
12
Correspondência de António José de Melo, do Ministério da Guerra, para o comandante geral do Corpo de Engenheiros sobre as despesas a fazer com a defesa de Lisboa e do seu porto.
13
Correspondência relacionada com nomeações de oficiais afectos à defesa de Lisboa e do seu porto e respectivas despesas.
14
Correspondência do Ministério da Guerra relacionada com nomeações de oficiais afectos à defesa de Lisboa e do seu porto e respectivas despesas.
15
Correspondência da Secretaria da Guerra relacionada com a defesa de Lisboa e do seu porto.
16
Correspondência da Secretaria da Guerra relacionada com a defesa de Lisboa e do seu porto.
17
Correspondência da Secretaria da Guerra e a Comissão Consultiva de Defesa do Reino sobre defesa.
18
Memória sobre os estudos militares na península de Torres Vedras, pelo capitão Sebastião Custódio de Sousa Teles.
19
Memória descritiva sobre o "reconhecimento da posição militar Santarém - Peniche, executado em 1879 pelos oficiais da Comissão de Defesa de Lisboa e seu porto".
20
Ofícios entre a 2ª Repartição e a 3ª Repartição do Estado-Maior do Exército sobre defesa.
21
"Instruções para o reconhecimento geral do Reino desenvolvido de maneira para poder servir de base a qualquer plano de campanha, quer defensivo ou mesmo ofensivo", assinado pelo visconde da Luz, do Corpo do Estado-Maior.
22
"Instruções especiais para o chefe de Brigada e os oficiais adjuntos à mesma Brigada que for encarregada de proceder aos reconhecimentos militares e estratégicos na 2ª Região ou do Centro" (cópia), pelo Corpo do Estado-Maior.
23
Proposta sobre a cobertura a estabelecer nos teatros de operações do Alentejo, Beira Alta e ao Norte do Douro, assinada pelo coronel Tasso de Miranda Cabral, do Estado-Maior do Exército.
24
Parecer da 2ª Repartição do Estado-Maior do Exército sobre o relatório de posse do comandante do Batalhão de Caçadores 9, em Viana do Castelo.
25
Ofícios do Estado-Maior do Exército sobre o plano de mobilização das unidades.
26
"Síntese dos sistemas de cobertura estudados nesta Repartição", elaborado pela 2ª Repartição da 1ª Direcção do Estado-Maior do Exército.
27
Estudos sobre a organização e efectivos necessários à cobertura das fronteiras terrestres (rascunho).
28
"Relatório do plano geral de mobilização do Exército referido a 31 de Dezembro de 1909", assinado pelo tenente-coronel Augusto da Costa Macedo, chefe da 2ª Repartição da Direcção-Geral do Serviço do Estado-Maior.
29
"Defesa de fronteiras - Revisão do estudo VIII do projecto de operações na parte relativa à nomeação dos destacamentos de fronteiras, em harmonia com a organização do Exército e outras considerações", com assinatura do tenente-coronel José Augusto Roçadas, chefe da 2ª Repartição da 1ª Direcção do Estado-Maior do Exército.
30
"Instruções de 28 de Janeiro de 1891 para o estudo militar das fronteiras terrestres do continente do Reino", pelo major Sebastião de Sousa Teles, do Corpo do Estado-Maior.
31
"Primeiro projecto de operações - VIII eEstudo - Defesa das fronteiras e protecção da mobilização e concentração", da Comissão Superior de Guerra.
32
Parecer do coronel José Manuel Elvas Cardeira, chefe da 3ª Repartição da Direcção-Geral do Serviço do Estado-Maior, sobre a resolução da Comissão Superior de Guerra relativa à concentração de forças do Exército.
33
"Estudo militar sobre a defesa a uma invasão pelo Alto Alentejo", pelo capitão Manuel Rodrigues Ermitão da 3ª Repartição do Comando Geral do Serviço do Estado-Maior.
34
Estudos preliminares para a elaboração de um projecto de operações - Determinação dos teatros de operações nacionais, da 2ª Repartição do Estado-Maior do Exército.
35
"Bases para a elaboração de um plano de operações, e respectivos projectos de operações" e "Instruções à 2ª Repartição da 1ª Direcção do Estado-Maior do Exército para a elaboração do plano de operações", tendo em vista a defesa do país.
36
Processo do Estado-Maior do Exército referente à elaboração do relatório sobre o estudo da defesa activa do país, na hipótese de se mobilizarem 4 Divisões, elaborado pelo coronel José Augusto Alves Roçadas.
37
"Memória sobre a defesa de Portugal" elaborada pela 2ª Repartição da 1ª Direcção do Estado-Maior do Exército, assinada pelo coronel Júlio Ernesto de Morais Sarmento.
31
Caixa nº 31
32
Caixa nº 32
33
Caixa nº 33
34
Caixa nº 34
35
Caixa nº 35
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 30
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 30
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/30
Título
Caixa nº 30