Defesa (col.)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Defesa (col.)

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/3/01

Título

Defesa (col.)

Datas descritivas

1645 - 1971

Dimensão e suporte

55 cx. com 1.301 processos, incluindo alguns mapas, croquis, desenhos e fotografias a p/b e 1 pasta com 3 livros manuscritos.

Âmbito e conteúdo

Esta colecção é composta por estudos e relatórios sobre defesa do Reino, suas fronteiras e costas marítimas; planos de defesa das diferentes regiões; memórias descritivas dos itinerários pelas Divisões Militares; relatórios sobre o estado das fortalezas, suas guarnições e artilharia e relatórios de obras; demarcação de fronteiras e reconhecimentos militares e topográficos com a descrição de terrenos e zonas; estatísticas de diversos concelhos em termos demográficos, populacionais, agrícolas e inquéritos militares desenvolvidos pelas Divisões Militares; inspecção das estradas militares e fortificações; destaque para as memórias do princípe Cristhian Waldek às províncias das Beiras, Estremadura, Alentejo e Algarve no final do séc. XVIII; relatórios de defesa; normas de actuação e directivas. Da documentação do séc. XX são de relaçar os estudos sobre a delimitação de zonas de circulação aérea com pareceres do Conselho do Estado-Maior do Exército, da Comissão de Aeronáutica e da Direcção de Aeronáutica Militar; instruções para a ocupação das linhas férreas pela Inspecção do Serviço Militar de Caminhos-de-Ferro; pareceres da Comissão Superior de Defesa sobre reconhecimentos, defesa e mobilização; autorizações de fotografias aéreas pelo Conselho Nacional do Ar; e instalação de campos de aviação.

Sistema de organização

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na Secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental de 1931.

Idioma e escrita

Contém documentos em inglês, francês, espanhol e alemão em escrita gótica.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Existência e localização de originais

Contém cópias de originais do séc. XVII da Biblioteca de Universidade de Coimbra, códices: 507, 601 e 2566.

Existência e localização de cópias

Alguns documentos encontram-se em duplicado.

Unidades de descrição relacionadas

Sobre este tema da “Defesa”, ver os seguintes fundos e colecções do AHM: Na 3ª Divisão: 2ª secção relativa à “organização do Exército” (DIV/3/2); 9ª secção para as “Fortificações”; 20ª Secção sobre “Propriedades e instalações militares. Obras em Geral”; 31ª Secção para “Estado Maior do Exército”; e a 46ª Secção para a “Engenharia”. Arquivo Militar de Lisboa (DIV/4/1) sobretudo para as memórias e estudos de defesa no séc. XVIII e XIX. Para as Divisões Militares consultar o inventário dos “Livros de Registo Antigos” os sub-fundos relativos aos Órgãos Intermédios de Comando (FG/F5/E9 a E15); a Comissão de Engenharia criada por Despacho de 14 de Dezembro de 1836 (FG/F5/I11) e para o Real Corpo de Engenheiros as séries 179, 184, 312 e 930 (FG/F5).O fundo particular de Miranda Cabral, chefe do Estado-Maior do Exército, é importante para os estudos sobre defesa, em geral, e sobre o porto de Lisboa, em particular, ao nível do Conselho Superior do Exército (FP/F26).Nos fundos orgânicos ver a Direcção dos Serviços do Ultramar, para a defesa do Ultramar na década de 50 do séc. XX, com especial incidência para a Índia Portuguesa (FO/F39); a 3ª Repartição do Estado-Maior do Exército (FO/F29) sobre operações, reconhecimentos e pareceres sobre defesa; e a 2ª Repartição do Estado-Maior do Exército (FO/F32) sobre informações.

Notas de publicação

Referência bibliográficaAHM - Plano e disposições para a defesa da fronteira entre o Tejo e o Douro, desde Villa Velha até ao Escalhão, pelo Marechal de Campos Marquez de Alorna - datado de 26 de Março de 1801. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 18 (1948), pgs. 79 - 90.Costa, António José Pereira da - A cidadela de Cascais e a Defesa da Costa Marítima do Guincho ao Estoril. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 63 (1998 - 1999), pgs. 37 - 98.Guedes, Lívio da Costa - "A viagem de Christian, Príncipe de Waldeck, ao Alentejo e ao Algarve descrita pelo barão von Wiederhold". In: "Boletim do AHM", nº 60, 1992.ID - "A viagem de Christian, Príncipe de Waldeck, pelas províncias da Beira e da Estremadura descrita pelo barão Von Wiederhold. 1798”. In: "Boletim do AHM", nº 62, 1997.ID - “Primeiras Planas e Estados-Maiores”. Separata da Revista Militar, nº 2-3, Fev.-Mar. 1989.Lima, Henrique de Campos Ferreira - “O príncipe de Wladeck, marechal do Exército Português”. In: "Boletim do AHM", nº 7, 1937.