Depósitos Gerais

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Depósitos Gerais

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/3/48

Título

Depósitos Gerais

Datas descritivas

1813 - 1835

Dimensão e suporte

2 caixas com 174 processos manuscritos.

História administrativa/biográfica/familiar

A Inspecção Geral de Cavalaria tinha a seu cargo o pessoal e material de Cavalaria, sendo extinta pelo Decreto de 1 de Janeiro de 1834 que extingue as inspecções gerais permanentes de cada arma. A inspecção detinha depósitos gerais locais, de que são exemplo os depósitos de Évora e Salvaterra. Em 1834, por portaria de 15 de Janeiro, foi organizado o Depósito Geral de Cavalaria , com sede em Belém, herdando as funções da Inspecção Geral, sendo comandado por um oficial superior com autoridade de comando responsável pela regularidade do serviço, da instrução e disciplina da Arma de Cavalaria. Foi extinto por Carta de Lei de 1 de Agosto de 1860, as suas funções foram herdadas pela Escola Prática de Cavalaria.

Âmbito e conteúdo

Colecção de mapas da actividade para o serviço, disciplina e conduta dos cadetes nos depósitos Gerais de Cavalaria de Salvaterra, sob o comando de António Carlos Cary, e de Évora , sob o comando de João Browne e Jorge White.

Sistema de organização

Colecção organizada por depósito e ordenada cronologicamente.

Unidades de descrição relacionadas

Ver a colecção de Livros de Registo Antigos (AHM/FG/5).

Notas de publicação

Referência bibliográficaCENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA MILITAR - Genealogia dos Corpos do Exército: Armas e Serviços. Cadernos de História Militar, nº 13. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, 1991.Colecção de Legislação Portuguesa (1800 - 1850). Lisboa, Imprensa Nacional.