Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
14
Monumentos Militares.
1
Caixa nº 1
2
Caixa nº 2
3
Caixa nº 3
1
Carta do major Luís Leite Pereira de Melo, do Governo Militar da Póvoa do Varzim, para o general Francisco Xavier Ferreira comandante da 3ª e 4º Divisão Militar, sobre a subscrição do contributo monetário para a construção de um monumento à memória de D. Pedro V.
2
Correspondência, com relações inclusas, de várias entidades civís e militares do continente e colónias, para o marechal-de-campo Francisco Xavier Ferreira, comandante da 3ª Divisão Militar e para o tenente-general barão do Lordelo, do Estado Maior General, sobre a subscrição para o contributo monetário para a construção de um monomento à memória de D. Pedro V.
3
Correspondência, com relações inclusas, de entidades civis e militares do continente e ilhas, para o marechal-de-campo Francisco Xavier Ferreira, comandante da 3ª Divisão Militar e para o tenente-general barão do Lordelo, do Estado-Maior General, sobre a subscrição para o contributo monetário para a construção de um monumento à memória de D. Pedro V.
4
Ofício de Anselmo José Braamcamp, da Direcção-Geral de Administração Política da Secretaria dos Negócios do Reino, para o secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o "Programa para a solenidade da colocação da pedra fundamental do monumento de Camões".
5
Ofício do gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra com o extracto do relatório das quantias recebidas para erigir um monumento à memória de D. Pedro V, apresentado a Sua Majestade D. Luís pela comissão militar no Porto, com cópia inclusa.
6
Circular da comissão para erigir um monumento a D. Luís, no campo de Tancos, assinada por José Geraldo Ferreira Passos, para o general de brigada António José de Melo, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a subscrição voluntária de oficiais do Exército e ofício (cópia) do secretário de Estado dos Negócios da Guerra, determinando a comissão.
7
Correspondência entre o general de Divisão visconde de Leiria, comandante da 3ª Divisão Militar e o marechal-de-campo Jorge Vidigal e Silva, presidente da comissão militar para o monumento à memória de D. Pedro V, sobre a remessa da importância monetária da subscrição da ilha da Madeira e da 6ª Divisão Militar, por iniciativa do general de Divisão visconde de Sardoal.
8
Ofícios, com processos inclusos, de João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martins, da direcção geral de Administração Política da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, para o secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o contingente de Cavalaria e Guarda Municipal a empregar na segurança pública durante a inauguração do monumento a Luís de Camões.
9
Ofício do coronel José Marcelino da Costa Monteiro, sub-inspector geral do Arsenal do Exército, para o sargento Joaquim Pedro de Jesus, do mesmo arsenal, sobre instruções para acçionar uma girândola de foguetes e sinal para serem dadas as salvas, no Castelo de São Jorge, no momento do lançamento da 1ª pedra do monumento a Luís de Camões.
10
Ofício do Regimento de Infantaria 18, assinado pelo alferes José Maria de Seixas, para o major José Maria de Serpa Pinto, chefe do Estado-Maior da 3ª Divisão Militar, sobre a recepção do recibo do envio da quantia monetária consequente da subscrição para o monumento a D. Pedro V.
11
Relações e rascunhos de quantias das subscrições para o monumento à memória de D. Pedro V, a cargo do capitão Miguel Batista Maciel, comandante de engenharia da 3ª Divisão Militar.
12
Cartas do major Miguel Batista Maciel, comandante de engenharia da 3ª Divisão Militar, para o marechal-de-campo reformado Jorge Vidigal e Silva, major José Maria de Serpa Pinto, chefe do Estado-Maior da 3ª Divisão Militar e para o tenente Luís Pedro de Mesquita Carvalho, da Guarda Municipal do Porto, todos da comissão para o monumento à memória de D. Pedro V, sobre documentação em atraso.
13
Ofício da direcção geral da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinado por Joaquim Tomás Lobo de Ávila, conde de Valbom, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, interino, sobre a declaração de louvor de Sua Majestade El-Rei à comissão para erigir um monumento à memória de D. Pedro V.
14
Ofício do marquês de Sousa Holstein, presidente da sub-comissão executiva do momumento a D. Pedro V, para o secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o envio de uma relação das entidades a quem se deve mandar o convite para assistir, à inauguração do monumento.
15
Litografia do monumento a Sua Majestade Imperial D. Pedro IV.
16
Ofício do gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinado pelo general marquês de Sá de Bandeira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a nomeação, por Sua Majestade El-Rei, do tenente-coronel Joaquim da Costa Cascais, para executar um projecto de monumento, próximo de Alhandra.
17
Correspondência da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada pelo tenente-coronel António Florêncio de Sousa Pinto, para várias entidades militares, sobre o monumento do Buçaco.
18
Correspondência entre o general de brigada António José de Melo, director-geral da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e o general de divisão marquês Sá da Bandeira, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a correcção final da portaria que encarregou o tenente-coronel Joaquim da Costa Cascais de formar um projecto para o monumento das Linhas de Torres.
19
Correspondência da repartição de gabinete e da repartição de contabilidade da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada pelo coronel António Florêncio de Sousa Pinto e pelo tenente-coronel Manuel Joaquim Gomes de Mendonça, chefes das respectivas repartições, sobre pagamentos de despesa com o monumento mandado erigir na serra do Buçaco.
20
Correspondência entre a repartição de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada pelo coronel António Florêncio de Sousa Pinto e o coronel Joaquim da Costa Cascais, encarregado do projecto e construção do monumento do Buçaco, sobre relações, despesas, instruções, inscrições, expropriações e terrenos relativos ao monumento.
21
Minuta assinada pelo capitão Guilherme Quintino Lopes de Macedo, chefe da repartição do gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para o director da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, sobre o comboio especial para Alhandra afim de conduzir a comitiva para a inauguração, em 23 de Dezembro de 1872, do monumento das Linhas de Torres Vedras.
22
Recortes de Jornais e postais ilustrados, sobre a batalha do Buçaco e do seu monumento.
23
Correspondência entre o coronel Joaquim da Costa Cascais, encarregado do projecto e da construção do monumento do Buçaco e o coronel António Florêncio de Sousa Pinto e do capitão Guilherme Quintino Lopes, ambos da repartição do gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o orçamento de despesa, recondução de destacamento, requisições de material e programa para a inauguração do monumento, entre outros.
24
Proposta (cópia) da Câmara dos Pares, apresentada pelo marquês de Sá da Bandeira e enviada ao major Guilherme Quintino Lopes de Macedo, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o encargo do governo providenciar para que seja erigido um monumento à memória do duque da Terceira.
25
Correspondência assinada pelo marquês de Fronteira, presidente da comissão para o monumento ao duque da Terceira, para o general de brigada António Florêncio de Sousa Pinto, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, interino, sobre a inauguração do monumento.
26
Correspondência entre o coronel Joaquim da Costa Cascais, director do monumento do Buçaco e do major Guilherme Quintino Lopes, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre paramentos, fundição de uma mísula de cobre, arrendamentos e medalhas comemorativas do dito monumento.
27
Correspondência entre o coronel Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento das "Linhas de Torres Vedras" e o major Guilherme Quintino Lopes, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o projecto, incluso, e respectivo orçamento do dito monumento.
28
Ofícios do coronel Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento das "Linhas de Torres Vedras" e o major Guilherme Quintino Lopes, chefe de gabinete da secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o transporte do fuste de coluna, de Pero Pinheiro para Alhandra e seu custo.
29
Ofícios do coronel Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento do Buçaco e o major Guilherme Quintino Lopes, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o arrendamento das hospedarias que existem na Mata do Buçaco, por ocasião dos festejos.
30
Correspondência assinada pelo coronel Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento das Linhas de Torres Vedras, para o major Guilherme Quintino Lopes, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a requisição de aparelhos e objectos indespensáveis à execução do dito monumento.
31
Ofícios da comissão de construção do monumento ao duque da Terceira, assinados pelo seu presidente, marquês de Sá da Bandeira, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a aprovação pelo governo, do programa para o concurso, incluso, do desenho e modelo do dito monumento, aos artistas nacionais.
32
Ofício da comissão central 1º de Dezembro de 1640, do monumento aos restauradores, assinado pelo seu presidente José Joaquim de Abreu Viana e pelos secretários Augusto Carlos Teixeira de Aragão e por Custódio Férmo Rodrigos, para o general de Divisão António José de Melo e Saldanha Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o convite para a cerimónia do lançamento da 1ª pedra do dito monumento.
33
Ofício assinado pelo tenente-coronel António Maria de Fontes Pereira de Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a portaria que nomeia António José Rodrigues Loureiro, vogal da comissão central 1º de Dezembro de 1640.
34
Correspondência entre o general de brigada Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento do Buçaco e o capitão D. José da Câmara Leme, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o orçamento da construção de um quartel para habitação do cantoneiro, reparação da casa do guarda da capela, obelisco do Buçaco e gratificação a soldado.
35
Minutas assinadas pelo tenente-coronel António Maria de Fontes Pereira de Melo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra e pelo major Guilherme Quintino Lopes de Macedo, chefe da secretaria, sobre os premiados no concurso de projectos para o monumento ao duque da Terceira.
36
Correspondência entre o general de brigada Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento do Buçaco e Augusto Frederico Pinto de Rebelo Pedrosa, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre indemnizações, medalhas e reconstruções.
37
Correspondência do general de brigada Joaqim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento das Linhas de Torres Vedras, para Augusto Frederico Pinto de Rebelo Pedrosa, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a representação de Agostinho Nunes de Oliveira e Costa, administrador do concelho de Vila Franca de Xira.
38
Ofício assinado pelo general de brigada Joaqim da Costa Cascais, director da comissão de construção do monumento das Linhas de Torres Vedras, para Augusto Frederico Pinto de Rebelo Pedrosa, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a construção de um para-raios, letras e algarismos de que consta o monumento, na fundição de canhões.
39
Ofício do general de brigada Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento das Linhas de Torres Vedras, para José da Câmara Leme, chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o fornecimento de 58 varões de ferro e respectivos chumbadouros, para a ligação dos colunelos que cercam a plataforma do monumento.
40
Ofício do general de divisão conde de Torres Novas, comandante da 3ª Divisão Militar, para o general de divisão António José de Melo, director-geral da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o ofício (cópia), incluso, que lhe foi dirigido por António Augusto Soares de Sousa Cisne, provedor da Santa Casa da Misericordia do Porto, relativo à transferência das ossadas dos doze Mártires da Pátria.
41
Correspondência do general de brigada Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção dos monumentos do Buçaco e das Linhas de Torres Vedras, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre despesas, abonos e requisição de peças de artilharia em bronze, relativa aos ditos monumentos.
42
Correspondência entre o general de brigada Joaquim da Costa Cascais, director da comissão para a construção do monumento das Linhas de Torres Vedras, e o major José da Câmara Leme e o capitão Eliseu Xavier de Sousa Serpa, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre reparações, requisições e negociações de terrenos.
43
Correspondência entre o marechal-de-campo reformado, Francisco de Melo Baracho, comandante do Hospital de Inválidos dos Militares de Runa e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a subscrição e a inauguração do busto de D. Pedro V, no asilo de Runa.
44
Ofícios do general de brigada João Manuel Cordeiro, da Direcção Geral de Artilharia, para o general de divisão António José de Melo, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a entrega do túmulo de D. Duarte de Menezes, à Associação dos Arquitectos Civís e Arqueólogos Portugueses.
4
Caixa nº 4
5
Caixa nº 5
Caixa nº 3
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 3
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/14/3
Título
Caixa nº 3