Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
02
Caixa nº 2
1
Requerimento de Joaquim José de Azevedo, mestre arquitecto da vila de Viana, pedindo que seja nomeado Director das Obras Públicas e Militares da província do Minho.
2
Requerimento de João Vicente Priaz pedindo licença de seis anos para ir a Itália estudar os exemplares dos mestres mais acreditados.
3
Requerimento de Vicente Inácio Orlandi, filho de Paulo Orlandi, mestre de música da Casa Real, já falecido, solicitando emprego no Arsenal Real do Exército, a fim de amparar as suas duas irmãs.
4
Requerimento de Maria Escolástica da Madre de Deus Sousa Ferreira, viúva de Francisco António Ferreira, arquitecto, solicitando o pagamento dos ordenados de seu marido, entretanto vencidos.
5
Requerimento de António Gonçalves, discípulo da aula de Desenho, solicitando um emprego de carpinteiro de machado ou de lagarto.
6
Ofício do marquês de Borba para Duarte José Fava solicitando a admissão de um aparelhador que havia, entretanto, sido suspenso.
7
Requerimento de João Nunes, aprendiz de carpinteiro, pedindo a sua admissão no Arsenal Real das Obras Militares.
8
Requerimento de Manuel Tavares da Fonseca, António Joseph dos Santos e Vicente Jorge de Seixas, alunos da Casa dos Abridores do Arsenal Real do Exército e empregados na Casa do Desenho do Real Jardim Botânico, solicitando aumento de vencimento.
9
Ofício do marechal de campo Bartolomeu da Costa, do Arsenal Real do Exército, para Luís Pinto de Sousa sobre o requerimento de Manuel José dos Santos, oficial de Lavrantes, no qual pretende ser promovido a contramestre da Oficina de Abridores.
10
Declaração (cópia) emitida pela Oficina da Impressão Régia sobre a competência profissional de João António da Silva , livreiro da Casa Real, e Manuel Francisco, estampador.
11
Requerimento de José Joaquim Freire, desenhador, pedindo uma cópia da Portaria que lhe concedeu uma pensão pelos serviços prestados na Real Expedição Filosófica nos Estados do Pará, Rio Negro, Matogrosso e Cuiabá durante nove anos.
12
Requerimentos de Joaquina Rosa, viúva de Francisco António, escultor do Arsenal Real do Exército, solicitando o pagamento de uma tença para poder garantir o sustento de seus seis filhos menores.
13
Requerimentos de Ana Gertrudes, viúva de Joaquim António Dinis, abridor do Arsenal Real do Exército, solicitando uma pensão que lhe permita sustentar os seus três filhos.
14
Avisos assinados por D. João de Almeida Melo e Castro a nomear Bartolozzi, gravador, José António do Vale, abridor de cunhas e Gregório Francisco de Queirós, para a Escola de Gravura estabelecida na Impressão Régia .
15
Ofício de Francisco Vieira (Portuense) para D. João de Almeida Melo e Castro, transmitindo uma receita para dar lustro à madeira de mogno.
16
Requerimentos de António José da Silva Vale César, soldado do Regimento de Cavalaria guarnecendo a Capitania de Minas Gerais, a solicitar o pagamento de soldos a que se acha com direito.
17
Requerimentos de Francisco José Gregório, cabo de esquadra da 1ª Companhia do 1º Regimernto de Infantaria de Olivença destacado em Estremoz, manifestando interesse em assentar, novamente, praça de aspirante engenheiro construtor.
18
Requerimento de Joaquim José Caetano Saraiva, oficial de ornato e arquitectura, solicitando que seja admitido como pintor no Arsenal Real do Exército.
19
Requerimento de António Atanásio dos Santos, lavrante, no qual solicita colocação como mestre da oficina de lavrante do Arsenal Real do Exército, vago por falecimento do anterior titular.
20
Requerimento de Florido Faustino Marques, oficial de ourives, pedindo que lhe seja concedida baixa do serviço militar.
21
Ofício de António de Araújo de Azevedo para Januário António Lopes da Silva sobre a cedência, pelo Arsenal Real do Exército, de armamento e vestimentas de que Domingos António Sequeira necessita para os seus trabalhos.
22
Requerimento de José Lúcio da Costa, professor de desenho e gravura, pedindo que lhe sejam pagos os vencimentos em atraso, como ajudante de gravura de cartas marítimas e militares.
23
Recibo de Gregório Francisco de Queirós, gravador, referente a uma chapa de planos da tropa e outra de um figurino, no montante de 108.020 réis.
24
Ofício de Bartolozzi sobre o seu discípulo António Maria de Oliveira Monteiro.
25
Carta de recomendação de António Joaquim Borges, estampador, assinada por Domingos Monteiro de Albuquerque e Amaral.
26
Ofício de Luis de Vasconcelos de Sousa para António de Araújo de Azevedo sobre o aperfeiçoamento de Manuel Profírio, estampador, como discípulo de Restiaux.
27
Requerimento de José Lúcio da Costa, gravador, solicitando o pagamento dos seus vencimentos.
28
Requerimento de Teodoro António de Lima, gravador, pedindo que lhe seja atribuída uma pensão.
29
Ofício dirigido ao ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros sobre o pagamento de uma pensão a Benjamin Comte, gravador.
30
Avisos dirigidos ao marquês de Vagos e a Januário António Lopes da Silva sobre a deslocação ao Minho de Domingos António Sequeira, pintor, e a cunhagem de medalhas com a participação do artista.
31
Aviso dirigido a Joaquim Eleutério determinando a entrega da chave da estamparia estabelecida no Convento da Estrela a Francisco Bartolozzi, gravador.
32
Portaria sobre facilidades a conceder ao desembarque de uma caixa com pertences de José António do Vale, que se encontram a bordo do paquete inglês Townshend.
33
Requerimento de Henrique de Sousa Peixoto, desenhador e arquitecto, pedindo que seja admitido no Real Corpo da Marinha como sargento.
34
Decreto (cópia) determinando o pagamento de quatrocentos e oitenta réis por dia a cada um dos quatro discípulos de Bartolozzi, montante que recebiam anteriormente do Cofre da Pólvora.
35
Requerimento de José Nunes de Carvalho, professor de Pintura de História e Arquitectura Civil e artista retratista, solicitando licença do serviço militar.
36
Requerimentos de Benjamim Comte, gravador, solicitando o pagamento dos seus vencimentos em atraso.
37
Representação de Francisco Bartolozzi, gravador, em que se queixa de insultos recebidos de Manuel Nicolau Pontes, capitão do Regimento nº 10.
38
Correspondência do bispo de Portalegre, bispo de Leiria e Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz sobre o envio da estampa com a efígie do marechal general lord Wellington, da autoria do gravador Francisco Bartolozzi.
39
Ofício de João António da Silva, livreiro, para Gregório Gomes da Silva, a remeter a colecção das leis militares e o dicionário de Rafael Bluteau, em 15 volumes.
40
Requerimento de Manuel Marques de Aguilar, professor de gravura, sugerindo a formação de uma Escola para exercício da sua arte.
41
Avisos determinando a expulsão do país de Caetano Landy, pintor.
42
Ofícios do conde de Linhares para o Patriarca Eleito de Lisboa determinando que sejam dadas facilidades a Alexandrino José das Neves e a mestre José António Alvedo, artistas, para poderem embarcar para Londres ao serviço de Sua Alteza Real.
43
Ofício dirigido ao oficial maior determinando o envio ao marquês de Tancos de uma estampa de lord Wellington, da autoria de Francisco Bartolozzi, gravador.
44
Requerimento de Archangelo Fusquini, mestre de pintura, pedindo demissão do posto de capitão.
45
Requerimentos de Carlos José Correia Botelho, desenhador, solicitando a sua admissão no Arquivo Militar.
46
Requerimento de Severino António da Silva, dourador de fogo da Sereníssima Casa e Estado de Infantado, solicitando a criação da oficina de dourador no Arsenal Real do Exército e a sua nomeação para mestre da mesma.
47
Avisos assinados pelo conde das Galveias e pelo conde de Linhares, dirigidos ao Patriarca Eleito de Lisboa, sobre a concessão de uma pensão a Francisco Tomás de Almeida, gravador, discípulo de Francisco Bartolozzi.
48
Requerimento de Teodoro António de Lima, gravador, pedindo um período de licença para poder concluir os trabalhos de que está incumbido.
49
Requerimento de José Viale, pintor, pedindo licença para ir a Génova recolher pedras das minas de Carrara.
50
Requerimento do 1º sargento José Valentim de Freitas, da 1ª Companhia do Batalhão de Artilheiros Nacionais de Lisboa Oriental, desenhador, solicitando dispensa do serviço militar.
51
Requerimento de Luís Tomé de Miranda, desenhador de figura e arquitectura civil, para ser admitido no lugar de substituto do professor Germano António de Magalhães.
52
Requerimento de Feliciano de Sousa Correia, desenhador, solicitando aumento de vencimento.
53
Requerimento de Pedro Lourenço António Nunes, desenhador, solicitando emprego na Real Obra Pública.
54
Requerimento de Manuel Joaquim de Sousa, relojoeiro, encarregado no Arsenal Real do Exército, solicitando o pagamento de vencimentos a que tem direito.
55
Aviso do conde das Galveias para o Patriarca Eleito de Lisboa sobre o requerimento apresentado por António Maria Gonçalves da Costa, escudeiro monteiro de cavalo, e de Gregório Francisco Queiroz, gravador, solicitando uma pensão do posto de alferes de Cavalaria do Regimento de Cavalaria nº 4 e do posto de capitão engenheiro abridor, respectivamente.
56
Requerimento de Archangelo Fusquini, mestre de Desenho, solicitando autorização para conservar as casas que pertenceram a Aires de Saldanha, anteriormente Conde da Ega.
57
Requerimento de André Monteiro de Cruz, pintor de arquitectura, pedindo a demissão do posto de major da Legião Nacional de Loreto.
58
Requerimento de Bartolomeu António Calisto, pintor da Casa Real e Obra do Palácio da Ajuda, para que fique sem efeito a sua nomeação ao posto de capitão.
59
Requerimento de Gregório Francisco de Queirós, lente substituto da Aula de Gravura da Impressão Régia, pedindo dispensa da nomeação do posto de capitão.
60
Requerimentos de Francisco Rolland, impressor-livreiro, solicitando a libertação de um filho, Julião Rolland, detido em Cascais.
61
Requerimento das irmãs de Gregório Francisco de Queirós, ajudante substituto da Aula de Gravura estabelecida na Tipografia Régia, solicitando o pagamento dos vencimentos em atraso devidos a seu irmão.
62
Ofícios de Domingos António de Sequeira, pintor, dirigidos a D. Miguel Pereira Forjaz, solicitando dispensa do serviço de Regimento para Caetano Aires de Andrade, seu ajudante, enquanto se encontrar nessa função e promoção para António Pedro Chagas, cabo de esquadra da 6ª Companhia de Infantaria da Guarda Real da Polícia.
63
Avisos assinados pelo Marquês de Aguiar e dirigidos ao marquês de Monteiro Mor sobre o requerimento de Domingos António de Sequeira, primeiro pintor da Real Câmara, expondo a sua situação financeira.
64
Ofícios de Tomás António de Oliveira, desenhador, para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre as pinturas que lhe havia enviado.
65
Ofício solicitando rapidez na criação da máquina de lapidar, por Leandro José Pinheiro, lapidário.
66
Requerimento de Silvestre Antóno Dinis, filho de Joaquim António Dinis, contramestre de oficina, para ser nomeado escriturário do Arsenal Real do Exército.
67
Ofício dirigido a Manuel Ribeiro de Araújo sobre a admissão do sargento António José Pedro, torneiro, no Arsenal Real do Exército.
68
Requerimento de António José Bruno de Almeida, solicitando a sua admissão na Casa do Risco do Arsenal Real do Exército.
69
Requerimento de Gregório Francisco de Queirós, director e mestre régio de gravura, solicitando certificado pelas estampas das manobras da ordenança de Cavalaria de que foi autor.
70
Correspondência do marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz autorizando a compra de caracteres para Manuel Pedro de Lacerda desenvolver o seu ofício de impressor, permitindo-lhe ser fornecedor de impressos para o Exército.
71
Correspondência entre D. Miguel Pereira Forjaz e o marquês de Campo Maior sobre a a autorização concedida ao soldado Ezequiel Tomás Colaço, do Regimento de Cavalaria nº 1, para ser dispensado do serviço militar.
72
Certidões assinadas por Miguel Ferreira Baptista, escrivão do geral da cidade de Tavira, sobre salários de vários artistas.
73
Certidões assinadas por António Nicolau Sabbo, escrivão da Câmara da cidade de Faro, sobre salários de carpinteiros, alveneos e canteiros.
74
Ofícios de Domingos António de Sequeira para o marquês de Borba sobre a desocupação de um prédio e pagamento de 900$000 réis, que lhe são devidos.
75
Ofício assinado por Joaquim Alberto Jorge, Manuel Joaquim de Oliveira Lage e José António Teixeira Lobo, da Real Junta da Fazenda da Marinha, sobre a necessidade de contratar Manuel Honorato, entalhador, para acelerar o andamento das obras de talha que devem servir de ornato ao bergantim de guerra, em construção no Arsenal Real da Marinha.
76
Ofícios de Domingos António de Sequeira, pintor, para o conde de Peniche, sobre a vista da cidade de Lisboa tomada a partir da vila de Almada.
77
Representação de Domingos António de Sequeira, pintor, para D. Miguel Pereira Forjaz, na qual solicita uma embarcação grande, um escaler e uma vela para os trabalhos relativos ao prospecto da cidade de Lisboa.
78
Ofício de Joaquim Machado de Castro, escultor, para o brigadeiro comendador intendente das Reais Obras Portuguesas, dando nota da chegada dos pedreiros por ele pedidos.
79
Requerimento de António Galdino da Costa, desenhador de figura e arquitectura, solicitando a sua admissão no Real Arquivo Militar.
80
Parecer (cópia) do Arsenal das Obras Militares para António Teixeira Rebelo sobre a admissão de Joaquim José de Santana na Casa do Risco ou na Casa da Escultura das Obras Públicas.
81
Portaria do Ministério da Guerra dirigida ao brigadeiro inspector das oficinas do Arsenal do Exército sobre o requerimento de José Desidério, solicitando a sua admissão no Arsenal Nacional e Real do Exército como aprendiz de abridor.
82
Requerimentos de Martinho José Diogo Paços Peixoto, arquitecto das Obras Públicas, solicitando que seja emitida certidão dos serviços prestados na Repartição das Obras Militares como director de obras de quartéis e outras.
83
Requerimento de Pedro António Cardoso, mestre de dança, a solicitar gratificação ou emprego.
84
Requerimento de António Alves Moreira, da 5ª Companhia do Regimento de Infantaria nº 13, pedindo licença por dois meses para tomar posse de alguns bens, herdados por falecimento de seus tios.
85
Representação assinada por Manuel Luís de Mendonça Ribeiro, escrivão da Câmara da Moita, sobre a construção de um chafariz por João da Silva Moniz e Sérgio da Costa Soares de Araújo, arquitectos.
86
Requerimento de Maria Águeda de Jesus, herdeira de sua irmã, que foi mulher de António Francisco Rosa, arquitecto no Palácio Real da Ajuda, pedindo certidão de partilhas.
87
Requerimento de António Alves Moreira, cabo de esquadra da 5ª Companhia do Regimento de Infantaria nº 13, manifestando interesse em aplicar-se à arte de desenho na obra do Palácio da Ajuda.
88
Requerimento de Joaquim Carlos Morais Monteiro, antigo díscipulo da Aula de Gravura e Desenho, solicitando que seja admitido como ajudante da qualquer caserneiro da Repartição das Obras Militares, dado ter sido suspensa a pensão que recebia, por fecho da Aula que frequentava.
89
Ofício do Ministério da Guerra para o conde de Barbacena sobre a reparação do palheiro da praça de Alcântara por José da Costa Sequeira, praticante de arquitecto e Vicente José, mestre de carpinteiro.
90
Requerimento (cópia) de Gaspar José Marques, artista, para que lhe seja facilitada a entrada no quarto do edifício do Tesouro Velho.
91
Requerimento de João Baptista, soldado da Companhia de Campelo, canteiro e lavrante, pedindo baixa do serviço militar.
92
Ofício do conde de Redondo para D. Miguel Pereira Forjaz relativo ao requerimento de Francisco José de Carvalho, lapidador de diamantes, pedindo baixa do serviço militar.
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 2
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 2
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/02
Título
Caixa nº 2