Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
11
Governos de D. Luís Pinto de Sousa Coutinho e do duque de Lafões (1788 - 1801).
01
Caixa nº 1
(...)
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
01
Correspondência de D. João Correia de Sá, João da Silveira Pinto da Fonseca e de António Manuel Cortez de Barros para Luís Pinto de Sousa Coutinho remetendo relações de munições, apetrechos de guerra e géneros de provimento que se acham nos armazéns do Reino do Algarve, Castelo Branco, Almeida e Partido do Porto e "Mapa dos regimentos que têm recebido fardamentos e fardetas desde o 1º de Janeiro de 1789 até 15 de Março de 1792, com declaração dos vencimentos que se devem até esta data a todos os regimentos que se especificam neste mapa que são providos pelo Arsenal Real do Exército".
02
Relações de prisioneiros de guerra franceses e portugueses com ofícios de remessa de Diogo Inácio de Pina Manique e de D. Rodrigo de Sousa Coutinho para Luís Pinto de Sousa Coutinho.
03
Relações de géneros para fardar a tropa de todo o Exército e ofício de Joaquim José da Veiga Castro Ferreira para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o mesmo assunto.
04
"Relação das juridições e freguesias da província do Minho em 1794".
05
"Relação em que se declaram os distritos que foram arbitrados em 24 de Fevereiro de 1764 para fornecerem recrutas para os regimentos do Reino do Algarve e dos distritos que presentemente seriam convenientes, tanto aos povos como aos regimentos" com ofício de remessa de Teodósio da Silva Reboxo para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
06
Relações das munições e géneros de fardamento existentes nos armazéns do Reino do Algarve, Partido e província do Porto com ofícios de remessa de António Manuel Cortes de Barros e de Joaquim José da Veiga Castro Ferreira para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
07
Ofício de Diogo Inácio de Pina Manique, intendente geral da Polícia, para Aires de Sá e Melo remetendo relação dos artífices mais hábeis de Lisboa.
08
Ofício de Fernando da Costa de Ataíde Teive para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo relação das vilas que forneciam recrutas para o Regimento de Infantaria de Almeida, Penamacor e para o extinto Regimento de Voluntários Reais.
09
"Mapa dos distritos que, conforme o alvará de 24 de Fevereiro de 1764, são adjudicados para recrutar os regimentos da província do Alentejo, com declaração do número de fogos que tem cada um dos mesmos distritos, sua situação local e a distância aos quartéis em que actualmente estão da guarnição os regimentos" e "Cálculo da guarnição das tropas que contém a província do Alentejo e do número das povoações dos seus distritos".
10
Relação das terras baldias existentes no concelho de Palmela, assinada por José Joaquim da Mata.
11
Relações das praças internadas no Hospital Real Militar da Corte e no Hospital de São João de Deus com moléstias incuráveis e incapazes para o real serviço, assinadas pelos membros da junta convocada pelo almoxarife do Hospital Real.
12
"Relação dos moços solteiros admitidos para as reais obras das estradas com bilhete de isenção para as recrutas conforme o aviso de 4 de Maio de 1791" com ofício de remessa de José Diogo Mascarenhas Neto.
13
Relação (cópia) dos passageiros vindos de Bilbao no navio inglês "Governador Fannig" de que é capitão Duarte Vicent, por Francisco Tavares de Almeida, juiz de fora de Setúbal, e assinada por José António Nogueira, da Secretaria da Polícia.
14
"Statement of troops to be sent to Portugal as received by colonel Ramsay".
15
Relação das pessoas autorizadas a levantar companhias de cavalos à sua custa ficando agregadas aos regimentos de Chaves, Bragança, Miranda e Almeida, assinada por Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
16
"Mapa geral da grandeza do território e população, que contém a comarca de Castelo Branco destinada para fornecimento de recrutas da Legião de Tropas Ligeiras", elaborado pelo tenente José Pereira de Lacerda.
17
"Extracto ou resumo do mapa geral em que se mostra o número de tropas efectivas, agregadas e reformadas e da despesa que mensalmente se faz com as mesmas e mais repartições que vencem soldo pelas três Tesourarias Gerais da Corte, Alentejo e das três províncias do Norte, regulado tudo pelo mês de Outubro de 1800".
18
Ofício do visconde da Lourinhã, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo mapas de regulação elaborados pelos coronéis e comandantes dos regimentos de Infantaria e Artilharia da província do Alentejo.
19
"Mapa geral extraído do livro da Caixa da Administração do Assento de Tropa do Partido do Porto do ano que acabou no último de Outubro de 1791", assinado por Miguel Pereira Pinto Teixeira, desembargador e administrador do Assento do Porto.
20
"Mapa dos fardamentos que se devem à tropa dos domínios ultramarinos, contando-se os seus vencimentos até ao fim do presente ano com declaração das últimas remessas que se têm feito no Arsenal Real do Exército", assinado por José Joaquim da Costa.
21
Mapas semanais dos regimentos de Infantaria, Cavalaria e Artilharia acantonados na província do Alentejo e mapas dos géneros, munições e peças de Artilharia para provimento dessas tropas com ofício de remessa de João de Ordaz e Queirós para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra.
22
Mapas do Esquadrão da Cavalaria que faz a guarda ao conde Vice-Rei, assinados pelo sargento-mor José Botelho de Lacerda, comandante.
23
Relação da diferença de número de praças que houve nos 25 regimentos de Infantaria dos Exércitos de Sua Majestade no mês de Maio de 1798.
24
Consultas da Junta dos Três Estados e correspondência do visconde da Lourinhã para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre assentos das munições de boca para as tropas do Reino.
25
Consultas da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre condenações excessivas que tem praticado o superintendente das coudelarias de Coimbra com despachos assinados pela Rainha datados de 23 de Março e 4 de Agosto de 1792.
26
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a representação do deputado marquês de Castelo Melhor, encarregado do Hospital Real Militar de São João de Deus, relativa a uma desordem provocada por um cadete do Regimento de Lippe que se encontrava preso na enfermaria de Santo António desse hospital.
27
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a proposta do deputado marquês de Castelo Melhor, director do Hospital Real Militar de São João de Deus, para a disposição da guarda no hospital.
28
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a necessidade da presença dos capelões e cirurgiões-mores dos regimentos no Hospital Real de São João de Deus.
29
Ofício do desembargador João Vidal da Costa e Sousa, administrador do Assento do Reino do Algarve, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo as contas da sua administração e representação (cópia) para a Junta dos Três Estados.
30
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a incompetência de jurisdição do general das armas no Hospital Real Militar de São João de Deus devido à entrada nesse hospital do ministro do bairro da Mouraria para levantar auto de ferimento a um soldado do 1º Regimento da Armada.
31
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a conta geral do assento de munições de boca para as tropas do Partido do Porto com "Mapa do pão de munição, alqueires de cevada e arratéis de palha que os assentistas Alexandre José da Costa e companhia despenderam com o provimento das tropas do Partido desta Cidade do Porto", assinado por Luís Maciel de Sousa.
32
Consulta (cópia) da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre as providências necessárias para a distribuição do fardamento às tropas e fiscalização da mesma.
33
Consultas da Junta dos Três Estados a D. Maria I propondo o desembargador José Joaquim Vieira Godinho, juiz da Coroa e Fazenda da Segunda Vara, para o lugar de juiz privativo a fim de fiscalizar o Arsenal Real do Exército.
34
Indíce alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
35
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre ilegalidades que a Junta tem encontrado nos papéis de despesa das contas das administrações das munições de boca, com despacho assinado pela Rainha datado de 28 de Setembro de 1792.
36
Consulta da Junta dos Três Estados a a D. Maria I sobre a informação do provedor da comarca de Évora acerca da venda de carnes naquela cidade sem aprovação e com extravio dos reais direitos, com despacho assinado pela da Rainha datado de 28 de Setembro de 1792.
37
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a necessidade de resulução do conflito de jurisdição entre a Junta e os generais governadores das armas das províncias e os governadores das praças, com alvará da Rainha fixando os limites de jurisdição.
38
Índice alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
39
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a falta de cumprimento das ordens emanadas do Tribunal da Junta por parte do Arsenal Real do Exército.
40
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de José Pedro da Silva Gião, escrivão dos armazéns da praça de Estremoz, para ser reformado com o soldo por inteiro.
41
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a representação de D. José de Noronha, encarregado da inspecção do Hospital Militar da Luz e do Hospital Real Militar de São João de Deus, acerca dos emolumentos que um médico desse hospital cobra pelas certidões que passa aos militares enfermos indo contra as suas ordens e a falta de método e harmonia provocada por esse médico.
42
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre dúvidas que suscita a apresentação das contas das administrações das munições de boca da província do Minho, Partido do Porto e Reino do Algarve.
43
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de José Ferreira Xavier e a forma de cobrar as ajudas de custo como corretor dos géneros para o Arsenal Real do Exército.
44
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de António Joaquim Serrão, contínuo dos Novos Direitos da Chancelaria Mor do Reino, em que pede o venvimento correspondente a esse ofício.
45
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de Manuel Cristovão Xavier, escrivão do meirinho da Junta, em que pede a propriedade desse ofício que ficou vago desde a morte do último proprietário Pedro José de Araújo Saldanha.
46
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de José Bento Augusto Lamego, escrivão do Hospital Real Militar da praça de Estremoz, em que pede aumento de vencimento.
47
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de José Gabriel Pinto de Medeiros em que pede o vencimento correspondente ao tempo que serviu de almoxarife das munições de guerra da praça de Setúbal, castelo de Palmela e forte de Albarquel.
48
Ofício do marquês de Valença, da Junta dos Três Estados, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a nomeação do administrador do Assento do Alentejo João Pio Soares.
49
Ofício do marquês de Valença, da Junta dos Três Estados, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a queixa de Luís Lopes, oficial da Casa do Talhame das Naus do Aresenal Real do Exército, contra um contínuo da Junta por este ter desviado um requerimento.
50
Ofício do marquês de Penalva, da Junta dos Três Estados, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a nomeação de José Caetano da Costa para administrador do Assento das munições de boca para as tropas da Corte e província da Estremadura.
51
Ofício do marquês de Valença, da Junta dos Três Estados, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a compra de bezerros a Joaquim José Oliva.
52
Índice alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
53
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre as instruções que o secretário do Tribunal da Junta deu ao Regimento da Criação de Cavalos.
54
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento do vedor geral e mais oficiais da Vedoria do Exército da província do Alentejo pedindo aumento de soldos.
55
Consultas da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a suspensão de Joaquim José Rebelo, escriturário da administração do Assento da Corte.
56
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre distribuição de fardamentos às tropas das províncias do Norte por parte do administrador do Armazém Provincial dos Grandes Fardamentos.
57
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de Manuel da Silva de Sequeira, escrivão das sisas da vila de Loulé, pedindo que lhe mandem aceitar na chancelaria os novos direitos do ofício.
58
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I pedido-lhe para que considere a regulação da Junta pelo Conselho de Guerra quanto ao honorífico e quanto ao útil, pelo Conselho da Fazenda, com despacho da Rainha datado de 20 de Maio de 1795.
59
Ofício de João Nepomuceno Pereira da Fonseca, administrador geral do Assento e munições de boca para a tropa da província do Minho, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo a conta (cópia) geral da sua adminstração dirigida à rainha D. Maria I.
60
Índice alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
61
Requerimento de Francisco Pereira do Olival, mestre alfaiate assistente no Funchal, pedindo a nomeação, por decreto, para mestre alfaiate fardador da tropa na ilha da Madeira com privilégio exclusivo.
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
Caixa nº 20
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 20
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/11/20
Título
Caixa nº 20