Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 1
(...)
006
Caixa n. º 6
007
Caixa n. º 7
008
Caixa n. º 8
009
Caixa n. º 9
010
Caixa n. º 10
011
Caixa n. º 11
01
Carta de duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre transportes fluviais.
02
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dizendo que encarregou o tenente-coronel Maximiano de Brito Mouzinho de lhe transmitir todas as notícias de Badajoz para o seu Quartel General.
03
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a participação do intendente geral da polícia de Lisboa, pelo facto de oficiais do Exército Britânico terem feito uma procissão maçónica.
04
Carta do duque Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estado financeiro do país.
05
Correspondência do duque Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a conduta de Francisco Melo, da comarca de Cantanhede.
06
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e Secretário dos Negócios da Guerra, sobre o estabelecimento diário de um correio entre Elvas e a vila de Abrantes.
07
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a compra de cavalos para os corpos do Exército Português.
08
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a apresentação do marechal Beresford, a respeito da situação em que se acham as tropas por falta de víveres.
09
Correspondência do conde de Liverpool, para o duque de Wellington, sobre uma possível retirada da ajuda militar e financeira a Portugal.
10
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, minstro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os excessos praticados pelas tropas britânicas na passagem por Estremoz.
11
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o Revenus de Portugal e a obrigação dos funcionários incumbidos da recepção dos diferentes ramos do Revenus, a serem exactos e a cumprirem com os seus deveres.
12
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário do Estado dos Negócios da Guerra, sobre providências para os oficiais do exército alugarem cavalos e machos.
13
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a visita à praça de Almeida e da necessidade de organizar um depósito de géneros.
14
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a recusa do comissário geral do Exército Britânico em pagar fornecimentos.
15
Correspondênica do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o embargo dos barcos dos rios.
16
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a ida da Infantaria 20 para o porto de Cádiz para sua defesa.
17
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os víveres da praça de Almeida.
18
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a falta de cumprimento de ordens por parte das diversas autoridades das províncias, relativas ao concerto de estradas para trânsito do exército e facilidades de comunicação.
19
Ofício do duque de Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma participação do general Hill em que menciona que os comissários adidos às tropas portuguesas debaixo do comandando dele, estão impossibilitados de fornecer às mesmas tropas os víveres necessários por falta de dinheiro.
20
Ofício do duque de Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a organização de depósitos de víveres para as tropas do Alentejo, e a falta de dinheiro das tropas portuguesas, comandadas pelo general Hill, para comprarem víveres.
21
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma carta do último referente à situação da Península e dos planos de defesa de Portugal.
22
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a nomeação do conde de Redondo e de D. Miguel Pereira Forjaz para os lugares que ocupava Cipriano Ribeiro Freire.
23
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma representação do governador do Alentejo a respeito do requerimento de carros para o serviço do Exército britânico.
24
Documento em falta detectado a 7 de Março de 2006
25
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a diminuição de duas postas, das três que se havia aumentado quando se mudou a carreira de Almeida para Viseu.
26
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo duas cartas que enviou ao Príncipe Regente e para serem lidas aos governadores do reino.
27
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando um memorial de José Maria de Oliveira, irmão do director das postas militares.
28
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a memória de Albino Francisco Rebourgeara.
29
Carta de D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o duque de Wellington remetendo uma carta do conde de Viomenil.
30
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um telégrafo nas redondezas de Celorico.
31
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre desertores.
32
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o provedor de Portalegre que recebia dinheiro pela lenha que se cortava na tapada Real.
33
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra sobre as operações do exército segundo os desejos manifestados.
34
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra fazendo uma chamada de atenção aos governadores do Reino sobre o plano de operações dos inimigos e da situação em que se encontra o país.
35
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o inimigo nas proximidades de Cidade Rodrigo e do cêrco à cidade.
36
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a chegada dos franceses a Cidade Rodrigo e da mudança do Quartel-General para Almeida.
37
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, contendo a relação da deserção dos soldados milicianos que formam parte da guarnição de Almeida.
38
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, referente a uma reunião com o Domingos José Cardoso sobre transportes para o exército.
39
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretrário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo cópias de memórias e plano topográfico que se encontram na Academia de Ciências em Lisboa.
40
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, informando da impossibilidade do comissariado britânico aprovisionar o Exército Português e muito menos a cidade de Lisboa.
41
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o cerco a Cidade Rodrigo que continua a defender-se dos franceses.
42
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Perreira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os sacrifícios suportados pelo povo e queixa-se de diversos magistrados que não cumprem com os seus deveres contribuindo para a dificuldade nos fornecimentos.
43
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Perreira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando um requerimento da abadessa do convento do Desagravo de Vila Pouca da Beira contra a intensão dos ingleses transformarem o convento num hospital.
44
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Perreira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a rendição de Cidade Rodrigo ao inimigo, a descrição como se encontra a cidade e como foi investida pelos franceses.
45
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os movimentos do inimigo, a acção das tropas portuguesas e da reunião que teve com o marquês de la Romana.
46
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a deserção de um corpo de Milícias do Algarve, da fortaleza de Juromenha e sobre o pagamento de víveres.
47
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado do Negócios da Guerra, sobre um requerimento do correio-mor de Tomar pelo facto de lhe ter sido retirado o cargo.
48
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, fazendo queixa de um oficial de Artilharia que permitiu visitas às obras de Sobral de Monte Agraço contra o que estava determinado, pedindo averiguação.
49
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os movimentos o inimigo depois da queda de Cidade Rodrigo.
50
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando que desertaram da praça de Almeida 135 milicianos do Regimento da Guarda.
51
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando uma participação que recebeu sobre ausências e deserções do Regimento de Milícias de Santarém e da necesside de fornecimento de bestas de pastos para facilitar as comunicações até Castelo Branco.
52
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando uma carta do general James Leith, para conhecimento dos governadores do Reino, sobre a deficiência de géneros nas tropas de Abrantes.
53
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando a provável retirada para o Alentejo e para Portalegre do marquês de la Romana que opera na Extremadura, e que as tropas do marquês sejam consideradas como aliados dos portugueses e ingleses.
54
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a atitude vergonhosa dos soldados do Regimento de Caçadores sob o comando do coronel George Veller, que empregou todos os seus esforços para os obrigar a cumprirem o seu dever.
55
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a destruição do forte da Conceição, próximo de Almeida, do ataque que o brigadeiro Cranfourd sofreu, e a falta de tropas do inimigo Extremadura e que nada se sabe sobre Cadiz.
56
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, pedindo para não levar ao conhecimento dos governadores do Reino a atitude do 1ª Batalhão de Caçadores, pois não é fundada em factos.
57
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os movimentos das tropas aliadas e das tropas francesesas nas proximidades de Almeida, entre o Tejo e o Guadiana, no Douro, em Mérida, em Gualdalquevir e em Cadiz.
58
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre uma proclamação, envio de uma circular para todo o país, dificuldade que os franceses têm nas villas e que o marquês de Alorna está ao lado do inimigo.
59
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o facto de os mapas, triângulos calculados pelo Dr. Ciera, ainda não terem chegado devido ao atraso nos correios.
60
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o inquisição feita a Francisco José da Silveira Falcado, provedor da comarca de Elvas.
61
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando duas cartas que recebeu de um oficial encarregado de um destacamento de Dragões, referentes a ultrajes feitos pelos habitantes de Marmeleiro e Reioso aos soldados britânicos ali estacionados.
62
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as queixas do major-general Leyth sobre as deficiências nos aprovisionamentos.
63
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma carta do general espanhol Camera.
64
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os movimentos do inimigo nas próximidades de Almeida, Pinhel, Castelo Branco, Tejo, Cádiz, Extremadura, Bragança e Gualdalquevir.
65
Carta do duqe de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma carta do marechal Beresford e uma lista, enviada do Brasil de oficiais que foram promovidos pelo Príncipe Regente sem o marechal Beresford ter sido ouvido.
66
Carta do duque de Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo um cópia de uma carta do general Hill sobre a refrega que o Regimento Português de Cavalaria 1 teve com o inimigo nas proximidades de Atalaia.
67
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma carta do general Silveira sobre a expedição a Pueblo de Sanabria.
68
Carta do duque de Wellington para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o movimento das tropas inimigas.
69
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a tomada de Almeida pelos inimigos.
70
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo uma carta do marechal Beresford na qual se queixa da falta de víveres em Abrantes e da dificuldade do fornecimento dos víveres ao exército.
71
Carta do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a conduta dos oficiais e soldados do Regimento de Infantaria 24 no cêrco a Almeida.
72
Correspondência do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, enviando uma carta do coronel Guilherme Cox, governador da praça de Almeida, para o marechal Beresford, acompanhada da cópia da capitulação e considerações sobre a rendição e sobre a conduta de um major e um tenente que serviram o inimigo.
73
Ofício do duque de Wellington, para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a maneira de proceder dos habitantes do Reino aquando das invasões francesas.
012
Caixa n. º 12
013
Caixa n. º 13
014
Caixa n. º 14
015
Caixa n. º 15
016
Caixa n. º 16
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 11
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 11
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/011
Título
Caixa n. º 11
Título paralelo
127723
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
73 documentos