Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
05
Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra (1736 - 1756).
1
Caixa nº 1
01
"Relação do que se mandou vir para o fardamento do Regimento de Dragões".
02
Carta de agradecimento de Estêvão Martins Torres ao conde do Lavradio, pelas graças concedidas a Manuel Correia.
03
Carta de Gomes Hermosa para Tomás Principal de Almeida, sobre assuntos militares e religiosos.
04
Carta de João José de Arruda, capitão da corveta "Nossa Senhora do Carmo e Santo Elias" sobre a carga e descarga de material de Luanda para o Recife, Pernambuco.
05
Informações de baixa de serviço de soldados, oficiais e sargentos.
06
Informação de baixas de serviço dos soldados João Vidigal e Marcos Fernandes que serviram na Companhia do capitão Bento de Sá de Vilhena.
07
Lei de D. José I, assinada por Sebastião José de Carvalho e Melo, a privilegiar as pessoas que plantarem, nas suas terras, amoreiras e a proibir que a seda em rama, fio ou casulo seja extraída dos seus reinos, na forma declarada.
08
Despacho do marquês de Abrantes a Pedro de Melo de Ataíde, sobre a nomeação de um capelão para a fortaleza de Leça de Matosinhos.
09
Ofício do conde do Lavradio, ordenando aos sargentos António da Silva e Braz Dias para que se desloquem por todo o sítio de Ribeiro de Canção a fim de intimarem os seus moradores a não darem guarida a vagabundos, ladrões e mafonas, nem terem em casa, espingardas, pólvora e chumbo, cães de perdizes, podengos, nem galgos, estando todos proibidos de caçar até 20 de Julho de 1745.
10
"Obrigações de sargento maior de praça".
11
Processo de renovação do contrato da pólvora requerido por Catarina Sofia Cremer Vanzeler como sucessora do seu defunto marido António Cremer.
12
Ordem (cópia) para que os juízes de fora, como auditores particulares, se desloquem a casa dos governadores para com eles sentenciarem sobre o livramento de soldados.
13
Projecto relativo à administração dos armazens militares e provinciais, elaborado por Rob de Bassenond e oferecido ao conde de Oeiras.
14
Cartas de J. Brownz, Robinson, William Dudmon e do marquês de Távora, sobre diversos assuntos, dirigidas a D. Luís da Cunha.
15
Ordem para instituir uma Casa de Melindre onde iriam trabalhar o beneficiado Francisco Bravo, Francisco da Costa, José Joaquim e Francisco Alberto, cujos ordenados seriam pagos pelo tesoureiro da Casa da Moeda.
16
Representação (cópia) dos governadores e comandantes das praças de guerra ao Rei pedindo-lhe para ordenar que os juizes de fora, como auditores particulares, possam ir a casa dos governadores para com eles sentenciarem sobre o livramento dos soldados.
17
Resolução da Mesa da Consciência e Ordens sobre o requerimento que fizeram os irmãos da Mesa da Ordem Terceira de São Francisco da vila de Nisa para que se lhes concedesse por esmola a pedra que se achava caida no castelo daquela vila, para com ela fazerem a sua capela, assinada por Filipe Maciel, Fernando José de Castro e Manuel Ferreira de Lima.
18
Relação da despesa com duas portas da fortaleza de São Julião da Barra, assinada por Félix José de Araújo.
19
Provisão real a regular os banhos de rio como forma de remédio para os oficiais militares doentes, à semelhança do que aconteceu com os banhos das Caldas.
20
"Cópia da carta do Secretário de Estado" ao desembargador presidente da Junta do Subsídio Militar da cidade do Porto, para que esta remeta uma relação da origem e progresso daquele subsídio e da jurisdição que compete aos seus administradores.
21
Carta de Manuel Freire de Andrade, governador das Armas do Alentejo, pedindo instruções a Sebastião José de Carvalho e Melo sobre o cerimonial a adoptar na recepção ao ministro plenipotenciário do rei de Nápoles.
22
Carta do ouvidor da comarca de Ourém, Joaquim António de Carvalho Santa Marta, dando conta dos acontecimentos ocorridos aquando do terramoto de 1755.
23
Carta do ouvidor Miguel de Oliveira Guimarães e Castro dando conta da compra de terrenos e respectiva actividade agrícola e pecuária em Alter do Chão e Pontel.
24
Carta régia (cópia) de D. João V dirigida ao conde de Atalaia, governador das Armas da província do Alentejo, sobre as cortesias militares a prestar aos prelados do Arcebispado de Évora e Bispados de Elvas e Portalegre.
25
"Relação do que têm importado os dois portos do Consulado da Casa da Índia desde o ano de 1734 até o de 1743".
26
"Método para se regularem as tropas do Exército", por Manuel Rodrigues Cordeiro, secretário do Exército da província da Beira.
27
Alvará (cópia) de D. João V a criar três Secretarias de Estado: dos Negócios Interiores do Reino, Marinha e Domínios Ultramarinos, e Negócios Estrangeiros e Guerra.
28
Requerimento do escrivão da comarca, José António Correia da Franca para ser dispensado de cumprir obrigações referentes à Fazenda do Estado de Bragança.
29
"Consulta da Junta dos Três Estados em que faz presente a Sua Majestade dos lanços que tem havido para o assento geral das províncias do reino oferecido por Duarte Lopes Rosa".
30
Relações "da importância dos meios acréscimos dos contratos dos almoxarifados" do Paço da Madeira, Casa das Carnes, Três Casas, Pescado, Portagens e Herdades, Fruta e Chancelaria dos Contos e Cidade.
31
"Relações do dinheiro que tem entrado no tesouro da Junta dos Três Estados" provenientes dos 4,5% das comarcas e freguesias da Corte e seu termo.
32
"Relação do dinheiro que tem entrado no tesouro da Junta dos Três Estados dos meios acréscimos dos contratos depois do terramoto do primeiro de Novembro de 1755 até ao presente."
33
Requerimentos de Margarida Gonçalves, Manuel Lopes de Sequeira, Domigos Teixeira, Fernando Gomes Pereira, a citar o desembargador procurador fiscal da Junta dos Três Estados.
34
Informação sobre o pagamento aos mestres e empreiteiros das obras que se fizeram na praça de Albuquerque.
35
Requerimentos de Francisco Junquer e João Poutz para que se passe provisão a citar o procurador fiscal da Junta dos Três Estados.
36
Ofícios de José Correia de Sousa a João dos Santos Leite Bressane e a Félix de Azevedo, sobre o pessoal que serve como papelistas do Conselho da Fazenda.
37
Processo da Junta dos Três Estados em que os seus ministros pedem que se iguale os seus ordenados, propinas e privilégios aos dos conselheiros da Fazenda e Ultramar.
38
Informações do desembargador António Sampaio Cogominho e Vasconcelos sobre os descaminhos que existem na cobrança dos 4,5% do dinheiro que se dava a juros.
39
Certificados passados por Manuel Gonçalves e Manuel Carvalho Dias, alveitar e ferradores assistentes da cidade de Miranda e lugar de Sindim, acerca do tratamento prestado aos cavalos de António Raposo e à Coudelaria da Comarca de Miranda.
40
Parecer da Junta dos Três Estados sobre o requerimento dos vereadores da Câmara da cidade de Miranda para aliviar os moradores dessa cidade do dobro das sisas.
41
Decreto (cópia) da folha 81 do Livro 2º do Conselho da Fazenda, a ordenar ao Conselho da Fazenda que não lance os ordenados nas folhas dos assentamentos.
42
Parecer da Junta dos Três Estados sobre a exposição de Miguel Viana, assistente na corte de Londres para que se passe precatória para o levantamento do dinheiro e efeitos que se achavam depositados no tesouro daquela Junta.
43
Ofício de João Aguiar e Gouveia a João dos Santos Leite Bressane sobre o arrendamento dos foros do Lamegal e Algarve, dos bens da comarca de Moncorvo e dos foros do conde de Armamar.
44
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o requerimento de José de Sousa e Lemos, morador em Vila Franca de Xira, herdeiro e sobrinho de José do Carmo, onde pede consignação para pagamento de uma dívida à Fazenda Real assinada pelos conde Comendador Mor, conde de Vimioso e conde de Povolide.
45
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o requerimento de Felisberto Coullevier para ser escuso de ofício de tesoureiro dos 4,5% na freguesia de São Paulo de Lisboa, assinada pelos conde Comendador Mor, conde de Vimioso, conde de Tarouca e conde de Povolide.
46
"Relação dos arrendamentos dos bens confiscados que há de novo para a folha geral deste ano de 1747", assinada por João de Aguiar Gouveia.
47
Requerimento sobre José António Freire, filho de Francisco Lourenço, natural de Lousã, para que possa assentar praça de cirurgião no regimento da cidade de Lagos ou de Faro.
48
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o requerimento de António dos Reis de Abreu, rendeiro do Real d'Água da comarca de Torres Vedras, para que o monarca lhe conceda o pagamento devido pela Fazenda Real de uma consignação anual, assinada pelo conde Comendador Mor e conde de Povolide.
49
Consulta da Junta dos Três Estados sobre a isenção de pagamento dos novos direitos aos irmãos da Santa Casa da Misericórdia da cidade do Porto, por serem bens aplicados a obras pias, assinada pelo conde de Vimioso, conde de Tarouca, conde de Povolide e conde Comendador Mor.
50
Processo da Junta dos Três Estados sobre a competência administrativa do superintendente dos novos direitos e do secretário do tribunal daquela Junta.
51
Ofício de Sebastião José de Carvalho e Melo dirigido ao marquês Estribeiro Mor sobre a dúvida relativa a licenças promulgadas pelo vedor geral.
52
Carta de Parisot ao embaixador português em Londres sobre a manufactura e tinturaria de tecidos.
53
"Memória do terramoto do 1º de Novembro de 1755 acontecido em algumas províncias e dos que se têm seguido depois".
54
"Relação dos géneros que vieram em 1735".
55
Cartas do juiz de fora de Beja, João de Sousa de Oliveira, ao juiz de fora de Serpa sobre a condução de ladrões e vadios.
56
Carta para o bispo de Miranda sobre o comportamento das religiosas do Convento de Santa Clara.
2
Caixa nº 2
Caixa nº 1
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 1
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/05/1
Título
Caixa nº 1