Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
14
Monumentos Militares.
1
Caixa nº 1
2
Caixa nº 2
3
Caixa nº 3
4
Caixa nº 4
5
Caixa nº 5
1
Auto da inauguração de um lampadário de ferro, ( trabalho artístico delineado por António Augusto Gonçalves e executado pelo 1º. sargento espingardeiro Lourenço Chaves de Almeida, do Regimento de Infantaria 23), junto ao túmulo do "Soldado Desconhecido", na casa do capítulo do mosteiro da Batalha, assinado pelas individualidades civis e militares presentes na cerimónia.
2
Correspondência de Augusto d' Abreu, da "Fundição de Obras de Arte", para o major Mário Alberto Sardinha Pereira Coelho, engenheiro fabril da Fábrica de Material de Guerra, sobre a execução de trabalhos de fundição destinados ao monumento a erigir ao comandante Carvalho de Araújo.
3
Cartas e postais do escultor José de Oliveira Ferreira e do arquitecto Francisco de Oliveira Ferreira, autores da maqueta vencedora do concurso para o monumento, a erigir em Lisboa, aos "Heróis da Guerra Peninsular", para o major Mário Alberto Sardinha Pereira Coelho, engenheiro fabril, da Fábrica de Material de Guerra, sobre os trabalhos de execução do monumento.
4
Notas e provas fotográficas, assinadas pelo escultor José de Oliveira Ferreira e pelo arquitecto Francisco de Oliveira Ferreira, sobre o "Monumento da Guerra Peninsular", em Lisboa.
5
Auto da inauguração do monumento comemorativo da batalha de Ourique, em Vila Chã de Ourique, concelho do Cartaxo, assinado pelas autoridades civis e militares presentes à cerimónia.
6
Auto da inauguração da "Lápide" comemorativa do desembarque e estadia do duque de Wellington na freguesia de Lavos, concelho da Figueira da Foz, durante a Guerra Peninsular.
7
Álbum com fofografias da cerimónia de inauguração de uma "Lápide", comemorativa do desembarque e estadia, em Lavos, no concelho da Figueira da Foz, do duque de Wellington.
8
Ofício, do major José Lobo Alves de Sousa, presidente da comissão pró-monumento, para o Comando Militar de Leiria, sobre a construção de um pequeno monumento e de um mausoléu, em memória do tenente José Soares Jacinto Pereira, falecido num acidente em serviço, na carreira de tiro de Leiria.
9
Recortes da imprensa com artigos sobre a comemoração do 1º. centenário da "Convenção de Évora-Monte" e a construção de um monumento alusivo, em Évora-Monte..
10
" Alguns dos mais belos ou curiosos Monumentos aos Mortos da Grande Guerra, existentes em Portugal", artigo publicado na revista Renascença nº. 97.
11
Recortes da imprensa citando cerimónias evocativas do tricentenário da batalha das Linhas de Elvas e postais ilustrados com fotografias de monumentos comemorativos dessa batalha .
12
Circular, da "Comissão Pró-Monumento aos Mortos da Grande Guerra", em Estremoz, endereçada ao coronel Henrique Campos Ferreira Lima, destinada a angariar fundos para o monumento a erigir naquela cidade. (A comissão pró-monumento foi constituída pelos capitães André de Brito Tavares e Albino José de Melo, pelo tenente Ernesto Júlio da Graça Gonçalves, pelo alferes João da Encarnação Cabaço e por João Pedro Ruivo).
13
Fotografia da "Placa" evocativa dos militares do 8º Grupo de Metralhadoras, mortos na Primeira Guerra Mundial.
14
Fotografia do monumento aos militares da 10ª Companhia Indígena de Infantaria de Moçambique, mortos na Grande Guerra.
15
Fotografia do "Talhão" da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, no cemitério de Valença do Minho.
16
Fotografia postal do monumento aos "Mortos da Grande Guerra", cliché da autoria de Álvaro Torres sobre o monumento existente na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
17
Recorte da imprensa com a fotografia da maquete do monumento ao general Henrique de Carvalho, da autoria do escultor Raul Xavier, erigido em Vila Henrique de Carvalho e no Dundo, na província da Lunda, em Angola.
18
Ofício do brigadeiro, graduado em marechal de campo, Manuel Ribeiro de Araújo, inspector do Arsenal Real do Exército, para o brigadeiro Francisco António Raposo, intendente das obras militares, do Real Corpo dos Engenheiros, sobre o carro grande, utilizado na condução da estátua de D. José I e de outros grandes pesos.
19
Ofício do general de brigada João Manuel Cordeiro, director geral da secretaria da Direcção Geral de Artilharia, para o general de divisão António José de Melo, director geral da secretaria do Ministério da Guerra, sobre o decorrer dos trabalhos de fundição do corpo colossal da estátua "Glória" destinada ao monumento do 1ª de Dezembro.
20
Auto de entrega ao Ministério da Guerra, representado pelo general Jaime Leitão de Castro, inspector da 2ª. Inspecção dos Monumentos Militares, do padrão evocativo do morticínio de habitantes da freguesia de Arrifana, concelho da Feira, praticado pelos soldados franceses, durante a Guerra Peninsular.
21
Convite, da Câmara Municipal do Porto, para assistir ao lançamento da 1ª pedra do monumento comemorativo do 1º centenário da Guerra Peninsular, a erigir na praça Mouzinho de Albuquerque, na cidade do Porto.
22
"Arco da Rua Augusta não teve inauguração oficial", artigo da autoria de Carlos Pereira Calisto, publicado no caderno "Cidade", do jornal "Diário de Notícias".
23
Ofício do coronel António Lobato de Oliveira Guimarães, director do Centro de Património Histórico-Militar, dirigido ao Arquivo Histórico Militar, remetendo: uma fotografia do "Padrão dos Atoleiros", uma fotocópia de um memorial da Câmara Municipal de Fronteira e uma Nota, assinada pelo coronel Rui Trigueiros Sampaio, comandante do Centro de instrução de Policia do Exército, sobre as características do Padrão dos Atoleiros.
24
Ofícios, assinados pelo coronel António Lobato de Oliveira Guimarães, director do Centro de Património Histórico-Militar, dirigidos ao Arquivo Histórico Militar , remetendo: uma acta alusiva à cerimónia do transplante do monumento à memória da rainha D. Maria II; o texto da palestra proferida durante a cerimónia e um texto a incluir no "Boletim Histórico Militar".
25
"Os monumentos do Tejo", artigo da autoria de Carlos Pereira Calisto, publicado na revista "Petrogal", Ano III, Número 9.
26
Circular, assinada pelo major Leão do Sacramento Monteiro, chefe do Gabinete do Ministro da Guerra, sobre o pedido de documentação, existente nos arquivos dependentes do Ministério da Guerra, referente a fortalezas e outros monumentos militares e destinada à elaboração do III volume do "Roteiro dos Monumentos Militares".
27
Artigos da autoria do coronel Casimiro Dias Morgado: "Execução de estátuas de bronze numa fundição de artilharia do Exército"; "Execução da estátua de D.José I e outras"; Biografia de Machado de Castro"; Biografia de Bartolomeu da Costa".
28
Auto da inauguração da lápide erigida aos mortos do Regimento de Cavalaria n.º 10
1920-11-11/1920-11-11
Caixa nº 5
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 5
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/14/5
Título
Caixa nº 5