Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
05
Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra (1736 - 1756).
1
Caixa nº 1
2
Caixa nº 2
01
Consulta da Junta dos Três Estados dirigida a D. João V sobre o requerimento de Lucas José de Almeida, que foi tesoureiro geral dos 4,5% da Comarca de Alenquer, para pagamento de uma dívida ao Estado por consignação anual.
02
Ofício do conde D. Duarte pedindo a D. Luís da Cunha para enviar fardas e munições para os regimentos.
03
Folha de registo dos juros que se pagam pelo Tesouro da Junta dos Três Estados.
04
Ofício do conde D. Duarte para D. Luís da Cunha remetendo mapas e relações do pagamento de impostos das seis caixas do estipêndio militar administradas pela Junta dos Três Estados.
05
Processo relativo ao requerimento de Francisco Álvares Ferreira, fiador de Diogo Luís Monteiro Ferreira, tesoureiro proprietário dos novos direitos do Porto, pedindo autorização para vender este ofício para pagamento de uma dívida.
06
Consulta da Junta dos Três Estados dirigida a D. José I, sobre a obrigação de pagamento dos novos direitos dos presidentes e ministros dos tribunais devido ao aumento dos seus ordenados, assinada por marquês de Alegrete, marquês de Angeja, conde Vale de Reis, Monteiro Mor do Reino.
07
Relação do dinheiro que tem entrado no Tesouro da Junta dos Três Estados, relativo ao rendimento da comarca de Torre de Moncorvo.
08
Consulta da Junta dos Três Estados dirigida a D. José I sobre a incúria em que estava o pagamento dos novos direitos, assinada pelo conde D. Duarte e Manuel de Sousa.
09
Consulta da Junta dos Três Estados dirigida a D. José I sobre a necessidade de casa para instalar a Contadoria Geral de Guerra e o seu cartório, assinada por marquês de Angeja, conde D. Duarte, conde de Asseca, conde Almirante do Reino, António de Saldanha de Albuquerque.
10
Requerimento de Jerónimo Mason de Mação Malteza, comerciante de fazendas, pedindo que se desconte na mesada de Manuel de Almeida de Sá e Sousa para pagamento de uma dívida que este contraiu com o dito comerciante.
11
Relações de receitas e despesas.
12
Ofícios do conde D. Duarte e do marquês de Angeja para D. Luís da Cunha pedindo canhões para as fortalezas do reino do Algarve; e de Manuel Gomes Carvalho e Silva para o marquês de Angeja sobre o mesmo assunto.
13
Ofícios de D. José da Silva de Sanches e do marquês do Angeja a Diogo de Mendonça Corte Real sobre a entrega de salitre e ordem de pagamento de uma encomenda de cavalos de Nápoles.
14
Consulta da Junta dos Três Estados dirigida a D. José I sobre o pagamento militar dos quatro meses vencidos em Abril, assinada por marquês de Angeja, conde D. Duarte, conde Almirante do Reino, conde Vale de Reis e Monteiro Mor do Reino.
15
Consulta da Junta dos Três Estados dirigida a D. José I sobre o arrendamento de dois fornos de cal e três courelas situados no lugar da Ponte de Alcântara, assinada por conde D. Duarte, conde de Vilar Maior e conde de Asseca.
16
Consulta da Junta dos Três Estados dirigidas a D. José I sobre a consulta do Desembargo do Paço a respeito da conta do juiz de fora de Mértola para se fazer armazém de pólvora, assinadas por conde D. Duarte, conde Almirante do Reino e D. Manuel de Sousa.
17
Consulta da Junta dos Três Estados sobre as contas do oficial maior da Vedoria do Algarve que serve de vedor geral das Ruínas, e sobre o que é necessário para algumas reparações, assinada por conde D. Duarte, conde de S. Lourenço, conde Almirante do Reino e Manuel de Sousa.
18
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o provimento do lugar vago de vedor geral de Artilharia da província do Alentejo, assinada por conde D. Duarte, conde Vilar Maior e conde Almirante do Reino.
19
Consulta da Junta dos Três Estados apresentada a D. José I sobre a necessidade de adquirir mais uma casa para a Vedoria Geral da Província do Minho, já que o armazém daquela praça é insuficiente, assinada por conde D. Duarte e D. Manuel de Sousa.
20
Declaração e contrato relativos à descrição das mercadorias a bordo de uma embarcação italiana que sofreu reparações em Lisboa.
21
Consulta da Junta dos Três Estados sobre requerimento do bacharel José da Silva Gomes para ocupar um lugar na Relação do Porto, sem concurso, assinada por conde D. Duarte, conde de Vilar Maior e António de Saldanha de Albuquerque.
22
Resolução (cópia) do rei D. José I ordenando à Junta dos Três Estados para examinar os cofres e armazém, e que os tesoureiros, almoxarifes e pagadores façam novas receitas do que se salvou depois do terramoto de 1755.
23
Relação de oficiais.
24
Orçamento sobre barrotes do pinhal de Leiria para os quartéis dos soldados de Lisboa, pedido pelo secretário de Estado D.Luís da Cunha, e assinado por António Ribeiro Salvado e António José de Morais.
25
Informação sobre a resolução do rei D. José I relativa à indemnização dada aos oficiais pelos cavalos e munições perdidos no terramoto, a prestar pela Junta dos Três Estados.
26
Relações de impostos de várias freguesias de Lisboa.
27
Informação (cópia) sobre a resolução do rei D. José I a comunicar que libertou dos alardos das Ordenanças todas as pessoas das câmaras, médicos e cirurgiões sangradores, boticários, zeladores, almocreves e estalajadeiros, por serem mais precisos para o serviço.
28
Carta remetendo o requerimento do marquês de Alorna, marechal-de-campo e comandante da Legião de Tropas Ligeiras, pedindo fardamento para estas.
29
Certificado do escrivão da Mesa Grande dos Armazéns da Índia e Guiné e Tenência Geral da Artilharia do Reino, sobre a criação do Troço de Artilheiros da Corte, comandada pelo tenente-coronel Fernando Vaz Vieira, tendo existido desde 12 de Novembro de 1712 a 18 de Setembro de 1715.
30
Decreto e edital (cópias) sobre a concessão de privilégios a voluntários que queiram servir na Índia.
31
"Provisão sobre as Ordenanças agora novamente feitas com algumas declarações que não estavam nos primeiros regimentos" (cópia).
32
Alvará em forma de lei de D. João V, proibindo o corte das árvores de baunilha e a apanha dos frutos da baunilha antes de Abril, nos estados do Brasil, Pará e Maranhão, estabelecendo penas para quem não cumprir esta lei.
33
Carta régia de D. José I concedendo a Gonçalo José de Almeida e Silva o ofício de sacador e regedor da Mesa da Fruta de Lisboa.
34
Documento em falta a 3 de Junho de 2004.
47
Decreto de D. José I ordenando que os oficiais militares e soldados pagos e auxiliares deixem de ser obrigados a servir em empregos civis e cargos, para se dedicarem exclusivamente ao serviço militar.
48
Alvará de D. José I ampliando os parágrafos quinto, sexto e sétimo dos estatutos da Junta do Comércio para se evitarem contrabandos.
49
Relato do encontro de uma caravela com um navio de mouros, ocorrido em 10 de Julho de 1738.
Caixa nº 2
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 2
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/05/2
Título
Caixa nº 2