Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 1
001
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Joaquim da Costa e Silva sobre vencimentos.
002
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Matias José Dias de Azêdo sobre vencimentos e aquartelamentos.
003
Ofício do conde Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o conde de Noviou sobre pessoal.
004
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para todos os consules e vice-consules nomeados por cartas régias, declarando que estes cessam as suas funções bem como os respectivos vencimentos.
005
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o juiz de Fora de Vila Franca para providenciar o fornecimento de rações para o corpo de tropa de Cavalaria portuguesa e francesa que pernoitaram em Vila Franca.
006
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Luís de Oliveira da Costa Almeida Osório a dar instruções sobre a forma de tratar e fornecer víveres à tropa espanhola.
007
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Carlos Federico Bernardo de Caula sobre uma ordem para acompanhar o oficial francês que vai tomar conta do governo da praça de Almeida.
008
Correspondência do conde Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o marquês de Tancos sobre as ordens de movimentação das tropas portuguesas, francesas e espanholas.
009
Ofício do conde Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, dirigido às autoridades civis e militares dos lugares por onde passem colunas militares.
010
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o juíz de Fora de Cascais ordenando o fornecimento de géneros para as tropas francesas.
011
Ofício do conde Monteiro Mor para Domingos António de Sousa Coutinho referente às embarcações que levariam as pessoas que quizessem acompanhar a família Real na sua retirada para o Brasil, obedecendo à ordem anexa (cópia) da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
012
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José António Botelho de Sousa e Vasconcelos ordenando que entregue a um oficial do exército francês o comando da praça de Almeida.
013
Correpondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Lucas de Seabra e Silva sobre o abastecimento e aquartelamento das tropas francesas.
014
Ofício do conde Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Francisco António Ciera, director dos telégrafos, de forma a que todas as notícias sejam transmitidas por telégrafo.
015
Correpondência do conde Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o conde Monteiro Mor sobre as tropas espanholas estacionadas no Algarve.
016
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para todos os ministros e oficiais de Justiça, Guerra e Fazenda para prestarem auxílio ao capitão do Corpo de Engenheiros, que se dirige para a praça de Almeida.
017
Correspondência do conde Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o capitão de Engenheiros, Hugo Fournier Laclaire a comunicar o itinerário, de Lisboa à Cidade Rodrigo, das tropas francesas, o abastecimento e o aquartelamento.
018
Circular do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para António José Miranda Henriques, conde Monteiro Mor, D. Tomás de Noronha, general Gomes Freire de Andrade e marquês do Socorro sobre as atribuições dadas ao marquês do Socorro enquanto general-em-chefe das tropas portuguesas e espanholas das provincias do Alentejo, Algarve e península de Setúbal.
019
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiro e da Guerra, para o general Thiebault, chefe do Estado Maior General, sobre o aquartelamento e abastecimento das tropas francesas.
020
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Gonçalo Pereira Caldas sobre a sujeição das tropas espanholas ao general-em-chefe das tropas portuguesas estacionadas na provincia do Minho e parte do partido do Porto.
021
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o general Gomes Freire de Andrade sobre a autoridade do general das tropas espanholas.
022
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para António José de Miranda Henriques sobre a autoridade do marquês do Socorro, general-em-chefe das tropas portuguesas e espanholas no Algarve, Alentejo e península de Setúbal.
023
"Ode Pindarica" de António Soares de Azevedo dedicada a Artur Wellesly, duque de Victoria e marquês de Wellington.
024
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José Manuel Nunes do Vale sobre a administração do hospital e respectivo pessoal.
025
Correpondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para António José Correia sobre a administração do hospital e respectivo pessoal.
026
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Francisco António Ciera sobre o telégrafo do Cabo da Roca.
027
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o barão de Carové sobre a necessidade de enviar os mapas mensais de todos os regimentos de Cavalaria da provincia do Alentejo.
028
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Gregório Gomes da Silva sobre a partida de um correio para Almeida.
029
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para António Rodrigues Galhardo sobre escusas de serviço para soldados, para general Thiebault sobre o pedido de uma relação nominal e para o marquês de Coupigny sobre as ordens da regência para o bom convivio entre as tropas portuguesas e espanholas da provincia do Algarve, Alentejo e comarca de Setúbal.
030
Ofício de conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Luís de Oliveira da Costa Almeida Osório, conde Monteiro Mor, António José de Miranda Henriques sobre ordens referentes às tropas espanholas.
031
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiro e da Guerra, para o general Thiebault sobre o estacionamento das tropas francesas para António José Correia sobre uma ordem.
032
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Matias José Dias de Azêdo e Lucas de Seabra e Silva sobre o estacionamento dos hospitais franceses.
033
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o marquês de Vagos sobre instruções, hospitais e aquartelamentos das tropas francesas.
034
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Francisco António Herman, administrador geral das Finanças sobre abastecimentos das tropas francesas e espanholas.
035
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o corregedor da comarca da Feira sobre o pedido de lhe remeter a relação das tropas portuguesas e espanholas que passam por algumas localidades da comarca.
036
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o juíz de fora de Santarém sobre as despesas com as tropas francesas.
037
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para os ministros e oficiais de Justiça, Guerra e Finanças sobre o abastecimento das tropas francesas.
038
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para António Luís Marçal Cary sobre os vencimentos do seu regimento.
039
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Bernardo José de Abrantes e Castro sobre hospitais militares.
040
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para os juizes, vereadores e mais oficiais da comarca de Abrantes sobre hospitais militares e abastecimento das tropas francesas, espanholas e suíças.
041
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o corregedor de Linhares sobre o abastecimento das tropas francesas.
042
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda sobre o facto da sua jurisdição não pertencer à província de Trás-os-Montes.
043
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o corregedor do crime do bairro de Belém sobre o aquartelamento dos oficiais franceses.
044
Ofício do Conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o juíz de fora da vila de Oeiras sobre os hospitais militares.
045
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o desembargador António Maurício Mascarenhas Mansuellos sobre o aquartelamento das tropas francesas no bairro de Belém.
046
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o general da Brigada J. J. Avril sobre o abastecimento e aquartelamento das tropas francesas em Sacavém.
047
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Bernardo José Abrantes e Castro sobre hospitais militares.
048
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o juiz pela ordenação da Vila de Povos, Manuel José Soares Moutinho sobre o abastecimento das tropas francesas.
049
Oficio do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o corregedor da comarca de Torres Vedras sobre os abastecimentos dos hospitais militares.
050
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Carlos Pennier de la Tour sobre questões administrativas e os vencimentos dos tropas francesas.
051
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o corregedor da comarca da Guarda sobre destacamento de polícias para a estrada e compra de víveres para as tropas francesas.
052
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o corregedor da comarca de Leiria sobre o vencimento das tropas portuguesas.
053
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o marquês de Alorna sobre a "Relação dos oficiais que vão nomeados para trajectos por onde deve passa a coluna francesa".
054
Ofício (cópia) do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Máximo Estevão de Carvalho sobre alimentação.
055
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o comissário-em-chefe L. F. Trousset sobre os hospitais militares onde existem tropas francesas.
056
Ordem do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Pedro de Mariz de Sousa Sarmento sobre a disponibilidade dos armazéns da marinha para o general Junot.
057
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho sobre o impedimento dos regimentos das Milícias se juntarem ou movimentarem.
058
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Pedro Mendonça e Moura sobre as relações de fornecimento pela Junta da Fazenda da Marinha, Arsenal e Cordoaria.
059
Oficio do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para os generais das províncias sobre o relacionamento entre as tropas portuguesas e francesas.
060
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Januário António Lopes da Silva sobre o envio da cópia do decreto de Junot referente aos funcionários do Arsenal da Marinha e do Exército.
061
Correspondência do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para o marquês do Socorro sobre os abastecimentos das tropas francesas.
062
Ofício do conde de Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para os corregedores e juizes de fora da província do Alentejo sobre o abastecimento e aquartelamento das tropas francesas.
063
Correspondência de Gonçalo Pereira Caldas para o conde de Sampaio sobre o falecimento do general D. Francisco Taranço, do exército espanhol.
064
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócio Estrangeiros e da Guerra, para João Pedro Queen sobre a dispensa de Fernando Correia Henriques de Noronha como ministro de Portugal em Berlim.
065
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para João Manuel Nunes do Vale sobre hospitais militares.
066
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José Botelho Moniz da Silva sobre o aquartelamento das tropas francesas.
067
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para José Botelho Moniz da Silva sobre o abastecimento das tropas francesas.
068
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para António José Correia sobre hospitais militares.
069
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Caetano Alberto sobre hospitais militares.
070
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para vários ministros nas cortes estrangeiras sobre a dispensa de funções.
071
Circular (cópia) de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para os corregedores da província do Alentejo, Algarve, península de Setúbal e outros sobre a cobrança das contribuições que ficam à disposição do marquês do Socorro.
072
Ofício de João António Salter de Mendonça da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, para Joaquim da Costa e Silva sobre o fim de algumas despesas nos quartéis.
073
Ofício de João António Salter de Mendonça, para Francisco António Herman, administrador geral das Finanças, e para Joaquim da Costa e Silva sobre o abastecimento das tropas francesas aquarteladas em Sacavém.
074
Ofício de Agostinho Luís da Fonseca, comandante de um regimento, para o marquês de Abrantes sobre a impossibilidade de entrar em Tomar por estar ocupada pelas tropas espanholas, e ter de retroceder para Condeixa.
075
Registo de correspondência do Ministério da Guerra e da Marinha para diversos comandantes de unidades e autoridades militares sobre ordens.
076
Relatório apresentado pelo coronel Vincent do Corpo de Engenheiros do Exército Francês sobre os serviços de Engenharia.
077
Apontamentos sobre vencimentos de militares.
078
Ordens para os oficiais que vão estacionar nas diferentes paragens dos itinerários, de Lisboa a Almeida, das tropas francesas, contendo uma relação de vencimentos, um itinerário e uma relação de víveres.
079
Apontamentos sobre as estradas, em ambas as margens do Tejo, que conduzem a Lisboa e das que conduzem ao Porto a partir da fronteira.
080
Itinerário de Alicante para Lisboa passando por Castelo Branco, Abrantes e Santarém feito pelos espanhóis.
081
Requerimento sobre uma expropriação de Victor de Montrezart, combatente françês, que ficou em Portugal.
082
Processo disciplinar e interrogatórios feitos a duas praças desertoras do 2º Regimento de Cavalaria Portuguesa aquartelados na Luz.
083
"Estado nominativo do soldo extraordinário concedido aos oficiais inferiores e gendarmas ou cavaleiros armados, dragões e soldados a cavalo portugueses destinados para a polícia da estrada de Lisboa a Almeida".
084
Apontamentos dos oficiais professores da Academia de Fortificações, Artilharia e Desenho a Junot, ministro da guerra, sobre vencimentos.
085
Representação do comandante do Regimento de Cavalaria 1O para o barão de Carové, inspector geral de Cavalaria sobre o material necessário para o regimento.
086
Relações de despesas da Secretaria do Conselho de Guerra de Janeiro a Abril de 1808.
087
Ofício de Lallemeur, comissário de guerra, para o juíz dos orfãos de Santarém sobre hospitais.
088
Correspondência de Hugounenc, agent-em-chefe dos hospitais militares, para o inspector dos hospitais portugueses sobre assuntos hospitalares.
089
Correspondência trocada entre Francisco António de Paula Ataide e Lucas de Seabra e Silva sobre uma requisição de calçado.
090
Correspondência de João António Salter de Mendonça para vários ministros sobre a cessação das suas funções como embaixador de Portugal.
091
Correspondência de Lhugt para Gregório Gomes da Silva sobre a entrega de uma quantia para despesas da Secretaria de Estado da Guerra e da Marinha.
092
Relatório do capitão de Engenharia Boucherat sobre as estradas de Lisboa a Almeida por Coimbra.
093
Parte de um documento sobre os domínios das tropas francesas.
094
Correspondência de Florêncio José de Correia de Melo para António de Araújo de Azevedo sobre a invasão das tropas francesas e espanholas.
095
Relação das rações de víveres das tropas francesas.
096
Processo levantado ao governador Gonçalo Coelho de Araujo para exame da sua conduta na defesa da praça de Vila Nova de Cerveira e dos motivos porque se retirou dela.
097
Correspondência de António Lacerda Pinto de Silveira para Miguel Pereira Forjaz sobre o armamento que se encontra nos armazéns de Coimbra e que necessita de conserto e sobre o fecho da Universidade para que os estudantes se alistem no Exército para defesa do território.
098
Requerimento e informação sobre dois oficiais, Bernardo António Zagalo e António Inácio Caiola, que participaram na revolução de Coimbra a pedirem para serem promovidos.
099
Portaria (cópia) a regulamentar a saida de indivíduos nacionais para o estrangeiro.
100
"História dos uniformes do Exército Português, Caçadores de 1811, 12 batalhões" do general Ribeiro Artur.
Mostrar mais
002
Caixa n. º 2
003
Caixa n. º 3
004
Caixa n. º 4
005
Caixa n. º 5
006
Caixa n. º 6
007
Caixa n. º 7
008
Caixa n. º 8
009
Caixa n. º 9
010
Caixa n. º 10
011
Caixa n. º 11
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 1
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 1
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/001
Título
Caixa n. º 1
Título paralelo
104327
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
104 documentos.