Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
02
Organização do Exército (col.)
01
Caixa nº 1
(...)
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
01
Relação da "Composição numérica de um regimento de Cavalaria de linha de quatro esquadrões e três companhias cada um deles", assinada pelo duque de Lafões.
02
Relação de postos antigos e respectivas funções, segundo o 2º tomo de Geografia Histórica de D. Luís Caetano de Lima.
03
Processo sobre a criação e organização da "Inspecção Geral das Fronteiras e Costas dos Reinos de Portugal e Algarves", da autoria de D. João de Almeida de Melo e Castro.
04
Memória sobre Cavalaria e coudelaria da província de Trás-os-Montes, da autoria do tenente José Joaquim de Freitas Coelho.
05
Minuta sobre a "Nova regulação dos corpos de linha do Exército de Sua Alteza Real o Príncipe Regente de Portugal e dos Algarves".
06
Planos de organização de "Um regimento de Infantaria de linha composto por um estado-maior e dois batalhões, cada um de cinco companhias, uma de granadeiros e quatro de fuzileiros" e de "Um batalhão de caçadores composto de um estado-maior e de cinco companhias, das quais uma será de atiradores".
07
Plano de "Organização de regimento de Infantaria", assinado por João Ferreira Sarmento.
08
Ofício do conde de Vila Flor para João Ferreira Sarmento sobre a organização de batalhões de Infantaria.
09
Decreto (cópia) de João Ferreira Sarmento sobre o plano de organização de batalhões de caçadores.
10
Proposta apresentada a D. Maria II por António de Ramon Y Carbonell, secretário do Rei Constitucional dos Espanhóis, com exercício de decretos para levantarem o corpo de tropas de Infantaria de linha composta por dois batalhões, seiscentos homens cada um, principalmente franceses, suíços ou polacos.
11
Decretos (cópias) sobre a criação do Regimento de Lanceiros da Rainha e reorganização dos Regimentos de Cavalaria 10 e 11, assinados por Miguel José Martins Dantas e João Ferreira Sarmento.
12
Relatórios (minutas) apresentados às Cortes pelo Ministro da Guerra, conde do Bonfim, acerca da organização do Exército.
13
Relatório do comandante geral de Artilharia, barão de Ovar, para o conde de Vila Real sobre a situação dos corpos de Artilharia.
14
Relatório do brigadeiro comandante da 4ª Divisão Militar, barão de Valongo, sobre a situação dos quartéis e do estado de defesa da Divisão.
15
Relatório do brigadeiro comandante da 6ª Divisão Militar, António Pádua da Costa, sobre a necessidade da reforma do Exército.
16
Proposta do duque de Saldanha sobre a dissolução do Batalhão Provisório de Caçadores de Coimbra e do Regimento Provisório de Infantaria do Porto.
17
Requerimento (cópia) da Câmara dos Dignos Pares do Reino, assinada pelo marquês de Valada para o ministro da Guerra, sobre a execução da lei para a reforma e organização do Exército.
18
Pretensões apresentadas por várias classes colocadas no Ministério da Guerra à comissão encarregada da reforma da organização do Exército.
19
Decreto (cópia) sobre a constituição das repartições do Ajudante General e Quartel-Mestre General, assinadas por Miguel José Martins Dantas, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.
20
Portaria sobre a extinção da repartição da Tesouraria Geral das Tropas, assinada pelo duque da Terceira.
21
"Cópias de diplomas existentes na Torre do Tombo sobre várias providências dadas sobre reformação do Exército no período de 1642 a 1711", coligidas pelo major José Baião.
22
"Relação da gente de guerra que há no reino do Algarve e dos postos que se entende serem supérfluos".
23
Nota (minuta) sobre organização dos terços auxiliares.
24
"Alvará por que Vossa Majestade há por bem distinguir da data deste em diante as pessoas que voluntariamente assentarem praça nos regimentos do seu Exército, dos que foram recrutados, limitando aos primeiros o termo fixo de seis anos, findos os quais se lhes darão imediatamente as suas escusas".
25
Requerimento solicitando que os artífices de fogo dos regimentos de Artilharia sejam rigorosamente sargentos por lei, assinado pelos sargentos António Rodrigues, Manuel António, Pedro Coelho Xavier, João Porfírio da Silva e Sebastião José da Silva.
26
Processo sobre as rações de pão e forragens para cavalos de pessoa e cavalgaduras de bagagem que se devem fornecer às pessoas pertencentes ao Estado-Maior e Menor dos Exércitos de Sua Alteza Real e corporações civis a ele anexas, assinado pelo marechal-de-campo António Stuart.
27
Notas (minutas) relacionadas com o "Alvará pela qual Vossa Alteza Real é servido criar no seu Exército mais duas inspecções gerais, além das que já existiam, regulando a composição, funções, relações e autoridades de todas elas".
28
"Alvará pelo o qual Vossa Alteza Real é servido dar uma nova forma ao expediente dos negócios relativos ao Seu Exército".
29
Relatório referente ao "Cálculo aproximado da despesa de um regimento de Cavalaria no seu estado completo".
30
"Plano das diferentes classes de oficiais que devem ser empregados no Quartel-Mestre General do Exército Português", assinada pelo conde de Trancoso, marechal William Beresford.
31
Portaria determinando a existência de um alveitar nos estados-maiores dos corpos de Cavalaria.
32
Portaria mandando cessar o abono das rações de etapa aos corpos que delas beneficiavam.
33
Decreto (cópia) a "marcar o tempo, pelo qual de hoje em diante devem servir os oficiais inferiores e soldados da primeira linha do exército de terra", assinado por José Braancamp Sobral e pelos deputados, secretário Agostinho José Freire e João Batista Felgueiras.
34
Decreto (cópia) sobre a contagem de tempo de serviço dos oficiais regressados de França, assinado por Gregório Gomes da Silva.
35
Decreto (cópia) que manda conservar em dois regimentos distintos os dois batalhões de Infantaria que são pagos pelo subsídio da cidade do Porto e manda levantar de novo o de Artilharia para ser pago à custa da Real Fazenda.
36
Decretos (cópias) sobre a organização do Exército em brigadas e divisões e numeração dos corpos que as constituem, bem como sobre o plano geral para a criação de companhias de veteranos.
37
Documento em falta detectada em 18 de Dezembro de 2002.
38
Mapa sobre a Organização Geral do Exército fixada pelo Alvará de 21 de Fevereiro.
39
Portaria sobre a "Regulação dos vencimentos e uniformes competentes aos indivíduos que compuserem o Batalhão de Artilheiros Condutores", assinada por Miguel Pereira Forjaz.
40
Projecto de formação de um Regimento de Voluntários Realistas Artilheiros para guarnecerem as baterias que cobrem as margens do sul e do norte do Tejo, assinado por Diogo Coutinho Bravo da Fonseca Gorjão.
41
Relatório do brigadeiro Bernardo António Zagalo para o visconde de Sá da Bandeira sobre o "Estado em que se acha a Infantaria do Exército relativamente aos seus princípios da táctica elementar".
42
Documento integrado no arquivo particular do general Ribeiro Artur.
43
Documento integrado no arquivo particular do general Ribeiro Artur.
44
Decreto (cópia) sobre "Ordenança para os desertores em tempo de paz", assinado por António Araújo de Azevedo.
45
Carta régia (cópia) para João de Almada a comunicar a abolição dos pés de castelo, presídios e troço de artilheiros, instituídos pelo Alvará de 9 de Abril de 1762.
46
Relatórios do comando do Estado-Maior sobre a composição de vários corpos do Exército.
47
Documento em falta detectada em 18 de Dezembro de 2002.
48
"Projecto das bases para a organização das colunas de munições formulado pelo Comando-Geral de Artilharia", assinado pelo general de divisão João Manuel Cordeiro, comandante geral de Artilharia.
49
"Parecer sobre os projectos de divisão militar do País", emitido pela Comissão Superior de Guerra.
50
"Ofício do comando do corpo do Estado-Maior relativo à distribuição do contingente de recrutas pelas unidades das diversas armas", assinado pelo general de brigada Cândido Xavier de Abreu Viana.
51
"Projecto para a administração do cofre de um regimento de Cavalaria".
52
"Breve monografia da Companhia Divisionária de Manutenção e Material".
53
Proposta sobre a organização do serviço de reparação e manutenção de viaturas, apresentada pela Direcção da Arma de Artilharia.
54
Circular 15E (cópia) do Ministério da Guerra determinando "que as grandes unidades do Exército em operações disponham, normalmente, das seguintes dotações de Artilharia ligeira e pesada de campanha", assinada pelo major Sacramento Monteiro, chefe do gabinete interino do Ministério da Guerra.
55
Circular (cópia) da 3ª Repartição do Ministério do Exército sobre a extinção da 3ª Repartição da 2ª Direcção-Geral do Ministério do Exército e a transferência dos respectivos serviços, assinada pelo tenente-coronel Vasco Martins.
56
Circular 34/OR (cópia) da 3ª, 1ª e 5ª Repartições do Estado-Maior do Exército sobre funções e quadros orgânicos em tempo de paz das unidades do continente, para 1961, assinada pelo general Luís Maria da Câmara Pina, chefe do Estado-Maior do Exército.
57
Circular 7/E da Repartição do Gabinete do Ministério da Guerra sobre o Decreto-Lei 44190 de 16 de Fevereiro respeitante à Organização Territorial do Exército, assinada pelo tenente-coronel Francisco Antero Furtado dos Santos, chefe de Gabinete.
58
Ordem de Serviço 12 do Secretariado-Geral de Defesa Nacional referente à transcrição do artigo 1º do Decreto-Lei 203/70 sobre a Organização Territorial do Exército.
59
Circular 737 (cópia) da 1ª Repartição de Estado-Maior do Exército sobre as tropas territoriais e reserva territorial, assinada pelo coronel Luís dos Santos Pinto, chefe da Repartição.
60
Ofício do tenente-coronel João A. G. Pimentel da Fonseca para o chefe da Repartição de História Militar referente à designação honorífica do Grupo de Companhias de Trem-Auto.
61
Relações (cópia) das unidades base, dos estabelecimentos e outros órgãos específicos das armas e serviços, bem como situações de inamovibilidade, às Normas Para a Colocação de Oficiais e Sargentos do Quadro Permanente, assinadas pelo general Carlos Alberto Idães Soares Fabião, chefe do Estado-Maior do Exército.
62
Circular (cópia) do coronel João Dias dos Santos para o director do Arquivo Histórico Militar sobre a extinção do Centro de Instrução de Condutores Auto 4.
63
Circular 434 (cópia) do tenente-coronel Artur Batista Beirão, chefe da 3ª Repartição do Estado-Maior do Exército, para o director da Biblioteca do Estado-Maior do Exército, sobre a reorganização territorial do Exército.
64
"Regulamento dos Conselhos das Armas e Serviços do Exército".
65
"Organização Superior do Exército", contendo o Decreto-Lei 949/76
66
Circular 1202 (cópia) do tenente-coronel Lourenço Calisto Aires, da 3ª Repartição de Estado-Maior do Exército, para o director do Arquivo Histórico Militar sobre a designação oficial da brigada a constituir em Santa Margarida.
67
Decreto (cópia) do Conselho da Revolução sobre a extinção progressiva do Quadro Especial de Oficiais, conforme documento do Estado-Maior do Exército assinado pelo capitão Manuel Pereira de Oliveira.
68
Decreto (cópia) do Conselho da Revolução sobre a criação da 1ª Brigada Mista Independente conforme documento do Estado-Maior do Exército.
69
Despacho 91 (cópia) do Estado-Maior do Exército sobre a transformação do Depósito de Indisponíveis em Batalhão do Serviço Geral do Exército, assinado pelo capitão Manuel Pereira de Oliveira.
70
Circular 111 (cópia) do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar referente à correspondência para as comissões liquidatárias, do Regimento de Artilharia Ligeira 5, destacamento do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar e Companhia de Manutenção de Material, assinada pelo coronel Manuel Ribeiro de Oliveira Carvalho, comandante.
14
Caixa nº 14
15
Caixa n.º 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
Caixa nº 13
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 13
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/02/13
Título
Caixa nº 13