Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
16
Serviço de Saúde (col.)
03
Escolas e Medicina.
11
Caixa 11
01
Manifesto sobre medicina e hospitais militares, da autoria de João Mendes Sachetti Barbosa, médico da casa real.
02
Miscelânea de documentos relativos ao fabrico, fornecimento e efeitos benéficos do uso da água de Inglaterra nos hospitais militares.
03
Ofícios de Manuel José Leitão, cirurgião-mór do hospital de Chaves, para D. Luís Pinto de Sousa Coutinho, ministro e secretário de Estado nos Negócios da Guerra, propondo dois ajudantes de cirurgia da guarnição de Bragança para a frequência da Escola de Anatomia e Cirurgia de Chaves.
04
Correspondência de Manuel José Leitão, cirurgião-mór do hospital de Chaves, para Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda, marechal comandante da província de Trás-os-Montes, e deste para Luís Pinto de Sousa Coutinho, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre despesas da Escola de Anatomia e Cirurgia de Chaves.
05
Correspondência de Manuel José Leitão, cirurgião-mór do hospital de Chaves, para Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda, marechal comandante da província de Trás-os-Montes, e deste para Luís Pinto de Sousa Coutinho, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras e outras despesas da Escola de Anatomia e Cirurgia de Chaves.
06
"Compilação de reflexões de Sanches, Pringle, Monro, Van-Swieten e outros, acerca das causas, prevenções e remédios das doenças dos exércitos, dedicada ao príncipe do Brasil, por Alexandre António das Neves e publicada de Ordem da Academia Real das Ciências para distribuir-se ao Exército Português".
07
Exemplares de "Memória sobre o modo de purificar o ar infectado e sobre os aparelhos portáteis e permanentes para o mesmo fim, tradução do francês (...), para uso dos hospitais militares".
08
"Memória sobre o modo de purificar o ar infectado e sobre os aparelhos portáteis e permanentes para o mesmo fim, tradução do francês (...), para uso dos hospitais militares".
09
Requerimento de Luís António Martins, cirurgião anatómico da praça de Chaves, pedindo para ser colocado como cirurgião-mór no Regimento de Milícias da província de Trás-os-Montes.
10
Notícia relativa à administração de vacinas por Joseph Cullurne, cirurgião da Armada Britânica.
11
Ofício (cópia) dirigida ao bispo conde de Arganil sobre o uso da quina do Rio de Janeiro em terapias medicinais e seus resultados nos estados febris.
12
Ofício de João Austin, coronel comandante das Armas do Algarve, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo o "Regulamento Provisional das Quarentenas, e outras providências relativas a cautelas para evitar comunicação de contágio", que lhe foi enviado por ofício de Henrique Pereira da Cunha A. Corte Real, governador da praça de Lagos.
13
Correspondência entre Caetano António da Silva Pinto, o visconde de Montalegre, o marechal-de-campo e governador da praça de Almeida Tomás Guilherme Stubbs e D. Miguel Pereira Forjaz relativo à criação de uma escola de cirurgia nessa praça.
14
Ofícios de José Maria de Moura, governador-interino das armas da província do Alentejo, e de João Austin, coronel comandante das Armas do Algarve, dirigidos a D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as escolas de anatomia e cirurgia de Elvas e Tavira.
15
Ofício de José Maria de Moura, governador-interino das armas da província do Alentejo, dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativo à propaganda da vacina por intermédio da Instituição Vacínica da Academia Real das Ciências, câmaras municipais, corpos do Exército e Milícias.
16
"Tábua das lesões que constituem impossibilidade absoluta ou relativa para o serviço militar".
17
"Mapas das drogas dos meses de Maio, Junho, Julho, e dos mais meses que se seguem", movimentadas no presídio da Trafaria.
18
Ofícios de José Carlos Barreto, físico-mór do Exército, e do marechal-general marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, relativos à criação de uma escola de Anatomia e Cirurgia no Porto.
19
Ofício de João António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando-lhe, por ordem de El Rei, que a princesa da Beira foi vacinada com sucesso e determinando que seja comunicado este facto às autoridades militares, com o fim de propaganda.
20
Ofício de José Carlos Barreto, delegado do físico-mór do Exército, ao coronel Duarte José Fava, inspector Geral do Exército, pondo à disposição roupas, botica e boticário para serem empregados no curativo dos napolitanos detidos no Presídio da Trafaria.
21
Correspondência de Guilherme Wynn e de José Carlos Barreto, delegado do físico-mór do Exército, dirigida ao visconde de Juromenha relativa a instruções e propaganda por intermédio da Instituição Vacínica da Academia Real de Ciências para a difusão das vacinas pelas câmaras municipais, corpos do Exército e Milícias.
22
Parecer de Nuno Augusto de Brito Taborda, comandante do Regimento de Infantaria 17, para o barão de Albufeira, inspector Geral de Infantaria, sobre a forma mais económica e útil para o tratamento dos doentes militares dos corpos da praça de Elvas.
23
Ofício do conde de Barbacena Francisco para o conde de Sampaio António solicitando autorização para o fornecimento de medicamentos para o tratamento dos cavalos em Alcântara.
24
Correspondência dirigida ao conde de Barbacena Francisco sobre alojamento e fornecimento de azeite e lenha para as praças em uso de águas termais.
25
Ofício do conde de Barbacena Francisco para o conde de Sampaio António mandando organizar e remeter uma relação de deformidades ou faltas que impossibilitam total ou parcialmente para o exercício do serviço militar.
26
Ofício de João Ferreira Sarmento dirigido a José Dionísio da Serra remetendo um ofício do governador militar da província da Estremadura em que lhe participa que o governador da praça de Cascais forneceu 60 esteiras para os soldados feridos, embarcados num barco arribado nessa praça em viagem para o Porto.
27
Ofício do duque da Terceira para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra remetendo um relatório sobre o tratamento de doentes e feridos em campanha, que o rei da Suécia mandou proceder.
28
Ofício dos médicos Caetano Maria Ferreira da Silva Beirão e Francisco Martins Pulido dirigido a Adriano Maurício Guilherme Ferreri, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um relatório sobre a epidemia oftálmica que grassa no Regimento de Granadeiros da Rainha.
29
Carta do conde de Beaufort para o ministro da Guerra português oferecendo-lhe uma "notice sur la prothése".
30
"Breves reflexões sobre o método de montar um acampamento, de o conservar saudável e das providências que deverá dar o cirurgião-mor de um exército para socorrer com toda a brevidade os feridos", pelo médico Teodoro Ferreira de Aguiar.
31
Instruções (cópias) para o emprego da vacina anti-tifóide, anti-paratifóide e anti-colérica e sobre a aplicação do sôro anti-titânico, acompanhadas da indicação do material indispensável para a prática daqueles meios profiláticos.
Caixa 11
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 11
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/16/03/11
Tipo de título
Atribuído
Título
Caixa 11
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.
Tipo u.i.
Álbum