Plano de classificação

Processo sobre a "Questão Charles et Georges".

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Processo sobre a "Questão Charles et Georges".

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AHM/DIV/3/18/06/12/09

Título

Processo sobre a "Questão Charles et Georges".

Datas descritivas

1856, Setembro, 22 - 1859, Janeiro, 3

Dimensão e suporte

6 cadernos com 72 pgs. manuscritas ligadas por fita de seda branca e azul e fio de algodão branco e vermelho, 152 pgs. manuscritas, 8 das quais com selo branco e 2 recortes de jornal.

Âmbito e conteúdo

Contém: correspondência (cópia) do visconde de Paiva, ministro de Portugal em Paris, para o ministro dos Negócios Estrangeiros, do conde Walenski para o conde de Lisle, ministro da França em Lisboa, entre o visconde de Sá da Bandeira e H. F. Howard sobre a exportação de negros de Moçambique para a Ilha do Reino; aviso (cópia) assinado pelo visconde de Sá da Bandeira, dirigido ao governador geral da província de Angola, determinando que não sejam criados obstáculos, nos portos do Zaire e adjacentes, ao embarque de negros para irem servir como trabalhadores livres nas colónias de França; carta (cópia) do marquês de Loulé para o marquês de Lisle sobre o navio francês "Charles et Georges", apresado na província de Moçambique; ofício (extracto) que Mr. Protet, comandante da Estação Naval Francesa, dirigiu ao governador geral de Angola; extracto de imprensa sobre o discurso de lord Clarendon relativo à emigração negra de África.

Termos de indexação / palavras-chave

África; França; Paris; Embarcações; Angola; Colónias; Moçambique; 1859; Correspondência; 1856; Relações Internacionais; Avisos; Diplomacia; Escravatura; Sá da Bandeira, visconde; Migrações; Ministro dos Negócios Estrangeiros; Loulé, marquês; Clarendon, lord; Howard, H. F.; Lisle, conde; Paiva, visconde; Walenski, conde; Charles et Georges, navio; Estação Naval Francesa; Protet, mr.

Idioma e escrita

Contém 27 documentos em francês e 1 em inglês.