Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 1
(...)
005
Caixa n. º 5
006
Caixa n. º 6
007
Caixa n. º 7
008
Caixa n. º 8
009
Caixa n. º 9
010
Caixa n. º 10
01
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os combates contra os invasores franceses na zona do Porto.
02
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre operações militares na zona do Douro e Minho.
03
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um requerimento para ser considerado pelos governadores do Reino.
04
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estado lastimável em que se encontra o quartel de Abrantes.
05
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre movimentos militares no Norte e cooperação com o Exército Espanhol.
06
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre movimentos de tropas para defender o território português.
07
Atestados passados a António Manuel Borges da Silva, corregedor dos distritos de Guimarães e do Porto, como prova da sua idoneidade profissional.
08
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enaltecendo a hospitalidade com que as tropas e o povo português receberam as tropas aliadas.
09
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo que o marechal Beresford continue no comando das tropas portuguesas.
10
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, apelando para que os governadores do Reino e as tropas portuguesas não tomem decisões precipitadas no que toca ao contra-ataque aos invasores franceses.
11
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido do Príncipe Regente a Wellington de fazer um estudo relativo ao estado das finanças de Portugal.
12
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a cooperação das tropas portuguesas com o Exército Espanhol.
13
Ordem do dia (cópia) dada por Wellington ao Exército Britânico sobre o aquartelamento destes em Lisboa.
14
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o plano de reforma na Artilharia, planeado pelo marechal Beresford.
15
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a troca de prisioneiros.
16
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a sua partida para o quartel de Badajoz.
17
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os prisioneiros franceses em Portugal.
18
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o aumento de oficiais em cada regimento português, proposto pelo marechal Beresford.
19
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a transferência das tropas britânicas para a província da Beira devido ao movimento das tropas francesas e também sobre a falta de meios humanos e materiais do país.
20
Cartas do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o empréstimo que foi pedido por Portugal à Grã-Bretanha para equilibrar as contas do país e sobre o aumento do vencimento dos oficiais do Exército Português.
21
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as medidas adoptadas pelo Governo Português relativas ao recrutamento de pessoal para o Exército e sobre o Comissariado de Víveres e Transportes do Exército.
22
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o afastamento do sargento-mor Francisco de Melo do Regimento de Infantaria 13.
23
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para que seja estabelecido um serviço de correio diário entre Elvas e Abrantes.
24
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a falta de víveres em Coimbra e o financiamento de víveres para as tropas do resto do país.
25
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o movimento das tropas francesas na zona de Almeida, Celorico e Sabugal.
26
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a perda da praça de Almeida para as tropas francesas.
27
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para informar das investidas do Exército Francês na Guarda, Alfaiates, Foz Côa, Penamacôr e da prisão em França dos 200 homens do Regimento de Infantaria 24.
28
Correspondência sobre o amontoado de víveres no porto de Escaropim devido ao embargo de barcos por parte dos ingleses.
29
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a delegação de poderes por parte dos governadores do Reino.
30
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma missiva que recebeu do tenente-coronel Fletcher relativa à falta de pessoal para concluir as obras nas fortificações de Lisboa.
31
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para transmitir a sua opinião acerca da conduta dos oficiais do Regimento de Infantaria 24 que foram levados presos para França.
32
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a retirada do Exército Anglo-Luso e deslocações das tropas francesas.
33
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um apontamento dos governadores do Reino relativo às razões que levaram à saída de algumas pessoas do país.
34
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma carta que recebeu do marquês de La Romana relativa ao sentimento de admiração que este detem pela conduta da Brigada de Cavalaria Portuguesa, comandada pelo brigadeiro-general Madden.
35
Correspondência do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a descrição da batalha do Buçaco.
36
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o sistema de Milícia e a entrada de tropas em Coimbra.
37
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando um despacho do príncipe Esling ao príncipe de Wagram, com considerações sobre o abandono de localidades pelos habitantes das mesmas e sobre a má conduta das tropas inglesas.
38
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a retirada do Exército Anglo-Luso até à zona de Leiria.
39
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as medidas preventivas das tropas britânicas e portuguesas em caso de contra-ataque das tropas francesas.
40
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a proclamação dos governadores do Reino, com considerações sobre o recrutamento de pessoal e deserções.
41
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a retirada do Exército Anglo-Luso para o Sul e cartas do general Cotton para Wellington informando da acção dos franceses e das tropas britânicas.
42
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a movimentação das tropas.
43
Cartas do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando da movimentação das tropas, enviando as cópias das cartas para Beresford e a que foi remetida por Trant para Beresford.
44
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a publicação de cópias de cartas e deserções.
45
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a movimentação das tropas e as dificuldades materiais das tropas francesas.
46
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a deslocação das populações para Lisboa e o sistema de milicianos.
47
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a movimentação dos exércitos e acerca da falta de víveres do Exército Francês.
48
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as movimentações das tropas e embarcações francesas.
49
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a retirada das tropas francesas da zona de Sobral de Monte Agraço e do rio Tejo para Santarém e a movimentação das tropas britânicas para esta zona.
50
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a movimentação das tropas francesas e do Exército Britânico.
51
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o requerimento de um indivíduo que pretende sair com a sua embarcação e relativa às deslocações das tropas francesas.
52
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo para que não sejam publicados os despachos oficiais para o Governo sobre as operações e movimentos do exército.
53
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando em anexo uma carta para ser posteriormente dirigida a Sua Alteza Real dando conhecimento da incompatibilidade na execução de planos entre Wellington e o Principal Sousa.
54
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as directivas que são tidas em conta para a publicação do despacho oficial dirigido ao Governo sobre a movimentação das tropas.
55
Correspondência do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a movimentação das tropas francesas.
56
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acerca da recomendação de Wellington para que não se publique partes do despacho deste na "Gazeta de Lisboa" de forma a evitar que o Exército Francês tenha conhecimento da movimentação das tropas e sobre a necessidade de obras no quartel de Peronegro.
57
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, referindo que recebeu informações sobre um oficial da Artilharia em Sobral de Monte Agraço e acerca de uma memória enviada por Viomenil.
58
Carta do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, acusando a recepção de uma carta e referindo-se a prisioneiros.
59
Carta (cópia) do duque Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma carta do conde de Viomenil acerca do pedido de uns certificados.
60
Carta de Francisco Sodré para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a recepção por Domingos Alves dos seus pertences que se encontram na fundição e a requisição de duas parelhas de machos.
61
"Relação dos oficiais ingleses que serviram no Exército Português durante a Guerra Peninsular".
62
"Processo verbal do desgraçado Massena, anjo da vitória, vencido de muitos crimes de lesa majestade I. e R. e militarmente sentenciado pelo imperador dos franceses, seu juíz e parte, segundo permissão das leis moderníssimas do Código Napoleónico"
011
Caixa n. º 11
012
Caixa n. º 12
013
Caixa n. º 13
014
Caixa n. º 14
015
Caixa n. º 15
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 10
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 10
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/010
Título
Caixa n. º 10
Título paralelo
127693
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
62 documentos