Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
11
Governos de D. Luís Pinto de Sousa Coutinho e do duque de Lafões (1788 - 1801).
01
Caixa nº 1
(...)
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
01
"Mapa do 3º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro, de que foi coronel José Vitorino Coimbra, dos 6 meses principiados do 1º de Janeiro até o último de Junho de 1797" e "Mapa do 3º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro, de que é coronel Camilo Maria Tonnelet, de 6 meses principiados do 1º de Julho até o último de Dezembro de 1797", assinados pelo coronel Camilo Maria Tonnelet.
02
"Mapa do 1º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro, de que é chefe o marechal de campo, Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara, dado em o 1º de Janeiro de 1797", assinado pelo tenente-coronel João de Barros Pereira do Lago Soares de Figueiredo Sarmento.
03
"Mapas do estado efectivo do Regimento de Artilharia do Rio de Janeiro de que é coronel António Joaquim de Oliveira", referentes aos anos 1796, 1797 e 1798.
04
Ordem (cópia) do marquês de Ponte de Lima para o tesoureiro geral das tropas das três províncias do Norte sobre a liquidação de dívidas de fardamentos e fardetas das suas tropas.
05
"Un Acte pour l'Encouragement et l'Augmentation de la Marine et de sa Navigation" (cópia).
06
"Memória dos procedimentos que teve o conde de Vale de Reis quando propôs a Luís Pinto de Sousa Coutinho, o projecto do plano da nova organização da Artilharia Avulsa do Reino do Algarve, em ofício de 15 de Novembro de 1793".
07
"Observações sobre os pensamentos a respeito do estabelecimento actual de economia em que se acha a arrecadação do pagamento de soldos, pão de munição e fardamentos das tropas do Exército de Sua Majestade".
08
Aviso (cópia) de Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o tesoureiro geral das tropas da Corte e província da Estremadura sobre o pagamento dos ordenados aos empregados na Repartição dos Hospitais do Exército.
09
Ordens e decretos (cópias) expedidos pelo presidente do Real Erário para o tesoureiro geral das tropas da Corte e província da Estremadura relativas a fardamentos que se devem ao Exército e soldos vencidos antes do novo regulamento das tropas.
10
Licença concedida por Joaquim José de Sousa Militão, governador do castelo da vila de Palmela, a D. João Luís Auron, cônsul geral de Sua Majestade Fidelíssima, para poder semear todas as terras pertencentes àquele castelo.
11
"Ordens da Legião de Tropas Ligeiras assinadas por diversos chefes sendo o último o marechal de campo marquês de Alorna".
12
"Extracto da Instrução de 1 de Janeiro de 1791 concernente a Vestuário, Apresto e Armamento".
13
Memória de Matias José Dias Azedo para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o destino a dar aos discípulos que se habilitaram para oficiais engenheiros pela Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho.
14
Decreto (cópia) do Príncipe Regente para o presidente do Real Erário sobre os vencimentos de D. Alexandre de Sousa Holstein, embaixador extraordinário na Corte de Roma.
15
"Nota dirigida aos corregedores juízes de fora e ordinários da província da Beira" de João Nepomuceno Pereira da Fonseca, desembargador superintendente-geral do provimento para as tropas das províncias do Norte, sobre o fornecimento dos provimentos de boca.
16
Ordem do tenente-general Martinho de Sousa de Albuquerque e Alte sobre as obras de reparação e manutenção em fortificações, quartéis e pessoal encarregado da sua execução.
17
Avisos (cópias) de Sua Majestade dirigidos ao Conselho de Guerra e ao duque de Lafões relativos ao tratado de paz assinado com a França em 10 de Agosto de 1797.
18
Ordem dirigida aos mestres e contra-mestres espingardeiros e resposta destes informando sobre os custos da reparação de espingardas.
19
Ofício de Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, desembargador provedor da comarca de Miranda, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a queixa apresentada por Nanuel Martins contra o Luís Caetano de Ordaz Sarmento de Vasconcelos Anhaya, superintendente das coudelarias do distrito daquela cidade.
20
"Breve resumo em que se mostram os registos e números de cada um, notas do hospital e licenças do novo método para os Livros Mestres dos Regimentos de Infantaria".
21
Ofícios de Carlos M. Carthy de Ordas para o conde de Oeynhausen relatando as condições de vida em Miranda.
22
Carta de Perrone para De Valleré a agradecer a medalha que lhe enviou por lhe ter sido atribuído o primeiro prémio do "Projecto de um canal de navegação" proposto pela Academia de Ciências.
23
Ofício do conde de Oeynhausen para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a inspecção efectuada às tropas das províncias setentrionais do Reino.
24
Ofício de D. José da Costa para Luís Pinto de Sousa Coutinho, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as reparações a efectuar nos quartéis do castelo de Vila Viçosa e da praça de Marvão.
25
Exposição da Comarca da vila de Santa Marta de Penaguião, assinada pelo juiz de fora Luís da Silva Pereira Oliveira e pelos vereadores, acerca da ordem recebida para aprontar carros para condução de fardamentos e munições de guerra.
26
"Relação geral dos géneros que pelos armazéns, fábricas e depósitos se acham em ser para fornecimento das tropas dos exércitos de Sua Majestade Fidelíssima", da Contadoria da Administração das Munições de Boca.
27
"Relação das parelhas de arreios que destes armazéns do parque de Artilharia de Campanha, se tem remetido para a vila de Abrantes e para os diversos Regimentos", elaborada pelo Arsenal Real do Exército.
28
"Relação do barracamento e mais munições pertencentes aos mesmos que vieram da vila de Abrantes para esta cidade destinados a seis regimentos de Infantaria da Corte que estiveram acantonados nestra província do Alentejo", assinada pelo tenente Manuel Joaquim Monteiro.
29
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o orçamento apresentado pela Vedoria Geral da Artilharia da província do Alentejo para a reparação do armazém do parque de Artilharia da praça de Elvas.
30
Processo sobre uma inspecção da Junta dos Três Estados à Administração das Munições de Boca para as tropas da Corte motivada por queixas de Joaquim José Rebelo, escriturário dessa Administração, contra o administrador José Caetano da Costa.
31
Índice alfabético das consultas dirigidas à Junta dos Três Estados, com os respectivos despachos.
32
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a representação de Jerónimo José Correia de Moura, superintendente dos Novos Direitos, a respeito do que se deve observar no pagamento desses direitos dos lugares que não são de passagem regular.
33
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o ordenado que recebe Joaquim José de Faria, escrivão do Hospital Real Militar de São João de Deus.
34
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o pedido de Miguel Inácio da Silva para o seu filho José Inácio da Silva ocupar o lugar de oficial do Registo Geral da Guerra.
35
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a irregularidade da arrematação da renda denominada "Vintens do Mar" instituída para a construção e conservação da fortaleza de São Teodósio na vila de Sesimbra.
36
Consulta e processo da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o imposto denominado "Imposição" oferecido pelo povo da vila de Sesimbra para benefício da fortaleza de Santiago.
37
Índice alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
38
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de D. Ana Rosa de Jesus e de D. Maria Leonor, filhas e herdeiras de Manuel Nunes, em que pedem o pagamento da quantia que ficaram a dever a seu pai relativa ao fornecimento de vinho à Armada Inglesa.
39
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de Miguel José Fernandes pedindo para ser provido no lugar de almoxarife das fortalezas da Marinha.
40
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de Francisco de Sousa para ocupar o lugar de médico no Hospital Militar da Corte.
41
Parecer à representação do coronel D. Luís Henriques sobre as normas a seguir para a nomeação de capitães, assinado pelos marqueses de Tancos e de Távora.
42
Índice alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
43
Consultas da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a dificuldade dos lavradores em comprar éguas e cavalos por causa dos indíviduos que os compram para as carruagens de aluguer e a proibição do uso desses animais nas carruagens sob pena de punição aos transgressores, com o despacho da Rainha datado de 2 de Setembro de 1798.
44
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a representação do deputado inspector do Hospital Militar da Corte a respeito do aumento do soldo dos médicos do mesmo hospital.
45
Índice alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
46
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de José Joaquim da Silva para ocupar o lugar de oficial supranumerário da secretaria da mesma Junta.
47
Requerimento e respectivo processo do soldado António Cândido Moreira Muje, do Regimento de Artilharia da Corte, pedindo promoção a cadete.
48
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de João da Costa Magalhães, escrivão do Hospital Militar da praça de Tavira, pedindo a sua reforma com o soldo por inteiro.
49
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a arrematação dos assentos das munições de boca para as tropas da Corte.
50
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre o requerimento de António Francisco Maia pedindo para ser escuso do lugar de almoxarife do Trem da cidade do Porto, para que fora nomeado.
51
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de Francisco Igino de Carvalho, em que pede a continuação do empréstimo do Montepio para as sementes da sua lavoura.
52
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João a remeter certidão (cópia) das importâncias do assento das munições de boca para as tropas da província de Trás-os-Montes, referente ao ano de 1799.
53
Índice alfabético das consultas da Junta dos Três Estados com os respectivos despachos.
54
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre a representação de Jerónimo José Correia de Moura, superintendente dos Novos Direitos, a respeito da segurança das consignações para o pagamento daquele imposto, com o respectivo despacho.
55
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João a respeito da arrematação dos assentos das munições de boca para as tropas do Reino.
56
Consulta da Junta dos Três Estados a D. João sobre os inconvenientes dos tesoureiros-gerais das tropas serem encarregados da compra dos géneros com que extraordinariamente se mandam prover diferentes praças das províncias, com despacho e assinatura do príncipe.
57
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre os lanços que há para os assentos das munições de boca para as tropas da Corte e Estremadura e da província do Alentejo.
58
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de Francisco de Borja Quaresma em que pede o pagamento da ajuda de custo que lhe concedida enquanto escreveu nos processos das coudelarias.
59
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre a forma e o local do recebimento das dívidas dos lavradores ao Montepio.
60
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de António Manuel Coelho de Araújo, oficial da Vedoria do Exército da província do Alentejo, em que pede para ser vitalício no dito emprego e, como tal, concorrente ao Montepio.
61
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de José Joaquim Ludovice pedindo o pagamento do ordenado de praticante da extinta Contadoria Geral da Guerra do tempo em que serviu de almoxarife no Hospital Militar da Corte.
62
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de João Gonçalves de Araújo, mestre de oficina dos funileiros do Arsenal Real do Exército, pedindo para ser conservado na aposentadoria do quarto das casas que ocupa.
63
Requerimento da firma Milne & Companhia pedindo que lhe paguem a dívida referente ao frete e avarias de peças de Artilharia que foram embarcadas em Londres com destino a Portugal e aviso do Príncipe Regente para José Botelho Moniz da Silva dando ordem que pelo Cofre da Pólvora se efectue o dito pagamento.
64
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o requerimento de Joaquim Nunes, oficial do Registo do Arsenal Real do Exército, pedindo que seja confirmada a sua nomeação para este cargo e ofício com o parecer de José Botelho Moniz da Silva para D. João de Almeida de Melo e Castro.
65
Consulta da Junta dos Três Estados a D. Maria I sobre a representação do deputado D. Francisco Xavier de Noronha, inspector do Hospital Militar da Corte, a respeito do aumento do soldo dos médicos daquele hospital.
66
Consultas da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de José Bernardo da Costa e seus sócios assentistas que foram das munições de boca para as tropas do Partido do Porto pedindo que se lhes pague a despesa da condução dos mantimentos das fábricas para os quartéis.
67
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre o requerimento de José Manuel Teixeira Barbosa, oficial de bufete da Tesouraria Geral das três províncias do Norte e Partido do Porto, pedindo para ser provido no lugar de administrador geral do Armazém Provincial do Fardamento das tropas das referidas províncias.
68
Consulta da Junta dos Três Estados ao principe D. João sobre o requerimento do tesoureiro-geral, comissários assistentes e mais oficiais da Tesouraria Geral das Tropas das províncias do Norte e Partido do Porto pedindo soldos iguais aos dos oficiais da Tesouraria Geral das Tropas da Corte.
69
Consulta da Junta dos Três Estados ao príncipe D. João sobre a representação do corregedor da comarca de Miranda, que serve de superintendente das coudelarias da mesma comarca, a respeito dos privilegiados do tabaco.
70
"Relação das naus, fragatas e mais embarcações de guerra que existiam e eram fornecidas de Artilharia e pólvora até ao fim do ano de 1799".
71
Processo da Real Junta do Comércio referente às providências que se fazem a respeito dos cônsules nacionais nos portos estrangeiros.
72
"Distribution des Compagnies du Régiment d'Artillerie de Monsieur le Brigadier de Valerey".
73
"Composição numérica de um regimento de Cavalaria de Linha, na conformidade do Real Decreto do 1º de Janeiro de 1800, e estabelecimento antecedente".
22
Caixa nº 22
Caixa nº 21
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 21
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/11/21
Título
Caixa nº 21