Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
1
Ofício do visconde de Vila Maior, reitor da Universidade de Coimbra, dirigido a Joaquim Tomás Lobo de Ávila, visconde de Valbom, ministro e secretário de estado da guerra, informando a ocorrência de um eclipse em 22 de Dezembro de 1870.
2
Editais assinados por António Primo Felner, contador fiscal da fazenda, referente à aquisição de carne de vaca e de carneiro, destinada aos enfermos dos Hospitais Militares da Corte.
3
Processo referente às respostas à circular do barão de Vila Nova de Ourem, ministro e secretário de estado da guerra, de 26 de Fevereiro de 1849, dirigida aos governadores civis dos distritos, inquirindo acerca da possível redução de efectivos militares, sem prejuízo para o serviço.
4
Ofício da 1ª Direcção do Ministério da Guerra, assinado pelo barão de Pernes, dirigido ao próprio ministro, indicando relação de indivíduos que nas eleições entretanto ocorridas, se tinham abstido ou estado contra o governo.
5
Ofício dirigido ao visconde de Fonte Nova, referindo os folhetos de análise que os oficiais da guarnição da capital enviam para análise do visconde de Sá da Bandeira.
6
Ofício do presidente da comissão especial de recenseamento dirigido ao brigadeiro-governador da Praça de São Julião da Barra, solicitando uma relação de todos os seus subordinados que tenham direito a voto nas eleições que se irão seguir.
7
Ofício de Justino Máximo Barão Matoso, governador civil de Vila Viçosa, dirigido ao general comandante da 7ª Divisão Militar, solicitando a nomeação de uma escolta que acompanhe e proteja os eleitores, no seu trânsito ao colégio eleitoral, tendo em vista as eleições de 13 de Novembro de 1851.
8
Ofício de Francisco José Pereira de Sousa, presidente da Câmara Municipal do Concelho de Oeiras, dirigido ao governador da Praça de São Julião da Barra, solicitando o envio de uma relação de pessoal, indicando nome,posto, vencimento mensal, naturalidade, idade e estado.
9
Ordem nº 72 emanada do Quartel-General da 1ª Divisão Militar, referindo as indicações do general de brigada Luis António de Oliveira Miranda, comandante interino da citada divisão, relembrando que em referência às eleições gerais de deputados às Cortes, os oficiais dever-se-ão abster de fazer mais algumas reflexões.
10
Ordem circular do Quartel-General da 1ª Divisão Militar publicando ordens do seu comandante, no sentido de as tropas da sua autoridade não interferirem no acto eleitoral a não ser para manutençãso da ordem pública.
11
Ordem de divisão nº52, do Quartel-General da 1ª Divisão Militar, publicada pelo seu comandante e assinada pelo coronel Luís Travassos Valdez, do Corpo do Estado-Maior, responsabilizando os comandantes dos respectivos corpos, por quaisquer infrações ao anteriormente estabelecido pela Ordem do Exército nº48, respeitante às eleições para as Cortes.
12
Aviso (cópia) emitido pelo Ministério dos Negócios da Guerra, assinado pelo respectivo ministro, tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, referindo aspectos da situação do pessoal civil empregado na Secretaria de Estado.
13
Aviso (cópia) assinado pelo general Adriano Maurício Guilherme Ferreri, ministro da guerra, relativo à prestação de serviço de oficiais do Corpo de Engenharia.
14
Correspondência (minutas) referente a escoltas militares em diversas circunstâncias, nomeadamente acompanhando prisioneiros.
15
Ofício do Quartel-General dirigido a Manuel Pinto da Silveira, comandante da Praça de Almada, referindo o auxílio que aquela praça deverá prestar à transferência de presos por crimes políticos.
16
Correspondência (minutas) relativas a escoltas militares ordenadas pelo conde de Barbacena e pelo general Luís Inácio Xavier Palmeirim.
17
Ofício de Alexandre Alberto de Serpa Pinto, director da Recebedoria do Distrito de Braga, dirigido ao general- -governador da província do Minho, solicitando escolta para acompanhar a transferência de fundos da comarca de Guimarães para a citada recebedoria.
18
Ofícios da Direcção Geral de Tesouraria dirigidos à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando escoltas para as transferências de fundos.
19
Ofício do conde da Barca, dirigido ao Patriarca-Eleito de Lisboa, referindo a proibição do comércio de escravos na costa de África.
20
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, dirigido à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando acções no sentido de prevenir o tráfico de escravos.
21
Memória sobre esgrima , da autoria de Manuel Cid, referindo o mestre Henry Petit, ilustrada com desenhos alusivos.
22
Carta de Adolphe Ceissouniere dirigida ao ministro da guerra, relativa a inventos utilizáveis em engenharia militar.
23
Carta do cidadão francês Pierre Montillet, dirigida ao rei, pedindo auxílio para as suas adversidades.
24
Cartas do pintor francês Julien Armand Pallière dirigidas ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de estado dos negócios da guerra, pedindo que lhe sejam entregues as suas obras retidas na Alfândega e lhe seja dada autorização para retratar gente ilustre.
25
Requerimento do cidadão italiano Domingos Vandelli dirigido ao Rei, solicitando a sua influência no sentido de o seu filho Alexandre António ficar agregado à embaixada de França.
26
Carta do cidadão francês Danijean de Lalander, dirigido ao ministro das finanças em Versailles, referindo a venda de 20 canhões.
27
Processo referente à apreensão de material pertencente ao relojoeiro britânico José Catorne, apreensão essa efectuada por ordem do conservador da Junta Geral do Comércio.
28
Carta de P. Preston dirigida ao Rei, remetendo carta do coronel John Mac Donell, referindo a prisão do capitão de Mello.
29
Carta do coronel John Mac Donell, comandante do Regimento de Peniche, dirigida ao Rei, referindo o interrogatório ao capitão de Mello, detido devido a um motim.
30
Ofício em que o pintor italiano Jacomo Azzulini e intimado a apresentar-se no Palácio de N. Sra. Ajuda a Pedro José Borrello a fim de lhe ser atribuída uma obra.
31
Processo de expulsão do cidadão italiano João Pedro Macani, intimado a não mais voltar ao Reino, sob pena de ser condenado às galés para toda a vida.
32
Requerimento de José Ternisien de Selebac e d´Arnard, cavaleiro do ducado de Saboia, dirigido à Rainha D. Maria II, solicitando a sua incorporação no serviço militar como sargento-mor.
33
Requerimento de Vincente Mazziotti, consûl-geral de Nápoles, dirigido ao Rei, solicitando que a carga constituída por 412 pipas de vinagre seja admitida a despacho alfandegário.
34
Requerimento do cidadão francês Jacques August Baptiste, prioneiro de guerra, dirigido a Luís Pinto de Sousa Coutinho, ministro e secretário de estado dos negócios da guerra, pedindo que lhe seja concedido um passaporte e ajuda pecuniária para voltar a França.
35
Processo relativo ao pedido do cidadão italiano Carlos Angelleti, dirigido ao Rei, no sentido de ser integrado no Exército como alferes, posto que anteriormente detinha na Corte Pontifícia.
36
15 fotografias de cartas de lord Nelson.
37
Requerimento do conde de Lafitte du Perron, José Pedro Hipólito, dirigido ao Rei, pedindo para ser incorporado em qualquer posto nos corpos do Exército.
38
Requerimento de Arnaldo Henrique Metzner, negociante de Hamburgo, dirigido ao Rei, pedindo que lhe seja restituída uma parelha de machos que havia entregue para serviço no Exército.
39
Requerimento de Domingos Garcia Pertierra, encarregado dos bens do duque de Frias, embaixador do Rei Católico em Lisboa, dirigido ao Rei, solicitando autorização para transportar para Madrid, uma carruagem inglesa e nove caixotes com quadros de pintura, pertencentes à embaixada.
40
Correspondênia do duque de Sussex.
41
Exposição do príncipe do Egipto, Gregório Hadgi Bey, dirigida ao Rei, solicitando que os seus serviços sejam utilizados.
42
Carta (cópia) de António de Araújo de Azevedo recomendando que o Príncipe-Regente contrate o arquitecto Duprez, devido ser um dos mais conceituados da Europa.
43
Requerimento de Fedrico Sabatini, dirigido ao Rei, solicitando qie a um seu servo chamado José António Guimarães, seja dada baixa do serviço militar.
44
Requerimento do cidadão norueguês Mathias Hansson, dirigido ao Rei, solicitando ser nomeado cônsul de Portugal na cidade de Chistianson, na Noruega.
45
Ofício (cópia) informando que o Príncipe-Regente concedeu passaporte ao cantor Leonardo Martini, da Real Capela.
46
Requerimento de Carlos Diogo van Nes dirigido ao Rei, no sentido de lhe ser concedida escolta de um soldado da Real Guarda de Polícia para o acompanhar nas diligências motivadas por um roubo a seu pai.
47
Requerimento do conde D. Gio An Paolo Angelini dirigido ao Rei, pedindo para ser admitido ao serviço da Cavalaria.
48
Carta de Luzac e Blussé dirigida a Joaquim António de Morais, referindo uma gazeta publicada em Leyde.
49
Comunicação do Príncipe-Regente em que este autoriza João Baptista Grili, cantor da Real Capela, a retirar-se para Itália.
50
Atestado referindo que Augusto Frederico, duque de Sussex é possuidor de vários objectos retidos na Alfândega de Lisboa.
51
Requerimento de Tomás António Cartwright dirigido ao Rei, solicitando ser nomeado escriturário da contadoria dos hospiatis militares.
52
Requerimento de Thimbert Ansinek dirigido ao Rei pedindo lhe seja passado passaporte para se deslocar para Havana via Senegal, no navio português "Cleopatra".
53
Requerimento de D. Miguel Chamizo, sub-tenente do regimento de Cordoba, dirigido ao Rei, pedindo para ser admitido ao serviço de um regimento do Exército.
54
Ofício de José Gomes Henriques Payo, juiz de fora em Estremoz, dirigido a António Araújo de Azevedo, ministro e secretário de estado dos negócios estrangeiros e da guerra, referindo o roubo de que foi alvo madame Junot, embaixatriz de França em Portugal.
55
Exposição de Luisa Pio Romana dirigida ao Rei, pedindo que os seus livros retidos na Alfândega, lhe sejam entregues.
56
Exposição (cópia) de D. Mariana Peres de Gusmão, mulher do tenente-general D.João Martin Ballesteros, dirigido ao Rei, no sentido de lhe ser fornecida até Badajoz, uma escolta composta por quatro soldados e um cabo.
57
Requerimento de João Federico Steinholz, dirigido ao Rei, solicitando ser nomeado major agregado às ordenanças da corte, sob o comando do coronel D. Jorge Francisco Machado de Mendonça.
58
Ofício do coronel de infantaria Caetano José Vaz Parreiras, governador da barra da cidade de Aveiro, dirigido a António Araújo de Azevedo, ministro e secretário de estado dos negócios estrangeiros e da guerra, referindo um fornecimento de barro refractário a Jacome Ratton.
59
Carta do conde Chastenet-Pirysegur, apresentando um projecto de aperfeiçoamento das escolas que se dedicam ao serviço da marinha nas observações de astronomia nautica , para bem navegar.
60
Carta de Jacome Ratton dirigida a Cipriano Ribeiro Freire, solicitando concessão de passaporte ao seu guarda-livros, Frederico Joly, a fim de o mesmo se deslocar a Espanha.
61
Requerimento do cidadão irlandês Miguel Bartolomeu Mac Timoteo Murphy, pedindo ao Rei para ser nomeado alferes de cavalaria na Guarda Real de Polícia.
62
Pedido de passaporte para lord Byron , Mr Hobbhause e respectivos criados, se deslocarem a Sevilha via Badajoz.
63
Requerimento de Angelo Morazzi, oficial tipógrafo, dirigido ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de estado dos negócios da guerra, solicitando que lhe seja feito pagamento de ajudas de custo.
64
Requerimento do livreiro Francês Jorge Puy, dirigido ao Rei, pedindo que lhe sejam devolvidos os bens que por represália lhe foram confiscados, visto não ser naturalizado português.
65
Ofício de Jerónimo Francisco Lobo, prestando informações acerca do negociante alemão João Osvaldo, referindo a sua situação financeira.
66
Requerimento de Jacome Ratton, assinado por seu filho Diogo Ratton, na qualidade de procurador, dirigido ao Rei, pedindo para que o seu lugar de exílio seja Inglaterra.
67
Ofício do tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de estado dos negócios da guerra, dirigido ao brigadeiro Blunt, autorizando o barão de Roset a transferir-se com sua filha, para a praça de Cascais, aguardando passagem para Inglaterra.
68
Nota referente a pedido de informação acerca do cidadão austríaco Jacobo Frederico Vulpius
69
Carta de João Baptista Reycend pedindo o levantamento do sequestro de bens.
70
Requerimento do mouro marroquino Sidi Mohamed El Sanny dirigido ao Rei, pedindo isenção de impostos alfandegários para 27 fardos de cintos de lã.
71
Requerimento de Genoveva de Almeida, viúva do cidadão francês Luís Francisco Joubert, dirigido ao Rei, pedindo concessão de uma pensão de alimentos para si para as suas filhas.
72
Requerimento de João Baptista Bertholot, detido na Praça de Cascais, dirigido ao Rei, solicitando a sua libertação a fim de se juntar à família.
73
Exposição de Berbardino Ruiz, serralheiro, despedido da Fábrica de Maria Ratão.
74
Requerimento de Carlos António, conde de Hendel, na Alemanha, condenado a 10 anos de degredo em Angola, dirigido ao Rei, pedindo para demorar a sua partida em 6 meses, devido a razões familiares.
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 6
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 6
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/06
Título
Caixa nº 6