Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
05
Instrução Militar (col.).
04
Campos de tiro e manobras.
06
Caixa 6.
07
Caixa 7.
08
Caixa 8.
09
Caixa 9.
36
Ofícios (minutas) referentes ao exercício de escalada no pátio do mosteiro de São Vicente, praticado por militares do Regimento de Infantaria 16.
37
Correspondência (minutas) relativas a exercícios práticos de morteiro no campo de experiências da Trafaria.
38
Processo sobre as experiências com tiros de morteiro efectuadas no campo de experiências da Trafaria, com boca de fogo e obuz.
39
Avisos (minutas) relativos a exercicios de Artilharia das fortalezas e baterias das margens do Tejo.
40
"Mapa demonstrativo dos alcances médios em braças que se obtiveram no campo das experiências junto à Trafaria no mês de Abril de 1832."
41
Ofícios dirigidos a Francisco Infante de Lacerda relativos a exercícios de fogo.
42
Ofício do tenente-coronel J. C. de Barros e Vasconcelos, do 3º Regimento de Artilharia, dirigido a J. J. de Lacerda sobre organização de um campo de instrução prático.
43
Ofícios do coronel José Maria Albuquerque para Francisco Infante de Lacerda, sobre exercícios de fogo.
44
Instruções a que se refere a portaria de 12 de Março de 1844, e pelas quais se deve regular o coronel D. António José de Melo, do 2º Regimento de Lanceiros da Rainha, no desempenho da comissão de que foi encarregado à cidade de Berlim, a fim de examinar o armamento e equipamento utilizados pelo exército prussiano.
45
Aviso régio para a passagem de Campo de Ourique a campo de instrução da guarnição da capital, enviado pelo duque da Terceira ao marechal-de-campo graduado Pedro Folque, comandante do Corpo de Engenheiros.
46
Relatório duma viagem ao estrangeiro em estudo a exércitos e organismos militares (França, Bélgica, Holanda, Rússia e Inglaterra), assinada pelo capitão José Marcelino da Costa Monteiro e dirigido ao barão do Monte Pedral.
47
Ordem (cópia) do quartel general da 1ª Divisão Militar relativo à realização de manobras no campo da Varzea dos Salgados, junto a Benfica.
48
Ofício do conde de Tojal para Adriano Maurício Guilherme Ferreri, director da Escola do Exército, referindo a presença de oficias portugueses em manobras na Hungria.
49
Correspondência do visconde da Campanhã para o comandante geral de Engenheiros e do Corpo de Engenheiros sobre o campo de instrução localizado em Campo de Ourique.
50
Processo sobre o campo de instrução de Campo de Ourique, em Lisboa.
51
"Relatório da organização da Escola Central de Tiro de Cavalaria e de Infantaria, e da instrução feita e resultados obtidos desde 19 de Junho até 7 de Novembro de 1854", pelo Comando-em-Chefe do Exército.
52
Relatório (cópia) da missão cientifico-militar sobre estudo de armamento, ordenada por D. Pedro V e desempenhada pelo general de artilharia Fortunato José Barreiros em Inglaterra, Bélgica, Prússia, Áustria e França, nos anos de 1856 - 1857.
53
Processo sobre o campo de instrução de Campo de Ourique.
54
Ofício de Adriano Maurício Guilherme Ferreira sobre a necessidade de um polígono no Campo de Instrução de Vendas Novas.
55
Correspondência da missão militar a França, presidida pelo general visconde da Luz, para assistir a manobras do exército francês no campo de Chalons.
56
Processo referente ao campo de instrução e manobras em Vendas Novas, Alentejo.
57
Relatório da missão militar, presidida pelo visconde da Luz, que se deslocou a França para assistir a manobras do exército francês no campo de Chalons.
58
Referência bibliográfica sobre as manobras realizadas em 1736 no Terreiro do Paço, em Lisboa.
59
Apontamento sobre a manobra militar executada na cidade do Porto, em 5 e 6 de Junho de 1757, no campo da Cordoaria.
60
Ofício do tenente-coronel António Azevedo da Cunha para Francisco Pedro Celestino Soares, governador da torre de São Julião, sobre exercícios realizados na zona do forte do Duque de Bragança.
61
"Memória sobre o simulacro de reconhecimento executado sobre a praça de São Julião da Barra em 3 de Dezembro de 1863, debaixo da direcção do brigadeiro graduado do corpo do Estado-Maior, Carlos Maria de Caula.
62
"Apontamentos e lembranças sobre campos de instrução e manobras que tiveram lugar em Portugal" e sobre o campo de Chalons em França.
63
Ofício do general barão de Wiederhold para o visconde de Sá da Bandeira, ministro da Guerra, referindo os locais que entre 1736 e 1864 serviram como campo de manobras ao Exército Português.
64
Processo sobre os campos de manobras e instrução doados ao Ministério da Guerra pelo barão de Wiederhold.
65
Ofício do barão de Wiederhold para o visconde da Luz, comandante do corpo do Estado-Maior, referindo a vantagem de oficiais portugueses se deslocarem anualmente ao campo de manobras de Chalons.
66
Processo sobre o campo de instrução de Tancos
10
Caixa 10.
11
Caixa 11.
12
Caixa 12.
13
Caixa 13.
14
Caixa 14.
15
Caixa 15.
16
Caixa 16.
(...)
26
Caixa 26.
Caixa 9.
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 9.
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/05/04/09
Título
Caixa 9.
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.